Martirológio Romano: Em Tours, na Gália de julho, agora na França, São Litório, bispo, que foi o primeiro a construir uma igreja dentro dos muros desta cidade, onde os cristãos já estavam presentes há algum tempo.
Gregório de Tours na Historia Francorum dá algumas informações sobre Litorius (lat. Litorius; fr. Lidoire), segundo bispo de Tours. Nascido nesta cidade, foi consagrado bispo no primeiro ano do império de Constante (337-338), que sucedeu, juntamente com seus irmãos Constantino II e Constâncio II, seu pai Constantino. A comunidade cristã de Tours deve ter sido pequena: Litorio viu-a crescer consideravelmente, de modo que lhe foi possível construir a primeira igreja da cidade. Mais tarde, ele construiu uma basílica na casa de um senador, onde foi sepultado.
Morreu em 13 de setembro de 371 e teve como sucessor o famoso São Martinho, o segundo Gregório, começou a pregar durante o episcopado de Litório; não se sabe, porém, se os dois santos se conheceram.
A festa do Litório era celebrada desde o século VI na sua basílica no dia 13 de setembro; o Martirológio Hieronimiano testemunha isto com as palavras: «Deposição de Litorio, bispo, em Tours».
Algumas senhoritas. dos Geronimiano distorceram o nome de Litório para Ligório, e um falsificador atribuiu-lhe uma vida fabulosa, adornando-o com a coroa do martírio. Acredita-se que as relíquias de Ligorio estejam em Veneza, na igreja de San Lorenzo. Pietro De Natalibus, em 1372, em seu Catálogo lembrou tanto o martírio de Ligório quanto a tradução para Veneza: daí o Barônio tirou seu nome e os elogios relacionados para incluí-lo no Martirológio Romano. Após o desaparecimento do corpo, o culto também foi suprimido.
Autor: Filippo Caraffa
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário