sexta-feira, 14 de junho de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Uma só coisa é necessária”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Acolher o Senhor
 
Em sua caminhada para Jerusalém, Jesus hospeda-se na casa de seus amigos: Lázaro, Marta e Maria. Jesus sabia ser amigo e sabia amar seus amigos. Acolher Jesus é acolher a Palavra. Por isso Maria, irmã de Lázaro, acolhe e ouve. Marta procura preparar o melhor para que Se sinta bem acolhido. A hospitalidade é um dom característico do oriental. Nesta visita temos um diálogo de Jesus com Marta que nos orienta para o equilíbrio. Esta se desdobra na cozinha e pede a Jesus que mande Maria ajudá-la. Jesus a orienta a primeiro acolher a Palavra e depois completar com a generosa acolhida. Assim ensina que o serviço só terá sentido se tiver com fonte a escuta do Senhor. Escutamos pouco por isso não aprendemos a servir. Não se pode separar a contemplação do serviço como se fossem duas coisas opostas. Contemplação e ação são dois aspectos de uma única atividade do discípulo, de modo que a ação venha da plenitude da contemplação e a ação dê matéria para contemplação. Assim acabamos com o superativismo. Vemos que os santos eram pessoas extremamente ativas mas profundamente contemplativas. Sem contemplação não há ação convincente e muito menos resistente ao tempo que passa. Lemos na primeira leitura o texto sobre Abraão que recebe os três homens que são misteriosa presença de Deus. Abraão se esmera no acolhimento dos viajantes. Sua atitude lhe rende a promessa da geração de um filho. Paulo, ao acolher o chamado de Deus de modo tão generoso, tornou-se um presente de Deus a todos que encontrava. Era esta a força de sua evangelização. Cristo, em sua encarnação, acolheu nossa humanidade e nós acolhemos sua Divindade. O acolhimento é participação de uma vida. Por isso se realiza o Mistério de nossa redenção. 
Acolher Deus no outro 
Maria está sentada aos pés de Jesus. Quem vem a nosso encontro é sempre uma visita de Deus. Abraão não pensou em prêmio ao acolher os três viajantes, mas recebeu um presente imenso que foi a promessa de um filho, o herdeiro da promessa. Toda vez que acolhemos alguém sempre há um dom de Deus que nos é oferecido. Lembramos o que diz a Carta aos Hebreus: “alguns sem saber hospedaram anjos...” (Hb 13,2). O tempo gasto com as pessoas é o tempo mais bem aproveitado. O ensinamento do Evangelho leva-nos a colocar um freio em nossa agitação e atividades acima da real necessidade da vida. Nas famílias não gastamos tempo um com o outro. Sempre estamos ocupados demais. É preciso descansar em Deus, como Maria, ouvindo Deus falar. Assim teremos o que falar.
Perfeitos na união com Cristo 
O resultado de nossa união a Cristo é a capacidade de acolher e de participar de seus sofrimentos. Paulo diz: “Completo em minha carne o que falta das tribulações de Cristo em solidariedade com seu corpo, isto é, a Igreja” (Cl 1,24). A presença misteriosa de Cristo em nós é a esperança da Glória. A prática do acolhimento deve ser a prática normal da pastoral. Não há ninguém tão mau que não tenha algo de bom para ser apreciado e acolhido. A própria estrutura pastoral deve se moldar pela necessidade do povo. A união a Cristo leva-nos a estar com Ele ouvindo sua Palavra. Assim seremos muito úteis ao povo de Deus. Saberemos levar-lhe um conteúdo maior de atividade e anúncio. O povo espera de nós uma experiência maior de Deus.
Leituras: Gênesis 18,1-10; Salmo 14; 
Colossences 1,24-28; Lucas 10,38-42. 
1. Jesus se hospeda na casa de Marta e Maria. Acolher Jesus é acolher sua Palavra. Maria ouve Jesus e Marta se preocupa com os afazeres. Jesus a orienta para ouvir a Palavra e orientada por esta dirigir sua atividade. Contemplação e ação são dois aspectos da mesma atividade do discípulo. Quanto mais contemplativos, mais a ação será consistente. 
2. Quem vem ao nosso encontro é sempre um presente de Deus, como aconteceu a Abraão. O tempo gasto com as pessoas é o tempo mais aproveitado. É preciso descansar em Deus, como Maria, ouvindo Deus falar. Assim teremos o que falar aos outros. 
3. O resultado de nossa união a Cristo é a capacidade de acolher e participar em seus sofrimentos. A prática do acolhimento deve orientar a pastoral. A união a Cristo leva-nos a estar com Ele ouvindo sua Palavra. Assim seremos úteis ao povo. O povo espera de nós uma experiência maior de Deus. 
Tirando uma folga 
Uma das características de Jesus era o acolhimento das pessoas. Lembramos como Abraão acolheu os três homens que estavam de passagem. Nem sabia quem eram. Era gente que, vindo da parte de Deus, prometeu o nascimento de um filho, herdeiro da promessa. Jesus vai à casa de Lázaro, Marta e Maria. Maria acolhe Jesus e escuta sua Palavra. Marta se desdobra na cozinha. E vem a Jesus reclamar de sua irmã que não a ajudava. Ele diz: “Marta, Marta! Você anda muito atarefada. Uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada”. O importante era acolher sua Palavra, que é o primeiro alimento. Depois cuidar das outras coisas. Esse ensinamento de Jesus nos leva a equilibrar a vida entre a atividade necessária e o descanso em Deus. Deus não dispensa as atividades humanas, mas quer que repousemos também no espiritual. Assim as atividades serão muito mais frutuosas.
Homilia do 16º Domingo Comum (21.07.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário