domingo, 7 de janeiro de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Teus pecados estão perdoados”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Farei novas todas as coisas
 
O povo de Deus, em sua caminhada, pode ver muitas maravilhas de Deus. Nos momentos difíceis implorava que Deus manifestasse as maravilhas de outrora. Diante do milagre do paralítico, o povo reconhece que essas maravilhas estão presentes em Jesus. Ele renova totalmente o homem no seu interior com o perdão dos pecados e no seu exterior com a cura da doença. Nos domingos anteriores, ouvimos que Jesus curava as pessoas, tirava os demônios e os fazia calar. Seu poder de cura e sua força sobre o mal mostram sua identidade de Messias, Ungido de Deus, o Prometido. É o Reino de Deus que chega pela palavra confirmada pelos milagres. No texto que ouvimos hoje, Jesus continua o anúncio do Reino mostrando sua divindade. Chegam quatro homens carregando um paralítico. Como não podem entrar, sobem ao teto, tiram as telhas e descem o homem. Esta casa não é como nossas casas. Havia uma escada por fora que levava ao terraço A cobertura era facilmente removível. A fé do paralítico e dos homens que o levavam, toca a compaixão de Jesus que diz: “Teus pecados estão perdoados” (Mc 2,5). Não se trata só de uma palavra, mas de uma atitude que atinge toda a estrutura da fé dos doutores que pensam: “Como este homem pode falar assim? Está blasfemando; ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus” (Mc 2,7). Jesus, percebendo seus pensamentos, e para mostrar sua identidade divina, demonstrando que exerce essa missão de renovação de todas as coisas a partir do coração do homem, diz: “O que é mais fácil dizer: Teus pecados estão perdoados ou levanta-te e anda?” (9). Falar em perdoar é fácil, mas mostrar que tem o poder de cura, parece mais difícil. E diz ao paralítico: “Levanta-te, pega tua cama e vai para casa” (11). Curar, aos olhos humanos, é mais difícil que dizer que perdoa os pecados. Mas não o é. Jesus, no confronto com estes sábios demonstra sua divindade. Quando diz “levanta-te” está lembrando a Ressurreição que é a renovação com o perdão dos pecados.
Crer em Jesus é mudar 
Para Jesus o fundamental é crer. No ato de fé está salvação. Crer não é dizer, 0mas viver a vida de ressuscitado como nos indica o Evangelho. Crer é levantar-se para uma vida nova. O profeta Isaias nos diz sobre tratamento que damos a Deus com nosso modo de vida: “Com teus pecados, trataste-me como servo, cansando-me com tuas maldades” (Is 43,24,b). Tratar Deus como a um escravo é destruir totalmente a harmonia do ser humano nos relacionamentos. Deus não existe para satisfazer nossas necessidades espirituais ou materiais. Ter devoção para com Jesus não é o mesmo que se tem a um objeto religioso. É assumir sua vida e assumir seu modo de viver no harmônico relacionamento com o Pai, com os irmãos, como o mundo e consigo mesmo. Nós usamos Jesus para milagres. Isso não salva. 
Deus tem o sim garantido 
Não há dúvidas sobre Deus. Jesus é o Sim garantido de Deus. Deus não muda em relação a nós. Sempre garante seu perdão. Diz Isaias: “Eu cancelo tuas culpas por minha causa e já não me lembrarei de teus pecados” (Is 43,25). O perdão que Deus dá é a renovação total de sua criatura frágil, mas que o acolhe. Quanto mais o buscamos na fé, mais podemos ter certeza que Ele nos acolhe. Ele reconhece nossa busca e nos perdoa como ao paralítico. E também nos sustenta em nossas fraquezas. Em cada liturgia damos nossa adesão de fé e por isso participamos da Ressurreição de Jesus. Rezemos bem o Creio em Deus...
Leituras:Isaias 43,18-19.21-22.24b-25;
Salmo 40; 
2ª Coríntios 1,18-22; Marcos 2,1-12 
1. O Povo viu as maravilhas de Deus. Jesus, com o milagre do evangelho de hoje, mostra que Ele é a grande maravilha de Deus. Neste milagre está afirmada sua divindade. Só Ele pode perdoar e o prova com a cura do paralítico. Levantar-se é o símbolo da Ressurreição de Jesus que acontece para nós no ato de fé. 
2. O fundamental é crer em Jesus. Crer não é dizer, mas viver a vida do ressuscitado. Isaias mostra que tratamos a Deus como a um escravo. Tratar Deus como empregado é destruir a harmonia da pessoa nos relacionamentos. 
3. Não há dúvidas sobre Deus. Jesus é o Sim de Deus. Deus garante sempre seu perdão. O perdão de Deus dá a renovação total à criatura. Ele reconhece nossa busca e nos perdoa como ao paralítico. Em cada missa renovamos nossa fé 
Jeito para tudo 
A narrativa deste milagre de Jesus feito ao homem que foi descido pelo telhado é uma afirmação muito clara de sua missão divina. Ele veio salvar todos do mal do pecado. O pecado não são só ações erradas, mas é uma raiz malvada que gera tantos males. Os que levavam o doente fizeram de tudo para colocar o homem diante de Jesus para ser curado. Assim também, nós somos chamados a fazer de tudo para deixar o mal, mesmo usando a colaboração dos outros. Os fariseus criticam Jesus por dizer que perdoa. Só Deus pode perdoar. Então Jesus cura o homem para mostrar que é Deus, porque dá a vida, que parece coisa difícil. Por isso faz uma maior: cura do mal do pecado. Nós não fazemos de tudo para vencer o mal. 
Homilia do 7º Domingo do Comum (19.02.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário