Romano era diácono da Igreja de Cesareia. Durante as perseguições de Diocleciano contra os cristãos, em 303, viu muitos fiéis se render e oferecer sacrifícios aos ídolos, por obediência às disposições imperiais. Advertindo-os, em voz alta, a permanecer firmes na fé, foi preso e martirizado. https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html
Diácono de Cesaréia que, ao ver os cristãos de Antioquia se preparando para fazer sacrifícios aos ídolos, os advertiu severamente a permanecerem fiéis ao seu Credo. Ele foi capturado e, após cruel tortura, estrangulado na prisão.
Martirológio Romano: Em Antioquia da Síria, São Romano, mártir, que, diácono da Igreja de Cesaréia, tendo visto durante a perseguição do imperador Diocleciano os cristãos obedecendo às disposições de seus decretos e apressando-se em direção aos santuários dos ídolos, incitou-os em voz alta para permanecer firme na fé e, depois de sofrer torturas cruéis e ter a língua cortada, estrangulado na prisão com um laço, foi coroado com um glorioso martírio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário