São Cristiano é um santo mártir polonês que evangelizou e dedicou sua vida a dar fé na religião cristã por volta do ano 1005 em sua terra natal.
A história conta que o santo cristão era um polonês pertencente ao grupo de Camaldoleses que tinha o propósito de viver em Cristo, levando consigo a esperança de evangelizar o mundo e, assim, converter seu país ao cristianismo.
Dentro deste grupo também estavam seus amigos Benito, Isaac, Santiago e Mateo; e juntos eles empreenderam a aventura cristã da Itália à Polônia.
Quando chegaram ao seu destino, não tinham onde ficar, então decidiram acampar na floresta de Kazimeierz, ao sul de Gniezno.
E enquanto eles estavam fora da aldeia para pregar as Boas Novas do Evangelho; Uma noite, exatamente em 11 de novembro de 1003, bandidos se aproximaram do acampamento e os mataram.
Diz-se que um ato tão cruel foi realizado porque os criminosos acreditavam que os turistas vindos da Itália tinham um grande tesouro com eles, então decidiram matá-los para mantê-lo, o que não era verdade.
Na manhã seguinte, os habitantes da cidade encontraram esse massacre nos arredores da cidade e decidiram enterrar seus corpos; Este ato se espalhou entre o povo como uma morte de mártires.
Christian desempenhou o papel de cozinheiro no grupo, e morreu um pouco separado do grupo, então os habitantes decidiram enterrá-lo no claustro da igreja, tornando-se então um dos padroeiros da Polônia até hoje. Como fiel crente em Cristo, Cristiano em vida aceitou o amor que Deus lhe ofereceu e atestou que mesmo nos momentos mais difíceis Deus não deixou de amá-lo, muito menos diminuiu seu amor por ele e por seus companheiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário