Emblema: Palma
Martirológio Romano: Em Mérida, Espanha, Santa Lucrécia, mártir.
Muitos nomes que eram frequentes na antiguidade grega ou romana são igualmente frequentes na civilização cristã de ontem e de hoje e, consequentemente, no calendário dos santos. Nomes como Alessandro, Filippo, Marco, Massimo, Felice, Fábio. A estes pode ser acrescentado o nome pertencente a uma das mais antigas e, portanto, mais nobres famílias romanas, o nome de Lucrécio, que remonta ao tempo dos Sete Reis de Roma.
Lucrécio também foi o nome do maior poeta em latim antes de Virgílio: Tito Lucrécio Carus, autor do poema De rerum natura. Ainda mais famoso foi o nome de Lucrécia, trazido pela virtuosa esposa de Collatino, desonrada por Sexto Tarquínio, filho indigno do último rei de Roma, o etrusco Tarquínio Superbus. Na história romana, Lucrécia quase tem os traços de uma heroína romântica. Em vez de sobreviver à desonra, preferiu a morte. Seu final dramático despertou a indignação dos romanos, apressando a expulsão dos Tarquínios e o fim da monarquia.
O nome de Lucrécia é mencionado no Martirológio Romano apenas uma vez, em 23 de novembro. Originária da Espanha, de uma Espanha evidentemente romanizada como foi a Península Ibérica durante os séculos do Império, Santa Lucrécia é tradicionalmente considerada uma mártir, que caiu na época da perseguição de Diocleciano e sob o prefeito Dácio. Sua terra natal e local de morte teria sido a cidade de Mérida, a cidade da mais famosa criança mártir Santa Eulália, celebrada em 10 de dezembro. Talvez a glória desse conterrâneo tenha contribuído para obscurecer a memória de Santa Lucrécia. Na verdade, nada se sabe sobre ele e apenas que seu culto é muito antigo e enraizado.
No entanto, o martírio de Santa Lucrécia é suficiente para dar ao seu nome, já nobre pela virtuosa matrona romana, uma ressonância ainda maior. Se, de fato, o sacrifício da esposa de Collatino representa um forte apego à virtude, o martírio aceito pelo mártir de Mérida expressa um amor incomensurável pela Verdade.
Autor: Fabio Arduino
Nenhum comentário:
Postar um comentário