quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

EVANGELHO DO DIA 7 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo São João 19,28-37. 
Naquele tempo, sabendo que tudo estava consumado e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: «Tenho sede». Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha à boca. Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou: «Tudo está consumado». E, inclinando a cabeça, expirou. Por ser a Preparação da Páscoa, e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado – era um grande dia, aquele sábado –, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro, depois ao outro que tinha sido crucificado com Ele. Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu é que dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis. Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: «Nenhum osso Lhe será quebrado». Diz ainda outra passagem da Escritura: «Hão de olhar para Aquele que trespassaram». 
Tradução litúrgica da Bíblia
Jean Tauler (1300-1361) 
Dominicano de Estrasburgo 
Meditação sobre a Paixão 
«Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, 
então compreendereis que Eu sou» (Jo 8,28) 
Vinde, vós todos que amais a Deus; vede o que Nosso Senhor fez por vós. Vinde, vós todos que fostes resgatados pelo sangue puríssimo do Cordeiro inocente; vede e compreendei o que Ele sofreu por causa do nosso pecado. Hoje, abre-se para nós o Livro da Vida, os sete selos são quebrados (cf Ap 6). A verdade resplandece, nela se manifestam os tesouros da sabedoria e da ciência (cf Rom 11,33); brota a fonte que contém os mistérios de Deus. Hoje, rompe-se o véu antigo (cf Mt 27,51), todas as aparências dão lugar à realidade. O Santo dos Santos abre-se de par em par, graças a Jesus, o Sumo Sacerdote (cf Heb 2,17). O sacrifício que Ele oferece é o seu próprio sangue. Hoje, em Jesus Cristo, é revelado o sentido de todos os símbolos, são descobertos todos os mistérios. Hoje, abre-se o tesouro imenso do pai de família do qual fruirão plenamente todos os pobres, todos os fracos, todos os oprimidos. Cada um pode beber nas chagas do Senhor a graça de que mais necessita. Hoje, manifestou-se acima de todas as coisas o admirável mistério: o Rei dos homens faz-Se rebotalho da humanidade; o Altíssimo faz-Se o último de todos; o Filho único de Deus oferece-Se livremente à cruz por nós, pobres pecadores. Ele quer pregar o pecado na cruz, matar a morte e, pelo seu sangue precioso, destruir a nota da dívida onde estão registadas as nossas faltas (cf Col 2,14). Não foi Ele que disse: «Quando Eu for elevado, atrairei tudo a Mim» (Jo 12,32)? Tudo, quer dizer todos os homens, em quem tudo se reúne. Há muitos homens que encontram a cruz; entre muitas tribulações, Deus leva-os a essa cruz, para os atrair a Si. Então, eles carregam de bom grado a sua própria cruz e tornam-se verdadeiros amigos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário