segunda-feira, 24 de junho de 2024

SANTOS JOÃO E FESTO, MÁRTIRES, NA VIA SALÁRIA ANTIGA

São poucas as informações sobre a vida destes dois mártires romanos, provavelmente comemorados juntos no dia da sua morte. Segundo algumas fontes, João era um sacerdote, decapitado na época de Juliano, o Apóstata. Ambos foram sepultados em um cemitério, ao longo da Via Salária antiga. 
Santos João e Festo, Mártires de Roma 
Festa: 24 de junho 
Pouco se sabe sobre a vida desses dois mártires romanos, que provavelmente foram lembrados juntos no dia de suas mortes. De acordo com algumas fontes, João era um sacerdote que foi decapitado na época de Juliano, o Apóstata. Ambos estão enterrados em um cemitério ao longo da antiga Via Salaria. 
Martirológio Romano: Em Roma, na antiga Via Salaria, os Santos João e Festo, mártires. Nos códices do Martirológio Hieronímico são mencionados em 21 e 23 de dezembro: a primeira vez com a indicação topográfica na Toscia, a segunda com um genérico et alibi; Em 24 de junho, portanto, apenas o Festo atribuído a Roma é comemorado. Segundo Delehaye, o nome de João também deve ter estado lá, pois tais seriam as indicações do passio Bibianae. Qual das três datas corresponde ao verdadeiro dies natalis dos dois mártires é impossível estabelecer porque não há outras fontes para uma verificação e, além disso, nem sequer é certo que eles morreram juntos. No entanto, a indicação topográfica em Tuscia é certamente falsa porque os dois santos são romanos, sendo enterrados em um cemitério da antiga Via Salaria, chamado ad septem Palumbas e também em clivum Cucumeris, como mostra o catálogo mais antigo de cemitérios de Roma. Seus nomes, de fato, podem ser lidos na pittacia e na notula dos óleos que o presbítero João coletou em seus túmulos na época da rainha Teodolinda; os itinerários do século VII atestam então que no cemitério havia uma igreja dedicada a João, que era comumente referida pela denominação ad caput san Iohannis, porque a cabeça do mártir era mantida ali sob o altar, enquanto o corpo estava em lugar de despedida como o de Phaistos sub terra. É impossível determinar quem foram os dois mártires, porque as informações dadas pelo posio Marcelli, passio Joannis et Pauli e passio Pimeni são lendárias e sem fundamento. No Martirológio Romano nossos mártires são mencionados três vezes: em 23 de junho João sozinho com um elogio retirado do passio Bibianae em que se diz que ele foi um sacerdote decapitado no tempo de Juliano, o Apóstata; em 24 de junho apenas Festo (mas erroneamente chamado de Fausto), e em 21 de dezembro ambos sempre com a indicação topográfica na Toscia. 
Autor: Agostino Amore 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário