(+)Pella (Armênia) ou Suanir (Pérsia), 107
Simão, apelidado de Zelote por Lucas, talvez por ter lutado no grupo anti-romano dos Zelotas, é chamado de cananeu por Mateus e Marcos (Mt 10, 4; Mc 3,18). Segundo a tradição, ele sofreu um martírio particularmente sangrento. Seu corpo foi cortado em pedaços com uma serra. Por isso é representado com esta ferramenta e é o padroeiro dos lenhadores e lenhadores.
Patrono: Pescadores
Etimologia: Simão = Deus ouviu, do hebraico
Emblema: Barco
Martirológio Romano: Festa dos Santos Simão e Judas, Apóstolos: o primeiro foi apelidado de Cananeu ou “Zelota”, e o outro, também chamado Tadeu, filho de Tiago, na Última Ceia questionou o Senhor sobre sua manifestação e ele respondeu: “Se Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.
Embora seja o mais desconhecido dos Apóstolos, em cuja lista aparece apenas como décimo primeiro, numerosas obras de arte o retratam, espalhadas pela Itália e pela Europa, testemunhando um culto generalizado no cristianismo.
Estranhamente, ao contrário dos outros apóstolos, as informações que nos chegaram sobre as suas origens, sobre a sua presença no colégio apostólico, sobre a sua actividade evangelizadora, sobre a sua morte, são todas incertas e sempre foram controversas nos estudos de vários especialistas. ao longo dos séculos.
Somos, portanto, obrigados a considerar as diversas hipóteses, faltando certeza para apenas uma. Em primeiro lugar, Jesus escolheu os seus apóstolos olhando apenas para o coração dos homens e quis que eles pertencessem às diversas correntes do judaísmo da época, desde os fariseus até aos discípulos de São Pedro. João Batista, desde os zelotes até, digamos, personagens pertencentes ao povo comum, além de publicano.
Simão, para distingui-lo de Simão Pedro, os evangelistas Mateus e Marcos dão-lhe o apelido de "Zelota" ou "Cananeu", talvez o apelido possa indicar a sua pertença ao partido dos Zelotas, os 'conservadores' das tradições judaicas e apoiantes de liberdade do estrangeiro, mesmo com armas, ou da cidade de origem, ou seja, Caná da Galiléia.
Muitos identificam Simão com o primo homônimo de Jesus, mais conhecido como Simão, irmão do apóstolo Tiago, o Menor, que segundo a tradição relatada por Hegésipo do século II, o sucedeu como bispo de Jerusalém de 62 a 107, o ano em que sofreu o martírio sob Trajano (53-117) em Pela, onde se refugiou com a sua comunidade, para escapar à segunda guerra judaica.
Os bizantinos o identificam com Natanael de Caná e com o diretor da mesa nas bodas de Caná; os latinos e os armênios o operaram e morreram na Armênia.
São Fortunato, bispo de Poitiers, diz que Simone junto com s. Judas Tadeu, o apóstolo, foram sepultados na Pérsia, onde segundo as histórias apócrifas dos Apóstolos, foram martirizados em Suanir.
Um monge do século IX afirmou que um túmulo de s. Simão existia em Nicopsis (Cáucaso) onde existia também uma igreja dedicada a ele, fundada pelos gregos no século VII.
Outros ainda afirmam que Simão visitou o Egito e junto com s. Judas Tadeu, da Mesopotâmia, onde ambos sofreram o martírio, serrado em duas partes, daí o seu patrocínio aos que trabalham no corte de madeira, mármore e pedra em geral.
Mas para além de todas as incertezas, Simão, o 'Zelota' ou o 'Cananeu' é sem dúvida um Apóstolo de Cristo e como todos os discípulos do Senhor, ele pegou no seu cajado e caminhou por regiões próximas e distantes, para trazer a luz da Verdade e propagar a nova religião entre os pagãos.
Ele pode ser comparado aos muitos discípulos de Cristo, que em todos os tempos trabalharam e trabalham no silêncio e na ocultação para o triunfo do Reino de Deus, sem reconhecimento sensacional e oficial, em plena humildade, perseverança e até sangrento sacrifício de vida.
No entanto, Simão é sempre representado com os outros Apóstolos, na iconografia de Cristo e da Virgem, portanto nas representações do Cenáculo e nos outros momentos comuns dos Apóstolos, do Pentecostes e da 'Dormitio Verginis'.
Na 'Lenda Áurea' e no Martirológio Romano ele está ligado ao outro apóstolo São Pedro. Judas Tadeu, com quem se acredita ter pregado o Evangelho no Egito e na Mesopotâmia e sofrido o martírio juntos, segundo alguns escritores.
A sua celebração realiza-se no dia 28 de outubro, em Veneza, na igreja de “S. Simone Piccolo”.
Autor: Antonio Borrelli
O apóstolo Simão é talvez o representante mais misterioso do grupo dos Doze Apóstolos, sempre mencionado nas listas mas com muito poucas informações sobre a sua vida, no entanto os nomes com que é citado e a tradição póstuma dão-nos uma figura fascinante que encarna paixão, coerência e concretude na busca de objetivos e metas precisos.
Seu perfil evangélico tal como aparece na lista dos apóstolos
Como já mencionado anteriormente, embora o nome de Simão apareça em todas as fontes que de alguma forma nos falam dos Apóstolos de Jesus, ele é talvez o menos conhecido dos Doze, em cuja lista ele é mencionado em 'décimo primeiro lugar'. Estranhamente, de facto, ao contrário dos outros Apóstolos, as informações que nos chegaram sobre as suas origens, sobre a sua presença no colégio apostólico, sobre a sua actividade evangelizadora e sobre a sua morte, são todas incertas e sempre foram objecto de controvérsia. entre os vários especialistas ao longo dos séculos. No entanto, fontes primárias falam dele, como os três Evangelhos Sinópticos e os Atos dos Apóstolos. Para distingui-lo de Simão Pedro, o primeiro dos Apóstolos, Marcos e Mateus dão-lhe o apelido de Cananeu, enquanto Lucas e os Atos falam de Simão, o Zelote. Essa dupla denominação está na origem de uma das polêmicas mais debatidas a respeito da vida de Simone. De facto, durante muitos séculos, o apelido cananeu fez-nos pensar no seu possível nascimento na cidade de Caná, no milagre chamado “As Bodas de Caná”. Hoje, porém, tendemos a dar crédito a uma explicação diferente que busca a origem daquele “cananeu” na palavra hebraica qana que indicava o movimento rebelde dos zelotes, que constituía um sério problema político e militar para os romanos da época.
O fanático violento convertido por Jesus
JB Phillips, em sua tradução do Novo Testamento em cada uma das quatro listas, chama Simão de "Simão, o Patriota". O termo o designa como membro de um partido político. Um “fanático” era um judeu patriota disposto a se rebelar contra o governo romano. O objetivo deles era libertar a Judéia da escravidão romana e liderar as legiões romanas do país. Este festival foi organizado por um revolucionário raivoso, Judas da Galileia, cerca de 20 anos antes de Jesus iniciar o seu ministério público. Tornou-se um movimento clandestino implacável e violento. O seu programa terrorista de assassinato e sabotagem não libertou o país, mas levou a atos de vingança por parte das autoridades romanas. Talvez Simão tenha inicialmente vindo a Jesus porque viu em Cristo a força necessária para o seu grupo liderar com sucesso os romanos. Para muitos judeus, o Messias não era mais um Salvador espiritual, mas um Conquistador terreno. Como fanático era fanático e acabou recorrendo à violência, Simão teria abandonado esse motivo quando entregou tudo para seguir Jesus. Jesus pregou uma mensagem de não violência (Mateus 5:39, 43-44; 26:52). Simão foi transformado por Jesus e sua mensagem. Ele ainda era um patriota disposto a trabalhar e lutar, mas agora a luta era contra as forças de Satanás e o reino pelo qual ele trabalhava pertencia a Deus.
Sua atividade evangelizadora estava envolta em lendas.
Poucos são os vestígios da actividade evangelizadora de Simão, o mais substancial dos quais está contido na Legenda Aurea, texto hagiográfico escrito no século XIII pelo frade dominicano Jacopo da Voragine. A pregação de Simão começou no Egito, provavelmente na companhia de Bartolomeu (ele era originário da cidade de Caná), mas por volta de 60 d.C. regressou à Galileia, onde talvez tenha estado envolvido, dado o seu passado entre os zelotes, na repressão que se seguiu. a Segunda Guerra Judaica. Segundo algumas fontes, foi precisamente para escapar aos romanos que se mudou com os seus seguidores para a Pérsia, onde se reuniu com outro apóstolo, Judas Tadeu (não confundir com Iscariotes), com quem continuou a obra de evangelização no regiões da Mesopotâmia e da Pérsia, empurrando também para a Arménia. A tradição católica martiriza-o juntamente com Judas Tadeu na cidade persa de Suanir, enquanto outros afirmam que ele lhe sobreviveu por muitos anos, acabando por sofrer o martírio com mais de cem anos de idade na Abcásia, na costa nordeste do Rio Negro. Mar, onde segundo algumas fontes ortodoxas também foi sepultado. De qualquer forma, o vínculo com Judas Tadeu era muito forte e na tradição católica os dois estão unidos pelo sepultamento em São Pedro, em Roma, e pela data da celebração litúrgica, marcada para 28 de outubro. Os métodos de martírio são particularmente sangrentos, sobre os quais todas as diversas tradições apresentam um acordo substancial: Simão foi cortado em pedaços com uma serra, provavelmente depois de ter sido crucificado. É por esta razão que muitas vezes é retratado com uma serra na mão, sendo considerado o padroeiro e protetor dos lenhadores e lenhadores.
As relíquias e sua ligação com São Judas Tadeu
Os restos mortais de São Simão repousam em Roma, na Basílica de São Pedro no Vaticano, onde foram colocados junto com os de seu companheiro apóstolo São Judas Tadeu, a partir desse momento estão sempre lembrados juntos na liturgia. Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, as relíquias de Simão e Judas Tadeu são veneradas desde 27 de outubro de 1605 no altar central do transepto esquerdo ou tribuna dos Santos Apóstolos Simão e Judas, que desde 1963 é dedicado a São José. . Vale lembrar a breve menção ao martirológio romano do dia 28 de outubro: “Na Pérsia, aniversário dos bem-aventurados apóstolos Simão Cananeo e Tadeu, também conhecido como Judas. Deles Simão pregou o Evangelho no Egito, Tadeu na Mesopotâmia, depois, tendo entrado juntos na Pérsia, tendo convertido a Cristo uma multidão incontável daquele povo, cometeram o martírio”. Os restos mortais foram previamente colocados num altar a eles dedicado na antiga basílica, que foi transformada em capela por Paulo III. No entanto, a cabeça de S. Simone encontra-se no Museu da Catedral de Pienza.
As diferentes interpretações de sua figura
Uma interpretação que já aparece na antiguidade, na Igreja Abissínia, identifica-o antes com Simeão, filho de Cléofas, primo de Jesus e irmão do apóstolo Tiago, o Menor, a quem sucedeu em 62 na liderança da Igreja de Jerusalém, até sua morte que ocorreu sob o imperador Trajano. É assim que o martírio é descrito por Hegésipo, que viveu no século II e citado por Eusébio de Cesaréia (História Eclesiástica, III, 32, 3. 6): «Alguns destes hereges acusaram Simeão, filho de Cléofas, de ser um descendente de David e cristão; ele sofreu assim o martírio, aos cento e vinte anos, sob Trajano César e o consular Ático. O filho do tio do Senhor, o já citado Simeão, filho de Cléofas, foi denunciado pelos hereges e também julgado pelo mesmo motivo, sob o comando do Ático consular. Torturado durante muitos dias, deu testemunho da sua fé de tal maneira que todos, inclusive o consular, ficaram maravilhados ao ver como um homem de cento e vinte anos conseguia resistir a tanto; e foi condenado à crucificação." A menção de Ático, ou seja, Tibério Cláudio Ático Herodes, legado da Judéia de 100 a 103, situa o martírio de Simeão nos primeiros anos do reinado de Trajano, em Pela, na Palestina, como é posteriormente deduzido de Eusébio de Cesaréia (História Eclesiástica , III , 5, 3). Contudo, Simão é evidentemente outra pessoa que, segundo a tradição do Breviário Romano, pregou no Egito e, juntamente com o apóstolo Judas Tadeu, na Mesopotâmia. Os dois apóstolos também aparecem juntos nas notícias de São Fortunato, bispo de Poitiers no final do século VI, que, retomando o apócrifo Passio Simonis et Iudae, indica o martírio comum de ambos (mortos por espancamentos) por volta do ano 70 de pagãos na Pérsia, na cidade de Suanir (provavelmente na Cólquida); e seu sepultamento seria na Babilônia. Outras tradições nomeiam as regiões próximas da Armênia e da Península Ibérica do Cáucaso como martírio; enquanto uma tradição oriental tardia (afirmada pelo monge Epifânio, século IX) conhece um túmulo de Simão em Nicopsis, no Cáucaso ocidental. Em suma, a área geográfica indicada pelas diferentes tradições parece ser bastante limitada.
Autor: Don Luca Roveda
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