sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

SANTA CRISTIANA

Origens 
Santa Cristiana, também conhecida como Santa Nina, nasceu no Século IV, na Capadócia, hoje Turquia. Foi capturada pelos bárbaros que invadiram o extremo Oriente do império romano. Foi levada para as terras pagãs da atual Geórgia, entre os mares Negro e Cáspio e lá viveu. Seu nome original era Nuné, ou Nina, e ela passou a ser uma jovem escrava do palácio real. 
De Nuné para Cristiana 
Mesmo na condição de escrava, Nuné demonstrava fé em Jesus Cristo pela alegria e esperança com que enfrentava as inúmeras dificuldades e os grandes sofrimentos. Este exemplo de vida despertava o interesse dos pagãos que faziam parte de seu convívio. Assim, ela tinha a oportunidade de ministrar a eles a alegria da fé e a Palavra de Deus. Por isso, ela passou a ser chamada de “Cristiana”, que significa “a serva cristã”. 
Curas por sua intercessão 
A tradição católica da Rússia conta que, certa vez, Cristiana foi procurada por uma senhora cujo filho estava à beira da morte. Esta insistia que a Santa pedisse a Deus pelo filho. Cristiana, então, foi à casa da mulher, ajoelhou-se ao lado da cama onde estava o menino e pediu por ele com grande fé. Logo o menino abriu os olhos, deu um sorriso e ficou em pé, curado, diante de todos os que ali estavam. O fato espalhou-se por toda a região e todos quiseram conhecer a religião de Cristiana. Isso foi para ela ocasião de evangelizar e converter os pagãos. Outras curas aconteceram e ela pôde evangelizar ainda mais o povo da região mesmo na condição de escrava. 
Rezando pela rainha 
Aconteceu que a rainha local, chamada Nana, caiu gravemente enferma de tal forma que nenhum médico conseguia curá-la. Foi, então, que alguém lembrou de pedir ajuda à escrava Cristiana. Falaram dos milagres operador por sua intercessão à rainha, e esta mandou chamá-la. Cristiana, a humilde escrava, dirigiu-se ao palácio real. Levou consigo apenas a fé e a confiança inabalável no poder de Deus. Rezou pela rainha esta ficou curada. Todos na corte ficaram impressionados e despertaram o interesse pela fé cristã. 
O rei se encontra com a fé 
O rei Mirian, que tinha presenciado a cura de sua esposa, saiu com um grupo de amigos para uma caçada. Porém, acabaram presos na mata por causa de uma terrível tempestade. A situação ficou bastante grave, com raios derrubando e incendiando árvores, pedras rolando e ferindo pessoas. Apavorados, todos clamaram a seus deuses, mas a tempestade só se agravava. Então, o rei lembrou-se da cura da rainha e rezou ao Deus de Cristiana. Nesse momento, uma luz foi vista vindo do céu, a tempestade simplesmente cessou e todos voltaram em segurança para o palácio. Este fato fez o rei sentir a fé arder em seu coração. 
O rei se converte 
No palácio o rei procurou Cristiana, a escrava, pediu que ela falasse tudo o que pudesse sobre a fé cristã. Ao ouvi-la, foi sendo evangelizado e se convertendo. Concedeu a liberdade a Santa Cristiana e pediu que ela permanecesse na corte, como orientadora espiritual. Seguindo as orientações de Santa Cristiana, o rei pediu ao imperador Constantino que enviasse um bispo para aquela região. Enquanto isso, mandou que fosse construída a primeira igreja em seu reino, seguindo à risca uma planta desenhada sob total orientação de Santa Cristina. 
Evangelização da Geórgia 
Finalmente, chegou o primeiro e tão esperado bispo da Geórgia. Ele chegou acompanhado de vários padres missionários. Estes, encontraram um povo de coração aberto por causa da obra de Santa Cristiana. Assim, a nação inteira, começando pelo rei e a rinha, foi batizada e abraçou a fé.
Missão cumprida 
Com as orientações do bispo, o rei Mirian construiu Mosteiro Samtavro, que ficou anexo à primeira igreja construída. Ali, mais tarde, o casal real foi sepultado. Nesse mesmo mosteiro Santa Cristiana foi viver até o dia de sua morte, que aconteceu no ano 330. Ela passou a ser venerada pelos cristãos como a santa padroeira da Geórgia. Seus restos mortais passaram a ser guardadas na bela Catedral da Metiskreta, a velha capital do país. Sua festa passou a ser celebrada em dias diferentes: no Oriente, é festejada em 14 de janeiro. Já na Igreja de Roma sua festa acontece em 15 de dezembro. 
Oração a Santa Cristiana 
“Deus de amor, guia-nos pelos caminhos da fé e concedei-nos, pela intercessão de Santa Cristiana, as virtudes necessárias para o cuidado com os mais necessitados, sobretudo os enfermos e enfraquecidos. Por Cristo nosso Senhor. Amém. Santa Cristiana, rogai por nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário