segunda-feira, 4 de março de 2024

EVANGELHO DO DIA 4 DE MARÇO

Evangelho segundo São Lucas 4,24-30. 
Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a Terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-no até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Ambrósio (340-397) 
Bispo de Milão, doutor da Igreja 
Sobre os sacramentos, 1 
A quaresma leva ao batismo 
Aproximaste-te, viste a pia batismal e viste o bispo ao pé dessa pia. E terá certamente surgido na tua alma o mesmo pensamento que se insinuou na de Naamã, o sírio - que, embora tenha sido purificado, inicialmente duvidou. É possível que tenhas dito: «É só isto?». Sim, realmente é só isto; mas ali encontra-se toda a inocência, toda a piedade, toda a graça, toda a santidade. Viste o que conseguiste ver com os olhos do corpo; ora, aquilo que não se vê é muito maior, porque aquilo que não se vê é eterno Haverá coisa mais surpreendente do que a travessia do mar Vermelho pelos israelitas, para não falarmos agora apenas do batismo? E, no entanto, todos os que o atravessaram morreram no deserto. Pelo contrário, aquele que atravessa a pia batismal, isto é, aquele que passa dos bens terrenos para os do Céu, não morre, mas ressuscita. Naamã estava leproso. Ao vê-lo chegar, o profeta disse-lhe: «Vai banhar-te no Jordão e o teu corpo ficará limpo». Ele pôs-se a refletir e disse para consigo: «É só isto? Vim da Síria à Judeia para me dizerem: "Vai banhar-te no Jordão e o teu corpo ficará limpo"? Como se não houvesse rios melhores no meu país!». Mas os servos disseram-lhe: «Senhor, por que não fazes o que diz o profeta? Experimenta». Então ele foi até ao Jordão, banhou-se e ficou curado. Que significa isto? Tu viste a água; ora, nem toda a água cura, mas a água que contém em si a graça de Cristo cura. Há uma diferença entre o elemento e a santificação, entre o ato e a eficácia. O ato realiza-se com água, mas a eficácia vem do Espírito Santo. A água não cura se o Espírito Santo não tiver descido sobre ela para a consagrar. Quando nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o rito do batismo, foi ter com João e este disse-Lhe: «Eu é que tenho necessidade de ser batizado por Ti e Tu vens até mim?» (Mt 3,14). Cristo baixou-Se e João batizou-O; e eis que o Espírito Santo desceu como uma pomba. [...] Porque foi que Cristo Se baixou primeiro e em seguida o Espírito Santo desceu? Porquê? Para que não parecesse que o Senhor tinha necessidade do sacramento da santificação. Pois quem santifica é Ele; e o Espírito também santifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário