segunda-feira, 20 de novembro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Faça silêncio em seu coração”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Ele quer falar
 
O amor se difunde por sua própria natureza. Amor não se fecha em si mesmo egoisticamente, pois é comunicação. Se estiver fechado não é mais amor. Deus é amor, por isso é comunicação. “Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas, agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de seu Filho’ (Hb 1,1-2). O Filho é a Palavra do Pai: “No princípio era a Palavra (Verbo)... e a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,1.14). A Trindade Santa vive em comunicação. A vinda do Filho de Deus (a Palavra) ao mundo não foi só para salvar de um pecado infeliz, mas veio para comunicar a Vida e nos inserir na comunhão e na comunicação da Trindade. Na História da Salvação, desde a criação do homem, conhecemos pelas Escrituras e fora dela, que Deus sempre quis estar em contato com as pessoas. Vemos no Paraíso terrestre que Deus vem falar com o homem (Gn 3,8). Mais que um fato, é o modo de ser de Deus. Comunica-se sempre para estabelecer com as pessoas o relacionamento amoroso existente entre as Pessoas da Santíssima Trindade. A comunicação de Deus continua pela história da humanidade. Sempre existiram pessoas que, vivendo no bem e no amor, estiveram em contato com Deus. Estes são aqueles que marcaram a história da humanidade. Infelizmente lembramos quase só dos que violentaram a vida de tantos povos com guerras e escravidões. A história da humanidade foi escrita com sangue, lágrima e dor, quando devia ser escrita com as letras de Deus que só quis o bem. Não é Palavra de Deus quando se promove o ódio. E Deus continua falando ora através da Palavra conservada na Bíblia. Mas também fala através das pessoas, dos acontecimentos e das maravilhas do mundo. Jesus ensina que é preciso ler os sinais dos tempos (Mt 16,4). Fala em nossa consciência. 
Ele fala como quer 
Em tudo podemos encontrar a Palavra de Deus, como dizemos, sementes da Palavra. Deus interveio de modo particular e definitivo em um povo e neste povo nasceu Jesus (a Palavra). Alí foi inaugurado o Reino que se desenvolve no mundo. Ele é a expressão da vontade de Deus entre nós. Ele quis assim. O Reino não se esgota num povo, numa estrutura, numa modalidade. Ele é sempre maior, mais abrangente e não acabado. Como o Espírito que o anima, é como o vento que não sabemos de onde vem, nem para onde vai (Jo 3,8). Ele é assim porque Deus é assim. Não somos donos de Deus. Por isso fala onde quer. “E ouves sua voz” escreve João. “Quem é de Deus, ouve a Palavra de Deus’ (Jo 8,47). Atualmente há um crescimento da espiritualidade no mundo, mas espiritualidade que não quer Deus, pois a Palavra penetra os corações e exige mudança. A Palavra de Deus “é como a chuva que não torna sem fruto; antes ela cumpre a minha vontade de ter assegurado êxito da missão para a qual a enviei” (Is 55,11). 
Ele fala no dia a dia 
Pelo fato de termos sacrificado a Palavra, colocando-a simplesmente como um texto e não como uma comunicação de Deus que continua “viva e eficaz... e a ela devemos prestar contas” (Hb 4,12), perdemos muito de seu vigor sobre nós. O Filho é a Palavra e o Espírito é a voz pela qual chega a nós. O Espírito está sempre em movimento e penetra todas as coisas. É por isso que Ele está continuamente falando conosco. Um coração silencioso, não ausente da vida e das coisas, mas capaz de ter o ouvido obediente desperto para ouvir Deus falar, vai se capaz de entender. É isso que chamamos de voz da consciência.
ARTIGO REDDIGIDO E PUBLICADO
EM NOVEMBRO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário