amigo dos santos João Crisóstomo, Jerónimo, e Rufino.
(*)Aquileia, 35/340
(+)Udine, 407/408
Cromácio foi bispo de Aquileia de 387/388 a 407/408, sucedendo Valeriano. Ele é o autor de um Comentário sobre o Evangelho de Mateus, que provavelmente permaneceu inacabado, e de numerosos Sermões que são um testemunho muito importante da fé e vitalidade da antiga Igreja de Aquileia. Como expoente da ortodoxia, foi um dos promotores da derrota ariana: participou como sacerdote do Concílio de 381. Ele foi o animador de um fervoroso cenáculo sacerdotal do qual muitos homens de fé e cultura tiraram, incluindo São Jerônimo e Rufino. É o exemplo mais documentado e válido de vida cristã e compromisso pastoral que nos chega desde a antiga Aquileia. Do seu zelo pastoral, da sua ardente caridade e firmeza temos testemunhos de São Jerónimo e de São João Crisóstomo. Ele compartilhou até sua morte os eventos conturbados de seu povo devido às invasões bárbaras. Seu culto recebeu um impulso considerável nas últimas décadas após a redescoberta e o tratamento extensivo de seus escritos, que permaneceram quase completamente desconhecidos por séculos.
Emblema: Equipe Pastoral
Martirológio Romano: Em Aquileia in Friuli, São Cromácio, bispo, que, como verdadeiro construtor da paz, remediou a condição dos claustros da Itália destruídos por Alarico e os sofrimentos do povo e, como sábio intérprete dos mistérios do Verbo divino, elevou as mentes para as mais altas realidades.
Ninguém o canonizou, até onde sabemos. No entanto, o Martirológio Romano recorda-o como um santo e "um verdadeiro pacificador, pronto a elevar as mentes para as coisas mais amadas", mesmo no meio das ruínas e do luto que atingiram o território friuliano e a cidade. Aquileia, já uma colônia romana no século II a.C. e lar de guarnições militares, foi então fortificada entre 161 e 180 pelo imperador Marco Aurélio, que a tornou um bastião contra invasões do Oriente. De acordo com uma tradição, o cristianismo foi difundido lá por São Marcos Evangelista. A cronologia dos bispos está incompleta nos primórdios, e certa a partir de 285.
Cromácio nasceu em uma família rica. De fato, sabemos que em sua casa (onde estão seu irmão Eusébio e três irmãs) havia padres e leigos animados por ele: uma espécie de grupo ascético cultural que por volta de 370 também acolheu um oficial imperial que havia renunciado: um dàlmata Girolamo. Ele vem de Trier, Alemanha (a sede sazonal dos imperadores), onde renunciou ao cargo. E na casa de Cromácio, entre leituras, orações e discussões, preparou-se para a viagem que o levaria ao Oriente e para o gigantesco trabalho de tradução das Escrituras para o latim.
O bispo Valeriano de Aquileia ordenou Cromácio sacerdote, e o usou para a defesa da doutrina católica contra o arianismo, que na Alta Itália ainda tem apoiadores, mesmo entre os bispos. A fim de chegar a um esclarecimento geral sobre questões de doutrina, um conselho regional reuniu-se em Aquileia em 381; e Cromácio é um dos mais confiáveis inspiradores de suas conclusões.
Após a morte de Valeriano, sucedeu-lhe como bispo de Aquileia, e recebeu a consagração episcopal de Santo Ambrósio de Milão. Do Oriente, Jerônimo o chamaria de o bispo "mais santo e culto" de seu tempo. E certamente é também um dos mais generosos para com o tradutor da Bíblia: envia-lhe cartas de encorajamento e até ajuda monetária; e Jerônimo retribui dedicando-lhe algumas de suas versões bíblicas.
Mas no Império, governado por dois "colegas" imperadores e muitas vezes rivais até a morte, duas vezes em poucos anos a guerra chegou ao Friuli. Duas batalhas e duas vitórias de Teodósio (julho de 387 e setembro de 394), com a morte imediata dos rivais derrotados e a habitual devastação e roubo das tropas. Assim, Teodósio permanece como único imperador, mas em sua morte há um imperador na Itália (Ravena) e um em Constantinopla: Honório e Arcádio, filhos de Teodósio.
Em 404, um acontecimento distante sublinhou o prestígio de Aquileia e de seu bispo. O patriarca de Constantinopla, João Crisóstomo, foi condenado ao exílio mais uma vez, e pede ajuda a três pessoas: o papa Inocêncio I, Ambrósio de Milão e Cromácio de Aquileia. Que intervém com Honório, mas em vão. O patriarca morrerá no exílio.
As decepções não impediram sua laboriosidade como promotor da cultura cristã. Entre invasões (até os visigodos, agora) ele ajuda e incentiva os estudiosos; e um deles o leva para sua casa, Rufino de Aquileia, para fazê-lo continuar a História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia. E quando Rufino e Jerônimo discutem um com o outro, ele faz de tudo para reconciliá-los e trazê-los de volta à mesa. Cromácio também estudou e escreveu: conhecemos uma coletânea de seus sermões e um comentário parcial sobre o Evangelho de Mateus.
Autor: Domenico Agasso
Fonte:
Família Cristã
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