sexta-feira, 23 de maio de 2025

São Desidério de Langres (ou de Gênova) Bispo e mártir Festa: 23 de maio

IV século.
 
Sua existência no século IV é garantida por Santo Atanásio, que a indica como participante do Concílio de Sárdica (hoje Sofia) em 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-concílio de Colônia em 346. São Desidério, que ocupa o terceiro lugar na lista de bispos de Langres, na França, parece ter sido natural de São Desidério, perto de Gênova. Varnacarius, um clérigo de Langres, escreveu um relato de seu martírio, no qual explica que Desidério foi decapitado durante uma invasão dos vândalos; provavelmente há confusão nas tradições locais, porque Langres teve várias invasões bárbaras. Uma lenda diz que após a decapitação, o bispo levantou a cabeça e voltou a entrar na cidade, por uma fenda na rocha que se abriu para ele passar. Essa abertura ainda é mostrada hoje. (Adv.) 
Emblema: Cajado pastoral, palmeira 
Martirológio Romano: Perto de Langres na Gália Lugdunense, agora na França, paixão de São Desidério, bispo, que, como é transmitido, vendo seu povo oprimido pelos vândalos, foi ao seu rei para implorar-lhe, mas, por sua ordem, foi imediatamente abatido, oferecendo-se serenamente para o bem do rebanho que lhe foi confiado. Sua existência no século IV é garantida por St. Atanásio, que o indica como participante e signatário do Concílio de Sárdica em 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-concílio de Colônia em 346. São Desidério ocupa o terceiro lugar na lista de bispos de Langres (França), parece que ele era natural dos arredores de Gênova e milagrosamente designado para a sé episcopal de Langres. Um clérigo da referida cidade chamado Varnacarius, escreveu no início do século VII, um relato de seu martírio, baseado nas tradições locais; de acordo com este Varnacarius, o bispo Desidério foi decapitado durante uma invasão dos vândalos liderados por Crocus; mas certamente houve uma confusão nas tradições locais, pois Langres teve várias invasões bárbaras e a dos alamanos comandada pelo verdadeiro Açafrão (298-307) não corresponde às datas de sua estada como bispo de Langres, provavelmente é a invasão dos germanos de 355-357, repelida pelo imperador Juliano, o Apóstata. Diz a lenda que após sua decapitação, o santo bispo, como muitos outros cefalóforos, pegou a cabeça e voltou para a cidade, por uma fenda na rocha que se abriu para deixá-lo passar, essa abertura ainda é mostrada hoje. O culto de s. Desidério de Langres é certamente anterior ao século VII e o Martirológio Hierônimo relatou isso em 11 de fevereiro; mas no século IX, devido ao erro de um copista repetido posteriormente, houve uma troca com São Desidério de Vienne, também mencionado em 11 de fevereiro, até que foi decidido deixar o santo de Vienne nesta data e mudar a celebração do bispo de Langres para 23 de maio, data que foi definitivamente incluída no 'Martirológio Romano'; a cidade de Langres também o comemora em 19 de janeiro, aniversário da trasladação das relíquias de São Paulo. Um desejo que ocorreu em 1315. Seu culto se espalhou não apenas na França, mas também na Itália, Suíça, Alemanha; ele é o santo padroeiro da cidade de Langres e muitas igrejas da diocese têm o nome dele; seu túmulo foi mantido em um convento beneditino localizado no centro da cidade; Em 1354, uma famosa irmandade foi fundada em sua homenagem, à qual reis e príncipes se inscreveram. São Desidério foi invocado como testemunha da verdade dos juramentos e como protetor em partos difíceis. 
Autor: Antonio Borrelli

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