segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Santo Otávio Mártir 20 de novembro

† Turim, final do século III
 
«Em Turim celebramos os santos mártires Otávio, Solutor e Avventor, soldados da legião tebana, que, sob o imperador Maximiano, lutando bravamente, foram coroados com o martírio». Assim, o Martirológio Romano conta a história destes três mártires do final do século II. A referência à “luta valente” refere-se evidentemente à sua determinação em declarar-se cristãos apesar da perseguição instituída por Maximiano. Dos três santos, uma "Paixão" do século V narra que eles fugiram do massacre geral de Agaunum. Perseguidos, foram capturados perto de Turim: Avventore e Ottavio, ao alcançá-los, foram assassinados no local. Solutore, porém, conseguiu continuar sua fuga até as margens do Dora Riparia, onde, descoberto, foi decapitado. Uma basílica foi construída no local do sepultamento dos três no século V. Em 1575 foi construída a “Igreja dos Mártires”, que ainda hoje abriga suas relíquias. (Futuro) 
Etimologia: Ottavio = oitavo filho, do latim 
Emblema: Palma 
Martirológio Romano: Em Turim, santos Otávio, Solutor e Adventor, mártires. 
Santos Otávio, Solutor e Adventor, Mártires 
Absolutamente nada de certo foi transmitido sobre estes gloriosos mártires e a sua memória certamente teria sido perdida se o primeiro bispo de Turim, São Máximo, no século IV, não tivesse citado os seus nomes no título de um de seus sermões. É também singular que no texto ele narre a história destas heróicas testemunhas da fé cristã sem qualquer referência geográfica ou temporal precisa. Deste texto parece possível deduzir que eram cidadãos de Turim, ou os primeiros missionários enviados para evangelizar a cidade. Uma “passio” que remonta ao século V, historicamente pouco fiável, no entanto arriscou a hipótese de que poderiam ser alguns soldados pertencentes ao grande grupo da lendária Legião Tebana. São Maurício, capitão, e seus companheiros, um exército vindo do Egito e que se recusou a massacrar outros cristãos e sacrificar aos deuses pagãos, sofreram o martírio na Suíça perto de Agaunum, mas logo começaram a surgir rumores sobre alguns soldados que escaparam do massacre e que tornaram-se evangelizadores das regiões vizinhas, nos vários lados dos Alpes, o que explicaria a chegada dos três santos a Turim. No entanto, alcançado por soldados leais ao imperador, Avventore e Ottavio foram mortos perto de Dora Riparia, enquanto Solutore conseguiu escapar para a área de Canavese, mas foi finalmente descoberto numa pedreira de areia nas margens do Dora Baltea perto de Caravino e decapitado em uma pedra que preservará os vestígios vermelhos do seu sangue. Uma matrona romana de Ivrea, com pena, recolheu o seu corpo e transportou-o para Turim com a sua quadriga, onde recolheu os restos mortais dos outros dois mártires e deu-lhes um enterro comum numa capela especialmente construída perto da atual Cidadela de Pedro Micca. Após a sua morte, ela também foi enterrada lá.Tudo isso aconteceu no final do século III. O bispo Vittore mandou ampliar a igreja por volta de 490, até que em 1006 foi acrescentado um mosteiro beneditino, em homenagem a San Solutore e fundado pelo bispo Gezone, dependente da famosa Sacra di San Michele localizada em Val di Susa. As relíquias dos três mártires, juntas com os de Santa Giuliana e San Gozzelino, segundo abade, foram transferidos para o santuário da Consolata em Turim em 1536, quando o rei francês Francisco I ordenou a demolição do antigo mosteiro. Finalmente, em 1619, os restos sagrados foram transferidos para a nova igreja dos Santi Martiri na atual Via Garibaldi, especialmente construída de acordo com os desejos do pontífice piemontês São Pio V e do duque de Sabóia Emanuele Filiberto. Aqui os cinco santos ainda hoje são objetos de veneração, juntamente com o mártir romano San Tigrino, traduzido das catacumbas romanas. Para identificar a localização exata do local do martírio dos Santos Avventor e Ottavio, foi revelada a aparição de Nossa Senhora a São João Bosco em 1845, que indicou ao padre de Turim um lugar específico em Valdocco (nome que talvez significaria etimologicamente “vale dos mortos”), sobre a qual foi construída a Basílica de Maria Auxiliadora. Na cripta, uma pintura retrata a decapitação dos dois santos e a fuga de Solutore para a zona de Canavese. Um altar também é dedicado aos três mártires no coro da igreja e suas estátuas destacam-se na fachada da basílica. Na cripta em retábulo a matrona Juliana também está representada entre outras virgens santas. Na igreja de Santa Bárbara, em Turim, construída perto do antigo mosteiro beneditino, ainda hoje são venerados os Santos Solutore, Avventore, Ottavio, Giuliana