mas também em Roma,
onde uma igreja lhe é dedicada (304).
Crisógono, chamado de mártir no Martirológio Hieronímico, também aparece como bispo de Aquileia no catálogo episcopal relevante. Da Passio (século V) de S. Anastácia de Sirmio sabemos que: “Diocleciano mandou conduzi-lo ao lugar chamado Aquas Gradatas e ali decapitá-lo”, provavelmente aqui foi sepultado, conforme documentado por um sarcófago do século V . IV, existente em S. Canzian d'Isonzo com a dedicatória: 'Beatissimo Matyre Chrysogono'. A sua veneração teve difusão universal, tendo obtido um 'título' em Roma; seu nome também está incluído no Cânone Romano da Missa e sua figura aparece em dois mosaicos de Ravenna do séc. VOCÊ.
Etimologia: Crisógono = nascido em ouro, do hebraico
Martirológio Romano: Em Aquileia in Friuli, comemoração de São Crisógono, mártir, que é venerado em Roma na igreja titular que leva o seu nome no aniversário da sua dedicação.
O nome Crisógono vem do grego e significa “nascido do ouro”. O santo soldado e sacerdote foi martirizado em Aquileia no século IV e sepultado na mesma cidade. Suas relíquias estão na Catedral de Zadar. As notícias sobre este Santo são por vezes contraditórias. Assim nos fala dele o MR: “No mesmo dia do aniversário de São Crisógono Mártir, que, depois de ter sofrido por muito tempo cadeias e prisões pela mais constante fé em Cristo, por ordem de Diocleciano foi conduzido a Aquiléia, e finalmente, decapitado e lançado ao mar, cometeu o martírio”. Segundo algumas fontes, Crisógono ocupou o cargo de vigário em Roma durante dois anos; Um homem de forte fé cristã foi preso e confinado na casa de um certo Rufino por ordem de Diocleciano. Anastasia, filha do ilustre Pretestato, era casada com Publius, que se opôs ferozmente à nova religião; ele, portanto, segregou-a em casa e submeteu-a a maus-tratos. Anastasia trouxe secretamente ajuda aos cristãos presos. Através de uma boa velhinha, ele iniciou uma correspondência epistolar com Crisógono, recebendo dele palavras de conforto e encorajamento. Após a morte de Publius, Anastasia pôde desfrutar de relativa serenidade por um curto período de tempo. Enquanto isso, Crisógono, que havia convertido Rufino e sua família, foi convocado por Diocleciano a Aquiléia. O imperador, reconhecendo o valor de Crisógono, ofereceu-lhe a prefeitura e o consulado, com a condição de que renunciasse. Mas o Santo recusou desdenhosamente e foi decapitado em 24 de novembro de 303 em Aquae Gradatae, local atravessado pela Via Gemina, a cerca de doze milhas de Aquileia. Seu corpo foi abandonado à beira-mar, próximo a uma propriedade chamada Ad Saltus, onde moravam três cristãs chamadas Chione, Ágape e Irene com o velho padre Zoilo. Depois de recolher o corpo e a cabeça decepada de Crisógono, ele deu ao mártir um enterro digno em um nicho sob sua casa. Segundo outras fontes, porém, San Chrysogono era amigo aquileiano dos irmãos Santi Canzio, Carancio e Canzianilla e foi martirizado e sepultado em Aquae Gradatae pouco mais de um mês antes de sua chegada a Aquileia. Segundo outras fontes o Santo era Bispo, de facto entre finais do século III e início do século IV viveram 2 bispos com o nome de Crisógono que dirigiam a comunidade cristã de Aquileia. O culto a São Crisógono também foi profundamente sentido em Roma, onde existia um titulus Chrysogoni em Trastevere, documentado desde o século V. No entanto, ainda é impossível saber com certeza se o Crisógono do Trastevere titulus deve ser identificado com o mártir aquileiano ou, em vez disso, com um mártir romano do mesmo nome, sobre o qual nada se sabe. Sobre isto é preciso dizer que a igreja Trastevere de San Crisogono preserva a relíquia de uma mão e a calota craniana (obviamente de San Crisogono), que, tendo aqui chegado no século XV, foi retirada pela primeira vez em 1846 e devolvida em 1850.Guardado num relicário, foi roubado na década de 60 deste século e encontrado poucos dias depois, talvez abandonado pelos mesmos ladrões sacrílegos, sem custódia em S. Maria in Trastevere. Atualmente é visível no altar-mor de S. Crisogono. San Proto também foi sepultado no mesmo cemitério de Canziani e Crisogono, ou seja, na vasta necrópole que se estendia pelas laterais da Via Gemina, artéria que liga Aquileia a Tergeste (Trieste). Em San Canzian d'Isonzo, na capela de San Proto, conserva-se um sarcófago vazio do século IV, na frente do qual está gravada a inscrição Beatissimo Martyri Chrysogono. Na mesma capela encontra-se também o sarcófago (vazio) de San Proto. O culto a São Crisógono espalhou-se imediatamente. Seu túmulo foi destino de peregrinação e visitado por multidões de peregrinos desde o século IV. Temos também várias obras de arte representando São Crisógono: um afresco dos Santos Proto e Crisógono encontra-se na capela de San Canzian d'Isonzo mencionada acima; os dois santos também estão representados nos mosaicos de Sant'Apollinare Nuovo em Ravenna. Uma esplêndida pintura de San Chrysogono a cavalo é encontrada na igreja de San Trovaso, em Veneza. O autor da obra de arte (criada antes de 1450) é o artista Michele Giambono. Na pintura o Santo é representado como um cavaleiro que atravessa preguiçosamente uma floresta sombria, por um caminho sinuoso e irreal.
Segundo fontes fidedignas, Crisógono era um soldado romano, que se converteu ao cristianismo e se tornou sacerdote. Em Roma, exerceu o cargo de vigário, por dois anos. Por isso, ao invés de ser preso, com a chegada da perseguição de Diocleciano, ficou confinado na casa do nobre Rufino, que também se converteu com todos os membros da sua família. Este Santo ficou conhecido por ter convertido à fé de Cristo também Anastácia, filha do ilustre Pretextado e esposa de Públio, que a segregou em sua casa, por causa da sua religião. Ajudada por uma velha criada, Anastácia conseguia sair, de vez em quando, para levar comida aos prisioneiros cristãos. Começou a se corresponder com Crisógono, que a incentivou a continuar a professar a fé.
Martírio em Aquileia
Por ordem do imperador, Crisógono foi enviado a Aquileia, onde lhe foram oferecidos ofícios na prefeitura e no consulado, contanto que concordasse em renegar à sua fé. Naturalmente, ao recusar a proposta, foi condenado à morte por decapitação. A sentença foi executada em 24 de novembro de 303, em Acquae Gradatae, localidade atravessada pela Via Gemina, a cerca de 20 quilômetros da cidade. Seu corpo, atirado ao mar, foi encontrado na praia por três mulheres cristãs, Chione, Ágape e Irene, que moravam, não muito longe, com o idoso sacerdote Zoilo, em um lugar chamado Ad Saltus, onde deram ao mártir uma sepultura digna.
Outras duas hipóteses sobre a sua identidade
Nem todas as fontes, que falam sobre a biografia de São Crisógono, concordam com alguns aspectos da sua vida. Todas estão de acordo com o seu martírio, que aconteceu por ódio à fé cristã, por ordem de Diocleciano, em Aquileia em 303. Segundo outra hipótese, Crisógono era natural de Aquileia e amigo dos irmãos Câncio, Canciano e Cancianila, também Santos. Por fim, segundo ainda outra fonte, Crisógono era Bispo da cidade de Aquileia, que viveu entre o final do III século e início do IV.
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