domingo, 22 de outubro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Corações ao alto!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Espiritualidade da Ascensão
 
Quando rezamos o prefácio da Missa dizemos: “Corações ao alto!”. - “Já os temos no Senhor!” Respondemos. É sinal que estamos ligados a Deus em nossa oração. Há algo que nos inquieta: Quando se deu a Ascensão de Jesus ao Céu, os Anjos disseram aos apóstolos que olhavam para o alto para onde Jesus tinha subido: “Por que estais a olhar para ao alto?”. Temos duas dimensões da mesma realidade: Ter o coração no alto, onde está Cristo assentado à direita do Pai, e ter os olhos voltados para a terra, onde está a nossa missão. A espiritualidade da Ascensão mostra-nos a força da vida cristã: unida a Deus e a serviço dos homens, tanto nas coisas espirituais, como nas materiais. Continuamos a missão que foi dada ao homem no Paraíso Terrestre: “Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e dominai-a” (Gn 1,22). O verbo dominar tem o sentido de encaminhar para sua plena realização, como diz S. Paulo: Ser libertada do mal que o homem lhe fez sofrer com o pecado. O pecado não faz bem. Quando nos deixamos levar pelas tentações que o mal nos apresenta, prejudicamos a nós mesmos e ao mundo. Quando somos tomados pela graça de Deus, podemos viver nossa dimensão completa e ao mesmo tempo elevar o mundo. Deus não atrapalha a vida do mundo. Com a Ascensão, os cristãos passaram pela tentação de sentir a ausência de Jesus e pensar que então nada ia dar certo. Por isso recebemos a certeza: Ele iria voltar, não só no fim do mundo, mas, estará sempre conosco como escreve Mateus: estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos. É uma presença ausente fisicamente, mas plenamente viva na realidade. Ele continua agindo conosco e através de nós. “Vós fareis obras maiores que eu fiz”. A espiritualidade da Ascensão abarca o universo. 
Rezando com Cristo 
A espiritualidade da ascensão ensina o mistério do culto cristão. Cristo foi ao Pai, não para afastar-se de nós, mas para exercer sua missão fundamental: Ele presta o culto perfeito ao Pai na adoração, na oferta e na ação de Graças. Está sempre a interceder por nós, pois o culto tem uma dimensão de caridade que é levar os irmãos a Deus. Na definição da liturgia está claro que Cristo faz a perfeita glorificação de Deus. O que Cristo faz diante do Pai, nós o fazemos na terra através dos sinais sensíveis dos sacramentos. A celebração da liturgia nos coloca em união, como Corpo de Cristo (cabeça e membros), que presta o culto público integral. Portanto, qualquer celebração litúrgica é obra de Cristo sacerdote e de seu Corpo que é a Igreja (SC 7). Por isso, nós nos unimos a Cristo, continuamos seu sacerdócio como povo de Deus sacerdotal, conduzidos pelos ministros ordenados.
Arquitetura da ascensão 
Celebramos o culto em espírito e verdade, mas também nos reunimos nas igrejas. Elas devem conduzir a Deus, a partir da comunidade. É importante o edifício. Mais importante são aqueles que o habitam. Por isso a arquitetura deve conduzir a comunidade para Deus. Ao construirmos uma igreja, temos que ver a planta do Céu e nela espelhar a nossa. Sem isso fazemos garagens. Disse Deus a Moisés: “Faça tudo como te mostrei lá no monte, em seu encontro com Deus” (Ex 25,40). As pedras rezam conosco, quando fazemos um edifício litúrgico. Somos conduzidos a Deus pela simbologia que temos na Igreja. Como um ícone oriental só se faz depois da oração e do jejum, assim as igrejas deviam nascer da oração da comunidade. É uma obra criada pelo povo sacerdotal para servir a Deus.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JUNHO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário