Bispo de Amiens, está presente na "Passio dos Santos Fusciatto e Vittorico", onde oficia a invenção de seus corpos. Mencionado nos sacramentários e enriquecido com milagres na "Vida", Honorato teria morrido em Portus e enterrado em Amiens. Ele se tornou o santo padroeiro dos padeiros, talvez por causa do milagre eucarístico. Iconograficamente, ele é retratado com um retábulo de padeiro e três pães.
Patrono: Padeiros, confeiteiros
Emblema: Pá de Padeiro
Martirológio Romano: Em Amiens, no território da Nêustria, França, Santo Honorato, bispo.
Honorato seria o terceiro bispo de Amiens de acordo com o catálogo episcopal da cidade; Mas essa localização não é certa, porque o autor agrupou visivelmente à frente, ao acaso, cinco bispos venerados como santos. Em qualquer caso, Honorato é atestado pela passio de ss. Fusciatto e Vittorico. De acordo com este documento, que não pode ser posterior ao século VIII, Honorato, sob o rei Childeberto (511-558), presidiu a invenção do corpo dos dois mártires.
Mais tarde, encontramos, no século X, uma menção de sua festa (16 de maio) no Sacramentário de Amiens e no de Saint-Vaast d'Arras, conhecido como Ratoldo. Finalmente, temos uma Vida, na realidade uma simples coleção de milagres, que data do final do século XI ou XII. Falando do santo, o autor fala apenas da invenção dos mártires Fusciano e Vittorico e fornece alguns detalhes milagrosos: um dia, enquanto rezava a Missa, viu a mão do Senhor consagrando a Hóstia ("quadam die, vir Dei tractaret in Altari Dominici Corporis sacramentum videre meruit palmam Domini consecrantis"); este fato, no entanto, também é encontrado na Vida de St. Firminus mártir e de s. Salvo, também bispos de Amiens.
Honorato morreu em um lugar chamado Portus, no condado de Ponthieu; lá ele foi enterrado e depois seu corpo foi transportado para Amiens para estar seguro. Notamos que em 1301 um bispo de Amiens fundou um convento de cartuxos em Abbeville, que ele colocou sob o nome de Honorato, e a quem deu a cabeça do santo. Em Paris, em 1204, foi fundada uma igreja, agora desaparecida, dedicada ao mesmo santo, que deu nome a todo um bairro da capital (Faubourg Saint-Honoré).
Onorato tornou-se o santo padroeiro dos padeiros, não se sabe exatamente por quê; talvez por causa do milagre eucarístico narrado acima: a mão do Senhor que lhe apareceu acima do cálice e lhe estendeu um pão. Seu atributo iconográfico é um retábulo de padeiro sobre o qual são colocados três pães.
Autor: Henri Platelle
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:
Postar um comentário