Pouco se sabe sobre a vida de Santa Cristina, martirizada na Pérsia em 559. Também chamada de Iadzo, filha de Iadzin, ela é uma mulher persa convertida ao cristianismo que é perseguida e martirizada por sua fé sob o imperador persa Khosrau I.
Martirológio Romano: Na Pérsia, Santa Cristina, mártir, que, espancada com varas, recebeu a coroa do martírio sob o reinado de Cosroes I da Pérsia.
O Synaxarion de Constantinopla comemora em 14 de março uma Santa Cristina, mártir na Pérsia (no cod. Coislin 223 a comemoração é antecipada para 13 de março e acrescenta-se que o mártir foi açoitado). O Martirológio Romano também a comemora em 13 de março.
De uma mártir persa Cristina, também chamada Jazdo, filha de Jazdin, permanece, embora não completa, uma passio em siríaco publicada por Bedjano. Não há razões suficientes para negar a identificação desta Christina ou Jazdo, com a Christina comemorada pelo Constantinopolitano Synaxarion; por outro lado, a opinião expressa no comentário sobre o Martirológio Romano, segundo a qual ele deve ser identificado com o santo Sira ou Sirin que sofreu o martírio sob Cosroes I em 15 de março de 559, parece ser insuficientemente motivada.
Autor: Francesco Saverio Pericoli Ridolfini
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:
Postar um comentário