e Gozzelino. Quanto ao culto litúrgico agora prestado aos protomártires de Turim, o Martyrologium Romanum, calendário oficial da Igreja universal, comemora-os no dia 20 de Novembro, aniversário da sua morte, enquanto a arquidiocese de Turim celebra a sua memória no dia 20 de Janeiro, dia aniversário da tradução. Na diocese de Ivrea, porém, a memória de San Solutore está particularmente viva, o culto local é celebrado na mesma data em Baio Dora, Borgofranco, Caravino, Romano Canavese e Strambino, bem como em Issogne no Vale de Aosta. Os Antigos Códigos do Município de Torino retratavam os três santos mártires, antigos protetores da cidade, que, como se deduz da vasta iconografia que lhes diz respeito, costumam portar todas as insígnias dos mártires e soldados tebanos. DO SERMÃO 12 DE SÃO MÁXIMO DE TURIM: "De Passion vel Natale Sanctorum id est Octavi, Adventi et Solutoris Taurinis" Embora, ó irmãos, devemos celebrar com grande devoção o nascimento de todos os santos mártires, devemos, no entanto, prestar atenção ao solenidade com maior veneração daqueles que derramaram o seu sangue entre as nossas casas. Porque, se certamente todos os santos estão presentes em todos os lugares e beneficiam a todos, aqueles que sofreram torturas por nós são intercessores especiais para nós. Com efeito, o mártir não sofre só por si mesmo, mas também pelos seus concidadãos. Com o seu sofrimento ganha para si o prémio, oferece um exemplo aos seus concidadãos; ele obtém descanso para si mesmo, salvação para seus concidadãos. Com o exemplo deles aprendemos a buscar a vida eterna nas humilhações, aprendemos a não temer a morte. Então você vê o que devemos aos mártires! Eis que um é atormentado para que o outro seja salvo, um suporta o carrasco para que o outro reconheça Cristo; um é enviado à morte para que o outro ganhe a vida eterna.; em suma, o santo é morto para que o pecador seja libertado! Os bem-aventurados mártires, portanto, não viveram para si nem morreram para si. Porque nos deixaram um exemplo de vida com a sua bondade e de fortaleza com a sua paixão. Por isso o Senhor quis que houvesse mártires em vários lugares do mundo que, como testemunhas de confiança ainda presentes de certa forma, nos encorajassem com o exemplo da sua profissão de fé; e assim a fraqueza humana, lenta em acreditar na pregação do Senhor que está distante no tempo, deveria pelo menos acreditar no testemunho atual dos bem-aventurados mártires. Todos os mártires devem, portanto, ser venerados com devoção, mas devemos prestar especial veneração aos mártires cujas relíquias possuímos. Todos nos ajudam com a oração, estes também com o martírio. Gozamos de uma certa familiaridade com eles porque estão sempre conosco, habitam entre nós, nos protegem enquanto estamos vivos para que a lepra do pecado não nos acomete, nos acolhem quando estamos morrendo para que o terror do inferno não nos sobrecarrega. É também por isso que os nossos antepassados ​​garantiram que os nossos túmulos fossem adjacentes aos dos mártires, para que o inferno, que tem medo deles, não se aproxime de nós, para que não vejamos as trevas enquanto a luz de Deus estiver sobre eles. ... Cristo. Assim, portanto, descansando junto com os santos mártires, escapamos das trevas do inferno, se não pelos nossos méritos, pelo menos pela proximidade da sua santidade. Portanto, ó irmãos, veneremos nossos mártires neste mundo, para que possamos tê-los como defensores no outro: de fato não poderemos nos separar deles em nada, se permanecermos espiritualmente próximos para eles na piedade, assim como seus ossos estão materialmente presentes entre nós. ORAÇÃO Solutor, Adventor e Ottavio, vós que fostes os mais antigos protetores de Turim, implorai-nos uma devoção filial a Nossa Senhora, celebrada nos doces e gloriosos títulos de Consolata e Auxiliadora dos Cristãos (vocês mesmos nos forneceram delicadamente em seu proteção vigilante da Cidade e na sua expansão) e, juntos, ao Esposo da Virgem São José Operário. Então a alma, seguindo o teu exemplo, estará reta e livre de toda mancha, e, na paz e na alegria perene do coração, seremos quebrantados pelo cansaço, pelo sacrifício, pela responsabilidade e pela dedicação. Solutore, Avventore e Ottavio, mártires de Turim, que ao longo de muitos séculos foram exaltados por Deus como milagreiros em favor da sua cidade e dos concidadãos devotados a você, agora conceda as nossas aspirações e súplicas, também seus concidadãos ou por nascimento ou por domicílio ou por trabalho ou por adoção, que continuemos a invocar-vos como mártires, protetores e milagreiros de Turim. Amém. Glória ao Pai...
Autor: Fábio Arduino

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