segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Beato Jordão de Pisa (ou de Rivalto) sacerdote dominicano Festa: 19 de agosto

(*)Rivalto, Pisa, c. 1260
(+)Piacenza, 19 de agosto de 1311 
 Depois de estudar filosofia em Paris, recebeu o hábito no convento de Santa Caterina em Pisa. Dotado de uma memória extraordinária (conhecia o breviário, o missal, a Bíblia e a segunda parte da Summa Theologiae de São Tomás em sua mente), ele colocou sua oratória polida e persuasiva a serviço de Deus. Seus sermões de excepcional valor literário o colocaram entre os pais da língua italiana. Em Pisa, ele estabeleceu a confraria do Santo Salvador para estimular a prática religiosa entre os homens. Ele morreu em Piacenza. Seu corpo está enterrado sob o altar-mor da Igreja de Santa Caterina em Pisa.
Martirológio Romano: Em Piacenza, o Beato Jordão de Pisa, sacerdote da Ordem dos Pregadores, explicou ao povo no vernáculo altos conceitos com grande simplicidade. 
Ele provavelmente nasceu em Rivalto, um castelo da república de Pisa, na família Orlandini, de acordo com outros na própria Pisa, da família da Rivalto, por volta de 1260. Depois de estudar em Paris naquela famosa universidade, em 1280 ele retornou a Pisa, tornando-se um dos filhos de São Paulo. Domenico no convento de Santa Caterina. Após seu aprendizado, ele estudou em Pisa, Bolonha e novamente em Paris, onde provavelmente viveu entre 1285 e 1288. Mais tarde, ele viajou, pregou e estudou em muitas partes da Europa. Regressado à sua terra natal, lecionou em Pisa, revelando-se um profundo filósofo e teólogo, bem como um santo religioso, depois no estudo geral de Santa Maria Novella em Florença, o mais importante centro de estudos da província romana, da qual em 1305 foi declarado leitor primário. Ele possuía conhecimento de assaivast; dizia-se que ele sabia mais do que todos os religiosos da província juntos! Ele havia lido autores antigos, estudado grego e hebraico, filosofia e teologia eram familiares. Acima de tudo, ele conhecia perfeitamente os livros sagrados e, em particular, São Paulo. Paulo, e sabia de cor o Breviário, o Missal, a maior parte da Sagrada Escritura e a Secunda de São Tomás de Aquino. Convencido de que a ciência não é suficiente, dedicou-se com todos os esforços à obtenção das virtudes. Verdadeiro modelo de pregador, fez ouvir a sua voz em muitas partes da Itália e talvez, em 1301, na própria Alemanha, onde foi assistir ao Capítulo Geral da sua Ordem, que se realizou em Colónia. Ele pregou até cinco vezes por dia, ora em uma igreja, ora em outra, nas praças. Ele começou um sermão pela manhã em uma igreja, e continuou sobre o mesmo assunto no meio do dia em uma praça, e terminou em outra igreja. O povo florentino, ansioso por ouvi-lo, seguiu-o fielmente por toda parte, sem levar em conta as dificuldades que ele teve que enfrentar. Não contentes em ouvi-lo, vários ouvintes coletavam seus sermões, às vezes transcrevendo-os ao pé do púlpito à medida que saíam de seus lábios, às vezes resumindo-os. Seu tipo de pregação era o inconfundível dos homens verdadeiramente apostólicos: sem sutilezas, sem refinamentos, mas uma palavra evangélica e popular, onde a verdade e a profundidade da doutrina se unem à simplicidade, vívida e vigorosa da forma. O bem-aventurado G. tinha ainda outro mérito: o da pureza com que se expressava na linguagem vulgar. Seguindo o novo costume, que então começava a se espalhar, ele abandonou o latim para pregar apenas em italiano. Seus sermões, apesar de sua simplicidade primitiva, são considerados um monumento precioso da prosa vernácula italiana do século XIV, infelizmente apenas parcialmente entregue à imprensa. O que o interessava era a conversão das almas. E não faltaram intervenções milagrosas da parte de Deus. Um dia, enquanto ele pregava para um público maior do que o habitual, uma cruz vermelha apareceu visivelmente impressa em sua testa e todos puderam contemplá-la. Uma verdadeira transformação ocorreu em Florença; muitas pessoas abandonaram o vício e se entregaram à virtude. As mulheres, cuja conduta, do ponto de vista da modéstia, deixava muito a desejar, começaram a se comportar de acordo com a decência cristã; as inimizades desapareceram e houve muitas pacificações entre guelfos e gibelinos. Também em Pisa, onde o encontramos mais tarde, ele coletou o mesmo emacesso. Lá ele estabeleceu a Disciplinati, a Confraria de S.mo Salvador, conhecida como Crocione, que existe até hoje e preserva suas instituições primitivas, cheias de sabedoria. Ele teve que aceitar ser pregador geral em sua Ordem e depois definidor do convento de Pisa. Seus superiores pensaram em chamá-lo para um dos cargos mais honorários da época, o de mestre na Universidade de Paris. O Mestre Geral Américo da Piacenza ordenou-lhe que partisse para a França e subisse à cadeira do famoso convento de São Tiago. Mas a Providência havia arranjado de outra forma: quando chegou a Piacenza, adoeceu gravemente e morreu em 19 de agosto de 1311, assistido pelo próprio Mestre Geral. A notícia da morte de Giordano causou muita tristeza em Pisa e os líderes da cidade foram a Piacenza para levar seu corpo, que foi imediatamente objeto de devoção popular e seu túmulo tornou-se destino de peregrinações. Em 1580 ocorreu a primeira tradução, em 1686 a segunda e uma terceira em 1785. Gregório XVI aprovou seu culto em 1833 e permitiu a festa na Ordem dos Frades Pregadores e na diocese de Pisa em 6 de março.
Autor: Antonino Silli 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum
Giordano de Rivalto nasceu por volta de 1260. A origem do sobrenome não é certa: poderia estar relacionada tanto ao local de nascimento (o castelo de Rivalto) quanto à casa (de Rivalto). 
Por volta de 1280 ele entrou no convento de Santa Catarina, depois foi para Bolonha e Paris (1284-1286) para completar seus estudos. 
Em 1288 ele estava em Siena, em 1289 em Perugia, em 1295 em Viterbo, em 1302 ou 1303 em Florença, em Santa Maria Novella, onde começou uma intensa atividade como pregador. 
Em 1303 ele foi nomeado pregador geral e depois de uma atividade de pregação assídua, realizada em vários conventos, ele retornou a Pisa após 1306.
Sua fama era tal que, quando ele morreu, durante uma viagem a Piacenza, em 19 de agosto de 1311, uma delegação a Cidade de Pisa foi buscar os seus restos mortais para devolvê-los solenemente a Pisa. 
O culto, documentado desde o ano seguinte à sua morte, foi aprovado por Gregório XVI em 1833.
Uma peculiaridade do Beato Giordano de Rivalto foi a capacidade e inteligência de pregar ao povo usando sua linguagem: tendo abandonado o idioma latim que "já não era mais inteligível no povo, ele começou a pregar em linguagem vulgar adaptando-se à realidade do povo comum".
Ele foi tão inspirador para outros pregadores, que se pode dizer que Frei Giordano de Rivalto foi o pai da literatura italiana. 
"Só Frei Giordano sabe mais do que todos os frades da Província”, está escrito na antiga crônica de Santa Catarina. Era um pregador popular, e era chamado por quem precisava de conselhos para sua própria vida religiosa ou entes queridos. Ele havia lido os autores antigos, estudado grego e hebraico, e estava familiarizado com filosofia e teologia. 
Acima de tudo, conhecia perfeitamente os livros sagrados e, em particular, os escritos de São Paulo, conhecia o Breviário, o Missal, grande parte das Sagradas Escrituras e as obras de São Tomás de Aquino. 
Convencido de que a ciência não era suficiente, dedicou-se com todo esforço à obtenção das virtudes. Verdadeiro modelo do pregador, ele teve sua voz ouvida em muitas partes da Itália e, talvez, em 1301, na mesma Alemanha, onde foi assistir ao capítulo geral de sua Ordem, realizado em Colônia. 
Pregava até cinco vezes em um dia, agora em uma igreja, agora em outro, dentro ou nas praças. Um sermão começou pela manhã em uma igreja e, sobre o mesmo assunto, continuou no meio do dia em uma praça e terminou em outra igreja à noite. O povo florentino, por exemplo, enquanto Giordano da Rivalto era professor no estudo geral de Santa Maria Novella, em Florença, e ansioso por ouvi-lo, seguia-o fielmente por toda parte, sem levar em conta as dificuldades que enfrentava. Não contentes em ouvi-lo, vários ouvintes reuniram seus sermões, às vezes transcrevendo-os aos pés do púlpito quando saíam de seus lábios, às vezes resumindo-os. 
Seu tipo de pregação era o dos homens verdadeiramente apostólicos: sem sutilezas, sem refinamentos, mas uma palavra evangélica e popular, onde a verdade e a profundidade da doutrina se combinam com a simplicidade vívida e vigorosa da forma.  O que lhe interessava era a conversão de almas. E não faltaram intervenções miraculosas de Deus.
Um dia, enquanto pregava diante de uma audiência maior do que o habitual, uma cruz vermelha apareceu visivelmente impressa na sua testa e todos puderam contemplá-la. 
Uma verdadeira transformação ocorreu em Florença; muitas pessoas desistiram do vício e assumiram a virtude. As mulheres, cuja conduta, do ponto de vista da modéstia, deixava muito a desejar, começaram a se comportar de acordo com a decência cristã; as inimizades desapareceram e houve muitas pacificações entre os guelfos e os gibelinos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário