quarta-feira, 4 de setembro de 2024

MOISÉS Liberador dos judeus, Santo Antigo Testamento

Foi um dos personagens 
centrais do Antigo Testamento. 
Moisés, o libertador dos eleitos, 
o mediador da renovada Aliança do Sinai.
Moisés e Abraão constituem as duas personagens centrais do Antigo Testamento. Moisés, o libertador do povo eleito, o mediador da Aliança renovada do Sinai e, em conformidade com ela, o organizador da teocracia hebraica. Tal foi a importância dele na história de Israel que muitas vezes o Messias é interpretado como reencarnação do grande «Profeta» por antonomásia, do Testamento Antigo. Os dias do Êxodo tinham ficado como os tempos heróicos da história de Israel, e o principal protagonista de tais gestos, Moisés, ficou na memória de todas as gerações como o amigo de Deus por excelência. Já o seu nascimento está marcado com o sinal da predileção divina. Oriundo da tribo de Levi, foi abandonado pela mãe numa cestinha de junco no Nilo. A perseguição contra os israelitas chegou ao ponto culminante, e as mães hebréias tinham de privar-se dos seus filhos varões, cuja extinção estava decretada pelas autoridades egípcias. São os tempos de reação contra os Semitas. Tinham passado os anos da dominação dos Hiksos, de origem asiática, que protegiam os estrangeiros oriundos de Canaã e da Fenícia, porque os ajudavam a manter sujeitos os egípcios. José, o cananeu descendente de Jacob, tinha conseguido subir, protegido por esta situação de privilégio para os Semitas, até às mais altas dignidades do Estado egípcio. A sua sombra tinham os Hebreus prosperado desmedidamente na parte oriental do Delta, de tal maneira que chegaram a criar um problema aos nativos súbditos do faraó. Ao impor-se outra dinastia, de procedência claramente egípcia, generalizou-se uma política de perseguição contra os estrangeiros semitas, que tinham colaborado com os odiados Hiksos. Vítimas desta política sectária foram, entre outros, os Hebreus, que pacificamente se dedicavam à criação de rebanhos em Gósen. A opressão ultrapassava toda a medida e Deus ia intervir milagrosamente para salvar o seu povo ligado à promessa de bênção dada ao grande antepassado Abraão. Para isso era necessário preparar instrumento da sua especial providência. A Bíblia insiste nestas intervenções milagrosas de Deus na vida de Moisés. O menino foi recolhido por uma princesa egípcia, que o levou para a corte do faraó como filho adotivo, dando-lhe o nome de «Mossu» ou Moisés, que em egípcio parece significar simplesmente «menino». Lá cresceu, formado segundo a requintada educação cortesã. A alma egípcia distingue-se pela delicadeza e bondade. Conhecemos muitas composições literárias cheias de beleza estilística e de profundos pensamentos. Talvez o menino hebreu tenha tido nas mãos os maravilhosos «Ensinamentos de Amenheme», que deixarão vestígios na literatura hebraica. A sua obra, a «Lei», constituiu a base da vida religiosa e política do povo eleito até aos tempos do Messias. Jesus Cristo dirá que não veio aboli-Ia, mas aperfeiçoá-la no seu pleno sentido espiritualista e ético. É a melhor consagração duma obra legislativa que girava à volta do destino excepcional dum povo, de que havia de sair o Salvador do mundo. Na visão do Tabor, Moisés - símbolo da lei do Testamento Antigo - e Elias - símbolo do profetismo - constituem a escolta de honra do Deus-Messias. Por isso a Igreja cristã, que se considera a herdeira do «Israel das promessas», sentiu sempre grande veneração pelo grande Legislador e Profeta do Antigo Testamento.
VER: 
A história de Moisés é narrada nos últimos quatro livros do Pentateuco, ou seja, os Livros com os quais inicia o Antigo Testamento. O Êxodo descreve a libertação dos judeus da escravidão dos egípcios e da fuga pelo deserto; o Levítico fala de Moisés, mencionado como o guia do povo eleito; o Livro dos Números narra a última parte dos 40 anos passados no deserto, para chegar à Terra Prometida; e o Deuteronômio descreve o fim da vida de Moisés, que, segundo a tradição, morreu aos 120 anos. 
Moisés, de herói a profeta 
O significado do nome Moisés é "salvo das águas", mas, segundo outros estudiosos, quer dizer também "aquele que salva" o seu povo. Seja como for, no nome deste maior profeta de todos os tempos, considerado Santo pela Igreja Católica, consistem as suas origens e seu destino. Moisés era judeu de nascimento, pertencente à tribo de Levi. Porém, na época do Faraó, Thutmose III, todos os judeus primogênitos tiveram que ser jogados no rio Nilo para evitar que o povo se tornasse maior e mais forte que os egípcios. Moisés, porém, foi salvo por ser tirado das águas pela filha do Faraó, que o criou como se fosse seu filho. Na corte, recebeu a melhor educação. No entanto, emergiu nele uma ideia clara de justiça, ou seja, o mais fraco deve ser sempre protegido, tanto que não hesitou matar um egípcio, que maltratava um judeu. Por isso, para escapar da condenação do Faraó, foi obrigado a fugir e a refugiar-se no deserto. 
