A menção aos santos Hermes, Ageu e Caio, mártires em uma Bononia da Mésia, gerou a convicção de que eles eram mártires locais, a ponto de adotá-los como padroeiros. No entanto, a tradição provavelmente surgiu de uma leitura equivocada do Martirológio Hieronímico e do culto local de um exorcista Hermes, martirizado na Boônia. Quanto a Ageu, é possível que ele seja o mártir romano de mesmo nome celebrado em 2 de janeiro, mas não está claro como seu culto se mudou para a cidade de Mésia.
Martirológio Romano: Na Mésia, nas terras atuais entre a Romênia e a Bulgária, Santos Hermes e Caio, mártires, um em Arčer, o outro em Vidin.
Santos Hermes, Ageu e Caio, mártires na Mésia
O Martirológio Romano menciona, em 31 de dezembro, Hermes, um exorcista em Reziaria (atual Arqueiro) na Mésia, e, em 4 de janeiro, comemora o grupo Hermes, Ageu e Caio, indicando como o lugar de seu martírio uma Bononia (atual Widdin), também na Mésia. Esse nome, no entanto, gerou, nos séculos IX e X, na Bolonha da Itália, a convicção de que eram mártires locais, a ponto de adotá-los como padroeiros e alegar possuir suas relíquias na igreja de Santa Croce.
Não é possível, no entanto, determinar a fonte de onde Barônio tirou a notícia do martírio desses santos sob o imperador Maximiano. No Martirológio Hieronímico há uma menção, em 31 de dezembro, de Gago em Bononia e de Hermes, o exorcista, em Reziaria; na mesma fonte, em 1º de janeiro, mas sem indicação geográfica, Gagus (ou Gaio) e Hermes são mencionados juntos e, finalmente, em 4 de janeiro, na Boônia, os três santos Hermes, Ageu e Gaio. Se recorrermos ao Martirológio Siríaco do século IV, apenas o exorcista Hermes é mencionado na cidade de Bononia em 30 kanun I (30 de dezembro). Pode-se concluir, portanto, que Hermes é um personagem único e sofreu o martírio em Bonônia como Caio; não é à toa que a devoção a ele se espalhou para a cidade vizinha de Reziaria.
Quanto a Ageu, nada se sabe sobre ele.
No Comentário sobre o Martirológio Romano, os bollandistas propõem a leitura de Argeu, que se diz ser o mártir romano celebrado em 2 de janeiro. Resta explicar como seu culto teria se mudado para a cidade de Mésia.
Autor: Joseph-Marie Sauget
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
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