Martirológio Romano: Em Córdoba, na Andaluzia, na Espanha, os santos mártires Adolfo e João, irmãos, que durante a perseguição aos mouros, na época do rei 'Abd ar-Rahman II, foram coroados com o martírio por Cristo.
Floresceu na cidade de Córdoba, na Espanha, durante a dominação árabe na primeira metade do século. IX. Santo Eulógio (falecido em 859) diz que eram originários de Sevilha, filhos de um nobre muçulmano e de Artemia, um cristão. Após a morte do marido, ela se mudou com Adolfo, Giovanni e sua filha Aurea para Córdoba para poder professar mais livremente sua religião. Ali Adolfo e João converteram-se ao cristianismo, atraindo o desdém dos seus parentes paternos, que os denunciaram ao califa Abd-el-Rhaman II (822-852). Presos e condenados, sofreram o martírio por volta de 824. Enquanto a sua mãe ingressou no mosteiro de Cutellara, do qual mais tarde se tornou abadessa, a sua irmã Aurea mais tarde, atraída pelo exemplo heróico dos seus irmãos, abraçou a fé cristã, seguiu a sua mãe até ao mosteiro e morreu mártir a 19 de julho de 856. Os corpos dos dois santos foram sepultados na igreja de São Cipriano, em Córdoba. Aqui em 858 foram visitados por Usuardo, famoso autor do martirológio, e por Odilardo. Usuardo apresentou-os no seu Martirológio de 27 de setembro. No mesmo dia são lembrados no Calendário de Córdoba de 961, nos martirológios subsequentes e, por fim, no Martirológio Romano. O Abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulógio, escreveu a sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, por G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos Bollandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de idade incerta. o famoso autor do martirológio, e por Odilardo. Usuardo apresentou-os no seu Martirológio de 27 de setembro. No mesmo dia são lembrados no Calendário de Córdoba de 961, nos martirológios subsequentes e, por fim, no Martirológio Romano. O Abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulógio, escreveu a sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, por G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos Bollandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de idade incerta. o famoso autor do martirológio, e por Odilardo. Usuardo apresentou-os no seu Martirológio de 27 de setembro. No mesmo dia são lembrados no Calendário de Córdoba de 961, nos martirológios subsequentes e, por fim, no Martirológio Romano. O Abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulógio, escreveu a sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, por G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos Bollandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de idade incerta. O Abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulógio, escreveu a sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, por G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos Bollandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de idade incerta. O Abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulógio, escreveu a sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, por G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos Bollandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de idade incerta.
Autor: García Pietro Altabella
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
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