Falamos com Deus, não só com palavras, mas também com os profundos questionamentos que estão em nosso coração. Também as questões dolorosas de nosso tempo são perguntas que fazemos a Deus. Encontramos na Palavra a resposta a nossas questões e inquietações. Procuramos respostas mas não as buscamos onde se encontram. Às vezes achamos que Deus destrói o ser humano em sua liberdade. Deus atrapalha. Ou somos nós que atrapalhamos o mundo? Quanto não se insiste no tal estado laico! O documento da Igreja sobre a Palavra nos diz: “De fato, a Palavra de Deus não se contrapõe ao homem, nem mortifica os seus anseios verdadeiros; pelo contrário, ilumina-os, purifica-os e realiza-os. Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem!”(VD 23). Temos conhecimento e consciência que Deus sempre se comunicou bem com as pessoas e sempre agiu por sua salvação integral. Podemos dialogar com Ele sobre os problemas atuais. Cientistas há que se julgam superiores a Deus. Sua palavra é a última. O Sábio sabe seu limite. A Palavra de Deus tem resposta para tudo, não com frases feitas, mas com um diálogo coerente com a verdade.
Ouvimos a voz de Deus
Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem, ou nós mesmos dizemos, que Deus não me escuta. Por que atende os outros e a mim não atende? Como dizemos: quanto mais rezo, mais assombração aparece. É um dito jocoso, mas que traduz a situação de muita gente. Será que Deus não nos escuta ou nós que não prestamos atenção na resposta? São Tiago diz: “Pedis, mas não recebeis, porque pedis mal, com o fim de gastardes nos vossos prazeres” (Tg 4,3). Vejamos que o Pai Nosso ensina a oração de petição: santificado seja vosso nome, seja feita vossa vontade e venha a nós o vosso Reino. Nisso está tudo o que precisamos “porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós Lho pedirdes” (Mt 6,8). Por que não somos atendidos? Jesus garante: “Tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Mt 14,13). Mais ainda, quando rezamos juntos: “Ainda vos digo mais: “Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” (Mt 18,19). Deus ouve e responde com maior grandeza aos nossos pedidos quando explica que um pai não dará uma pedra a um filho que lhe pede um pão: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11,13).
Como Deus responde.
Nem sempre damos atenção ao que Deus diz em nosso coração e através de tantos meios a nosso dispor. “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus”(Jo 8,47). A própria experiência de Jesus no-lo mostra. Sempre tinha a resposta aos problemas colocados. O que pedimos em nossas necessidades sempre é atendido mais que pedimos, pois Deus nem sempre nos dá exatamente o que queremos, mas dá mais. Dá o bem maior que é o Espírito Santo, que contem todas as riquezas que necessitamos. Se uma criança reza para passar num exame, conseguirá pela sabedoria de estudar. Pedimos para solucionar um problema, a Palavra tem uma indicação global para o cotidiano da vida que resolve a questão. Pedimos a saúde num caso desesperador, Deus nos abre a visão da vida eterna, que é muito maior. Deus atende. Aprendamos a ouvir.
ARTIGO PUBLICADO EM NOVEMBRO DE 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário