Sua existência no século IV é garantida por Santo Atanásio que o indica como participante do Concílio de Sárdica (hoje Sófia) em 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-Concílio de Colônia em 346. São Desidério, que ocupa o terceiro lugar na lista de bispos de Langres, na França, parece ter sido natural de São Desidério, perto de Gênova. Varnacarius, um clérigo de Langres, escreveu um relato de seu martírio, onde explica que Desidério foi decapitado durante uma invasão pelos vândalos; provavelmente há confusão nas tradições locais, porque Langres teve várias invasões bárbaras. Diz a lenda que, após a decapitação, o bispo pegou sua cabeça e voltou a entrar na cidade, através de uma rachadura na rocha que se abriu para deixá-lo passar. Essa abertura é mostrada até hoje. (Adv.)
Emblema: Equipe Pastoral, Palmeira
Martirológio Romano: Perto de Langres, na Gália Ludunens, agora na França, a paixão de São Desidério, bispo, que, como se diz, vendo seu povo oprimido pelos vândalos, foi até seu rei para suplicá-lo, mas, por sua ordem, foi imediatamente massacrado, oferecendo-se serenamente para o bem do rebanho que lhe foi confiado.
Sua existência no século IV é garantida por s. Atanásio, que o indica como participante e subscritor do Concílio de Sárdica em 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-Concílio de Colônia em 346.
São Desidério ocupa o terceiro lugar na lista de bispos de Langres (França), parece ter sido um nativo dos arredores de Gênova e milagrosamente designado para a sé episcopal de Langres.
Um clérigo da citada cidade, chamado Varnacario, escreveu, no início do século VII, um relato de seu martírio, baseado nas tradições locais; de acordo com este Varnacario, o bispo Desidério foi decapitado durante uma invasão pelos vândalos liderados por Croco; mas certamente houve uma confusão nas tradições locais, porque Langres teve várias invasões bárbaras e a dos alamanos comandada pelo verdadeiro Croco (298-307) não corresponde às datas de sua estadia como bispo de Langres, provavelmente é a invasão dos alemães de 355-357, repelida pelo imperador Juliano, o Apóstata.
Uma lenda diz que após sua decapitação, o santo bispo, como muitos outros cefalóforos, pegou sua cabeça e reentrou na cidade, através de uma rachadura na rocha que se abriu para deixá-lo passar, essa abertura é mostrada até hoje.
O culto a São O Desejo de Langres certamente é anterior ao século VII, e o Martirológio Hieronímico data-o de 11 de fevereiro; mas no século IX, devido ao erro de um copista, que mais tarde se repetiu, houve uma troca com São Desidério de Vienne, também mencionado em 11 de fevereiro, até que foi decidido deixar o santo de Vienne nesta data e transferir a celebração do bispo de Langres para 23 de maio, data que foi definitivamente incluída no "Martirológio Romano"; a cidade de Langres também o comemora em 19 de janeiro, aniversário da tradução das relíquias de St. Um desejo que ocorreu em 1315.
Seu culto se espalhou não só na França, mas também na Itália, Suíça, Alemanha; ele é o santo padroeiro da cidade de Langres e muitas igrejas na diocese são nomeadas em sua homenagem; Seu túmulo foi mantido em um priorado beneditino localizado no centro da cidade; Em 1354, uma famosa irmandade foi fundada em sua honra, à qual reis e príncipes se juntaram.
São Desidério foi invocado como testemunha da verdade dos juramentos e como protetor em partos difíceis.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário