(+)El Saler, Espanha, 29 de novembro de 1936
Padre Alfredo Simón Colomina nasceu em Valência em 18 de março de 1877 e ingressou na Companhia de Jesus em 1895, onde se tornou sacerdote. Foi Reitor do Colégio de San José. Foi assassinado em El Saler em 29 de novembro de 1936, aos 59 anos.
Martirológio Romano: Na localidade chamada El Saler, perto de Valência, na Espanha, o beato Alfredo Simón Colomina, sacerdote da Companhia de Jesus e mártir, que durante a perseguição contra a Igreja confirmou com seu sangue a sua lealdade ao Senhor.
https://www.santiebeati.it/dettaglio/93198Sacerdote
Jesuíta, martirizado em El Saler,
perto de Valência, durante a
guerra civil espanhola (1936).
Nasceu em Valência em 1877. Entrou na Companhia de Jesus em 1895, tornando-se sacerdote. Ele era reitor da escola San José de Valência quando a República chegou e, em 12 de maio de 1931, sua escola foi assaltada pela multidão, com tanto vandalismo que a escola foi forçada a fechar por vários meses. Quando a República dissolveu a Sociedade e o padre Simón voltou de Roma, ele se juntou a um dos "coetus" (ou pequenas comunidades) em que viviam os jesuítas dissolvidos. Fez o apostolado que pôde, principalmente confessando e comungando. A razão pela qual o prenderam foi que um miliciano o reconheceu como um padre que confessou e rezou missa. Quando chegou a revolução de julho de 1936, ele foi de um refúgio para outro, até que no final de agosto foi preso e levado para Las Torres de Quart. Simples e alegre, ele encorajava os outros presos e tratava os próprios carcereiros com carinho. Ele rezou o rosário com os detidos e confortou a todos. Ele conseguiu sair de Las Torres, mas poucos dias depois, em 27 de novembro, foi preso novamente e levado para a checa do Seminário. No dia 29 foi levado para El Saler (outras versões dizem que a escola de equitação Paterna, que também era usada como local habitual de execução). Quando iam fuzilar o grupo, padre Simón pediu permissão aos carrascos para dar a absolvição a todos, como ele fez. Ele foi baleado em seguida. Sepultado no cemitério de Valência, a 25 de março de 1940 os seus restos mortais foram trasladados para o panteão da Companhia de Jesus.
Fonte: «Ano Cristão» - AAVV, BAC, 2003
https://www.eltestigofiel.org/index.php?idu=sn_4357
https://ierardineto.blogspot.com/2022/11/beato-alfredo-simon-colomina-presbitero.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário