sexta-feira, 9 de agosto de 2024

São João de Fermo (ou da Alvérnia) religioso, +1322

(*)Fermo, 1259 – 
(+)Monte della Verna, 9 de agosto de 1322
Pregador dos Frades Menores, realizou um extenso trabalho de evangelização na Toscana. Tendo então se retirado para La Verna, ele teve visões e sequestros e o dom da profecia. 
Martirológio Romano: Na montanha de La Verna, na Toscana, o beato Giovanni da Fermo, sacerdote da Ordem dos Menores, que vivia na solidão, domesticando seu corpo com jejum e um admirável espírito de penitência. 
A vida do Beato Giovanni della Verna também é narrada nos "Fioretti di San Francesco". O Beato Giovanni della Verna nasceu em Fermo (AP) em 1259, numa família abastada. Aos dez anos foi confiado aos cônegos regulares de Santo Agostinho, mas o desejo de uma vida retirada e penitente levou-o a ingressar nas fileiras dos Frades Menores. A aspiração a uma maior solidão levou o Beato João a abandonar os seus irmãos das Marcas em 1292 e a retirar-se para La Verna, onde recebeu o apelido de "Giovanni della Verna" devido à sua longa residência. Um dia, enquanto rezava, São Francisco apareceu-lhe e disse: “Eis, meu filho, os estigmas que queres ver!” e mostrou-lhe as mãos, os pés e o lado, deixando-o inundado de consolação celestial. Ele também gostou da presença de seu Anjo da Guarda. O Beato tinha grande devoção pelas almas do Purgatório e durante uma celebração de missa no dia de comemoração de todos os defuntos, enquanto levantava a hóstia, teve a visão de uma multidão de almas saindo do Purgatório para ascender ao céu . Dedicou os últimos anos da sua vida à pregação, viajando pelo Norte e Centro da Itália, convertendo os pecadores e trazendo os hereges de volta ao seio da Mãe Igreja. Fez maravilhas, tinha o dom da profecia e da penetração nos corações, lia nas almas, como num livro aberto, lembrava aos penitentes os pecados que se esqueciam de confessar. O Beato João morreu em 9 de agosto de 1322. Seu culto foi aprovado por Leão XIII em 24 de junho de 1880. 
Autora: Elisabetta Nardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário