Evangelho segundo São Lucas 13,1-9.
Naquele tempo, vieram contar a Jesus que Pilatos mandara derramar o sangue de certos galileus juntamente com o das vítimas que imolavam.
Jesus respondeu-lhes: «Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus?
Eu digo-vos que não. E, se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo.
E aqueles dezoito homens que a torre de Siloé, ao cair, atingiu e matou? Julgais que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?
Eu digo-vos que não. E, se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante».
Jesus disse então a seguinte parábola: «Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou.
Disse então ao vinhateiro: "Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há de estar ela a ocupar inutilmente a terra?"
Mas o vinhateiro respondeu-lhe: "Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo.
Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano"».
Tradução litúrgica da Bíblia
Eremita, depois abade
Catequese 3
«Talvez venha a dar frutos»
Demos graças a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, por nos ter tornado dignos de receber dele um pouco de alegria na abundância das nossas dores. Ele acalmou o nosso coração abatido, aumentando a nossa humildade e fortalecendo a nossa fé. Peçamos-Lhe, pois, com gemidos e lágrimas, que nos conceda a sua piedade e o seu perdão. Que Ele nos torne dignos de dizer: «Retiraste-me a veste de penitência e ornaste-me de alegria» (Sl 29,12).
O que Deus procura em nós são os frutos do Espírito Santo; não sejamos negligentes, pois é sobre eles que seremos interrogados. Não deixemos de nos estimular uns aos outros, para que todos possamos produzir frutos naquilo que agrada a Deus. Recordemos que Deus cuida de nós; trabalhemos no que é necessário para o corpo e esforcemo-nos por ser um templo puro para Ele. Meus irmãos, fazei que nenhum de vós seja excluído no dia em que a glória do Senhor se manifestar: «De facto, mais um pouco, muito pouco, e Aquele que está para vir chegará e não tardará. O meu justo viverá pela fé» (Heb 10,37-38).
Nenhum comentário:
Postar um comentário