sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Ascensão do Senhor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTRISTA NA PAZ DO SENHOR
E subiu ao Céu
“Depois de ter dado instruções, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido... Jesus foi levado ao céu, à vista deles” (At 1,2.9). A festa da Ascensão é relegada a um dia sem expressão que lhe convém. Contudo é um mistério de nossa fé. Um mistério necessário para a salvação e importante para a vivência da fé no dia a dia. Paulo escreve: “Se Jesus não ressuscitasse, vã seria nossa fé” (1Cor 15,14). Se Ele não subisse ao céu, não viria o Espírito Santo: “Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós. Quando eu for, enviá-lo-ei a vós” (Jo 16,7). Se Jesus não subisse ao Céu não completaria a obra de redenção da humanidade, pois sua finalidade é conduzir-nos todos ao Pai; Não haveria possibilidade de estabelecer a vida cristã. Este mistério completa a missão de Jesus e a leva a sua plenitude, a glorificação junto do Pai, com a glória que tinha antes da criação do mundo (Jo 17,5). Sendo glorificado, glorifica consigo nossa humanidade. Podemos dizer que é a festa da humanidade que, glorificada, está junto do Pai em Cristo. É o coroamento da encarnação. Ele veio para nos unir a Deus e nos une a Ele em sua carne e esta carne é nossa carne. Por isso rezamos na missa: “Fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós nossa humanidade” (Pós comunhão). Ele é o mediador em sua própria realidade humana glorificada, pois une em si e ao Pai, nossa frágil realidade. Rezamos também: “Cristo é o mediador entre vós, Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida” (prefácio). Não pensemos que Ele tenha nos deixado, pois “Ele subiu não para se afastarde nossa humildade, mas para nos dar a certeza que os conduzirá à glória da imortalidade” (Prefácio).
Participar da Glória 
Somos chamados, na esperança, a participar de sua glória (oração). Nós celebramos a Ascensão não só nos lembrando de uma “subida entre aclamações e ao toque da trombeta” (Sl 46), mas nos unimos a este mistério na Celebração Eucarística. Nela, o universo celebra com Ele na glória do Pai, pois é o Sumo Sacerdote que nos une a seu eterno louvor. A missa não se reduz a uma sonolenta meia hora, mas é o louvor eterno do Filho que preside a Eucaristia eterna, associando a si toda criatura. Ele está junto do Pai, enviando constantemente o Espírito. Sua missão de Sumo Sacerdote é invocar ao Pai, sem cessar o Espírito sobre o Universo e sobre cada coração. “A ascensão de vosso Filho já é nossa vitória” (Oração). Por isso Paulo, na segunda leitura, insiste que conheçamos o que Deus faz em nosso favor e que riqueza de glória temos (Ef 1,17-23). Jesus já tem vitória completa sobre todo mal, “pois Ele pôs tudo sob seus pés” (22). Jesus não está concorrendo com o mal. 
Olhando para o alto. 
Os anjos disseram aos discípulos: “Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados olhando para o céu?” (At 1,11). Não nos separamos da terra quando temos a certeza do Céu. Pelo contrário: Com a Ascensão recebemos uma missão: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado” (Mc 15-16). O discípulo é um homem da terra, pois continua a missão de Jesus: “Os discípulos saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra” (20). Nesta missão celebramos “a comunhão de dons entre o céu e a terra”! (Oferendas). Jesus subindo levou-nos consigo, anunciando seu evangelho, Ele vai conosco.
Leituras:Atos 1,1-11; Salmo46;
Efésios 1,17-23; Marcos 16,15-20 
1. A Ascensão é um mistério de nossa fé, necessário para a salvação e para a vida no dia a dia. Ela é o coroamento da missão de Jesus na glorificação. Glorifica consigo nossa humanidade. 
2. Somos chamados a participar de sua glória. Nós nos unimos a este mistério na Eucaristia, na qual, todo o universo celebra com Ele a glória do Pai. Ele nos une a si nesta celebração eterna. Ele invoca sobre nós o Espírito Santo. Paulo nos convida a conhecer o que somos como redimidos. Jesus tem sua vitória completa sobre o mal. Não concorre com o mal. 
3. Não nos separamos da terra quando temos a certeza do Céu. Pela Ascensão continuamos a missão de Jesus que, subindo ao céu nos levou consigo; anunciando seu Evangelho, Ele vai conosco. 
Trafego aéreo 
Tem gente que tem medo de andar de avião. Para subir ao Céu não precisa de avião, pois Jesus deixou um jeito próprio para lá chegar. “Ele foi levado para o Céu depois de ter dado as últimas instruções, pelo Espírito, aos apóstolos que tinha escolhido” (At 1,2). Seguindo estas instruções podemos fazer o mesmo vôo. Temos uma vantagem a mais: Jesus assumiu nossa humanidade. Subindo ao Céu, levou-nos com Ele. Por isso vamos manter na terra os corações voltados para o Céu, onde está nossa humanidade. Nós temos lá, nossa humanidade com Jesus. Ela nos atrai fortemente. Paulo nos recomenda a conhecer a riqueza da glória que está na herança dos santos. Viver para Deus não é só ficar olhando para cima, mas olhar para a terra para anunciar o Reino e fazer um mundo novo.
Homilia da Ascensão do Senhor (20.04.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário