sábado, 6 de janeiro de 2024

EVANGELHO DO DIA 6 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Lucas 3,23-38. 
Naquele tempo, Jesus, ao iniciar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos. Ele era, como se pensava, filho de José, que era filho de Heli, filho de Matat, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Maat, filho de Matatias, filho de Semein, filho de José, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Her, filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Jorim, filho de Matat, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliacim, filho de Meleia, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de David, filho de Jessé, filho de Obed, filho de Booz, filho de Salá, filho de Naasson, filho de Aminabad, filho de Admin, filho de Arni, filho de Esron, filho de Farés, filho de Judá, filho de Jacob, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Taré, filho de Nacor, filho de Seruc, filho de Ragau, filho de Faleg, filho de Eber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Maleleel, filho de Cainã, filho de Enós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208) 
Bispo, teólogo, mártir 
Contra as heresias, III, 22, 3; 23, 1 
«Filho de Adão» 
Lucas apresenta uma genealogia que remonta do nascimento de Nosso Senhor até Adão e comporta setenta e duas gerações; deste modo, como que liga o fim ao principio, dando a entender que o Senhor recapitulou em Si as nações dispersas desde Adão, as línguas e as gerações dos homens, incluindo o próprio Adão. É também por isso que Paulo chama a Adão «figura daquele que havia de vir» (Rm 5,14); porque o Verbo, artesão do Universo, tinha esboçado em Adão a história futura da humanidade, que o Filho de Deus assumiria. Tornando-Se o primogénito de entre os mortos (cf Cl 1,18), e recebendo no seu seio os antigos pais, o Senhor fê-los renascer para a vida de Deus e tornou-Se o primeiro e o príncipe dos vivos, porque Adão fora o príncipe dos mortos. […] Ao começar a sua genealogia no Senhor, fazendo-a remontar a Adão, Lucas indica que não foram os seus pais que deram a vida ao Senhor, foi Ele que os fez renascer no evangelho da vida. Da mesma maneira, o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria, porque a Virgem Maria desatou pela fé aquilo que a virgem Eva tinha atado pela sua incredulidade. Era, pois, indispensável que, vindo ter com a ovelha perdida (cf Mt 18,12), recapitulando uma tão longa história, vindo à procura da sua obra, por Ele mesmo modelada (cf Lc, 19,10; Gn 2,8), o Senhor salvasse o homem que tinha sido feito à sua imagem e semelhança (cf Gn 1,26), isto é, Adão.

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