A fuga pelo deserto e a sarça ardente 
Moisés vagava pelo deserto do Sinai, cansado e aflito, mas a solidão o faz entender a própria pequenez diante da Criação: a sua reflexão o aproximava, cada vez mais, de Deus. Então, certo dia, Deus lhe falou abertamente ao aparecer em forma de uma sarça ardente, que nunca se apagava: “Eu sou quem sou!”. Assim, Deus responde à sua pergunta e o mandou voltar e pedir ao Faraó a libertação dos israelitas da escravidão, a fim de guiá-los até a Terra Prometida. Para ajudar Moisés, Deus deu-lhe um cajado, capaz de fazer maravilhas e colocou ao seu lado, seu irmão Arão, que era mais hábil na arte da oratória. Os dois partiram, acompanhados de Séfora, filha do rei de uma tribo nômade, que Moisés havia conhecido no deserto, com a qual se casou.
A volta a Faraó e as pragas 
Como lemos na Bíblia, "Deus havia endurecido o coração do Faraó", diante do qual Moisés e Arão encontraram resistência. A nada serviram o cajado, transformado em cobra, e a água do Nilo, transformada em sangue: os magos da Corte também sabiam fazer a mesma coisa. Então, Deus enviou as famosas pragas ao Egito: o país foi invadido por rãs, depois, por mosquitos e grandes insetos; uma pestilência misteriosa se abateu sobre o gado, mas, milagrosamente, poupou os animais dos judeus; choveu granizo, que destruiu o linho e a cevada, mas deixou intacto o trigo e a espelta; e, enfim, a invasão de gafanhotos e o sol, que ficou escurecido por dias. Faraó prometeu aceitar o desejo de Moisés, mas, logo que as pragas cessaram, ele voltou a fazer resistência. Por isso, Deus enviou a pior das pragas: certa noite, matou todos os primogênitos dos egípcios, inclusive o filho do Faraó. Naquele dia, celebrava-se a festa da instituição do Pesah: trata-se da Páscoa, que os judeus iriam recordar, todos os anos, com o sacrifício de um cordeiro, comendo pão ázimo, pela de fugir, e ervas amargas, como símbolo da condição dos escravos. Somente assim, Faraó aceitou libertar os judeus. Mas, quando chegaram às margens do Mar Vermelho, ele se arrependeu: por isso, logo que o Povo de Israel atravessou o mar, Deus mandou as águas voltarem à normalidade, matando os soldados, que Faraó havia enviado. 
Início da viagem 
Os judeus estavam, oficialmente, a caminho da Terra Prometida, com destino a Caná. No deserto, Deus os protege através dos prodígios realizados por Moisés: com seu cajado, fez jorrar água das rochas para que saciassem sua sede; além disso, para matar sua fome, mandou codornas e maná, um alimento particular, que consiste em pequenos grãos com sabor de fogaça de mel. A viagem era longa e o deserto ocultava muitas armadilhas, como os povos, contra os quais devia lutar. Mas, Deus acompanhava seu povo! Todas as vezes que Moisés rezava, levantando os braços e seu cajado para o céu, Israel saía vitorioso.
As tábuas da Lei, no Monte Sinai 
Durante o êxodo, o povo judeu chegou aos pés do Monte Sinai. Ali, Deus avisou Moisés que estava prestes a dar sinal a aparecer ao povo, para comunicar-lhe a sua vontade. Então, os judeus se prepararam com três dias de purificação. Mas, ao ver a montanha transformar-se em uma fornalha, tiveram medo e Moisés foi sozinho: o Profeta ficou 40 dias sobre o monte Sinai, onde recebeu as Tábuas da Lei, os “Dez Mandamentos”, esculpidos na pedra pelo próprio dedo de Deus. No entanto, quando Moisés voltou ao acampamento, encontrou um ambiente terrível: o povo, cansado e incrédulo, havia construído um bezerro de ouro e caiu na idolatria. Moisés teve que superar esta e muitas outras provações à frente de um povo, que nem sempre era fácil. Sua obra, como “mediador”, entre o Povo e Deus, foi intensa. 
Novamente a caminho e sucessão de Josué 
Moisés e seu Povo puseram-se novamente a caminho, mas os problemas continuavam. Os representantes das 12 Tribos de Israel, enviados a Caná para uma cognição, voltaram com notícias nefastas: segundo eles, era impossível estabelecer-se lá. Era o fim! Moisés, tendo mal aplacado a ira divina, conseguiu fazer com que, apenas a próxima geração, livre das culpas dos seus pais, conseguiria conquistar a Terra Prometida. Assim, os judeus passaram mais 40 anos no deserto e o próprio Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida, que apenas pôde ver do alto, do seu refúgio no Monte Nebo. Com a morte de Moisés, Josué o sucedeu à frente de Israel.

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