quarta-feira, 11 de outubro de 2023

EVANGELHO DO DIA 11 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 11,1-4. 
Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Batista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: "Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação"». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Jerónimo (347-420) 
Presbítero, tradutor da Bíblia, 
doutor da Igreja 
Comentário sobre a Epístola aos Gálatas 
«Quando orardes, dizei: "Pai"» 
O apóstolo prova que somos filhos de Deus pelo facto de termos o Espírito Santo em nós (cf. Gal 4,4); diz ele que nunca nos atreveríamos a dizer «Pai nosso, que estás nos Céus» se não fosse a consciência de que o Espírito Santo habita em nós e grita com a voz poderosa da inteligência e da fé: «Abbá, Pai». É preciso notar que, na Sagrada Escritura, a palavra «clamor» não significa a intensidade da voz, mas a força do pensamento e da verdade que é expressa; assim, por exemplo, no Êxodo, o Senhor responde a Moisés: «Porque clamas a Mim?» (Ex 14,15), embora Moisés não tenha proferido nenhuma palavra. Por isso, a Escritura chama «clamor» ao seu coração contrito, que se lamenta com lágrimas pelo povo. «Portanto, já não és servo, mas filho. E, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus» (Gal 4,7). Tendo em vós o Espírito do Filho de Deus que clama «Abbá, Pai», comenta ele, deixastes de ser servos e tornastes-vos filhos. Antes, não éreis diferentes de um servo, apesar de pertencerdes à natureza de Deus; mas vivíeis como crianças, sob o poder de tutores e mestres. Se agora vos tornastes filhos, tendes direito a uma herança em conformidade. Tendo passado da escravidão à liberdade, herdareis com o herdeiro do Pai, Cristo Jesus, que, na natureza humana que assumiu, diz no salmo: «Ele Me declarou: "Tu és meu filho, Eu hoje Te fiz nascer. Pede-Me e Eu to concederei; os povos serão a tua herança"» (Sl 2,7-8). O que dizemos aqui no singular deve ser entendido como referindo-se a todo o género humano, pois todos nós, os crentes, somos um só em Cristo Jesus, membros do seu corpo e destinados ao estado de varão perfeito, tendo Cristo como cabeça, porque Cristo é a cabeça do homem (1Cor 11,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário