Uma cidade francesa deve-lhe
o nome: Sainte Foy.
Emblema: Palma
Martirológio Romano: Em Agen na Aquitânia, agora na França, Santa Fé, mártir.
Venerado na Idade Média na França e em outros lugares, infelizmente só é conhecido através de documentos lendários.
O Martirológio Geronimiano a lembra no dia 6 de outubro, mas o curto laterculum não indica a época em que a santa morreu e era desconhecido do autor da passio primitiva, hoje perdida, conhecida, porém, por Floro que a resumiu em seu Martirológio. As revisões posteriores da passio, entretanto, não têm mais de um século. X, afirma que Faith morreu durante a perseguição de Diocleciano e Adônis cortada no ano: 303; provavelmente, porém, seu martírio deve ter ocorrido em uma das perseguições do século. III.
Segundo a paixão atual, Fede nasceu de pais nobres; ela era uma menina de doze anos quando, uma vez eclodida a perseguição, o prefeito dácio mandou prendê-la e, não conseguindo convencê-la a sacrificar aos ídolos, primeiro a colocou em uma grelha de ferro em brasa e depois decapitada junto com Caprasio, um cristão que, tendo se escondido com medo do tormento, apresentou-se espontaneamente ao juiz, induzido por um milagre. No século V bispo Dulcizio construiu uma basílica sobre o túmulo de Fausto em Agen que, restaurada no séc. XIII e ampliado no XV, foi demolido em 1892 para necessidades de urbanismo.
Porém, contrariamente a todos os costumes, o centro de irradiação do culto da Fé não foi a basílica ad corpus, mas a igreja de Conques-enRouergue, onde no séc. IX algumas de suas relíquias foram transportadas. Aqui existiu também um mosteiro que, por estar no caminho frequentado pelos peregrinos que se dirigiam a S. Giacomo di Compostella, por sua vez se tornou famoso e destino de peregrinações. O culto da Fé difundiu-se assim por toda a Europa e depois também pela América, onde numerosas cidades e igrejas lhe foram dedicadas. Entre as mais importantes merecem ser lembradas a Abadia de Conches na Normandia e a igreja de Sélestat na Alsácia.
Autor: Agostino Amore
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário