quarta-feira, 16 de agosto de 2023

16 De Agosto: Trasladação De Edessa Para Constantinopla Da Imagem «Aquiropita» De Nosso Senhor Jesus Cristo (944)

Segundo a tradição, o primeiro ícone de Jesus Cristo surgiu durante sua vida terrena. Faz-se referência a esta imagem como a «Sagrada Face», ou melhor, «O ícone não feito por mãos humanas». A tradição relata que, durante o tempo do Salvador, Abgar, o governante de Edessa, sofria de lepra. Embora nunca tenha visto o Salvador, Abgar acreditava em Jesus como o Filho de Deus por ter ouvido falar sobre os grandes milagres realizados por ele, e lhe teria escrito uma carta pedindo para que fosse curá-lo, a qual enviou à Palestina através do seu próprio retratista e pintor Ananias, tendo lhe encomendado também um retrato (pintura) do Divino Mestre. No entanto, quando Ananias chegou a Jerusalém e viu o Senhor, lhe foi impossível aproximar-se dele devido à grande multidão que o cercava. Ao vê-lo, Jesus lhe chamou pelo nome, entregando-lhe uma carta para Abgar na qual fazia elogios à sua grande fé e prometia enviar um de seus discípulos para curá-lo a lepra e guiá-lo à salvação. O Senhor, em seguida, pediu um lenço e água. Lavou o seu rosto e o enxugou com o lenço, e seu divino semblante ficou plasmado no lenço. Ananias levou a Edessa este lenço e a carta do Salvador. Com muita reverência Abgar recebeu o que Jesus lhe havia enviado e a sua cura foi imediata; apenas um pequeno vestígio da sua terrível aflição permaneceu em seu rosto até a chegada do discípulo prometida pelo Senhor. Este discípulo foi São Tadeu (21 de agosto) um dos dos Setenta Discípulos, que lhe anunciou o Evangelho, batizou o devoto Abgar e todas as pessoas de Edessa. Esta é, portanto, a tradição sobre a imagem que hoje se venera, como a «Imagem não feita por mãos humanas», a «Sagrada Face»
Tradução e publicação neste site com permissão de
Trad.: Pe. André 
Uma Tradição da Igreja diz que o rei Abgar da cidade de Edessa, que estava doente com lepra, teve um sonho no qual ele via Nosso Senhor sendo perseguido, aprisionado e martirizado. Então ele envia um emissário em busca deste que ele considerava um grande Profeta visto em seu sonho. Quando o emissário do rei, depois de muito procurar, afinal encontra com Jesus Lhe diz: “o meu rei pede que o Senhor venha comigo pois em nosso país o Senhor estará protegido, o meu rei não deixará que nada Lhe aconteça”. Jesus responde: que agradecia mas não podia aceitar, afinal Ele veio para os Seus e além disso era preciso que Ele cumprisse a Vontade do Pai. O emissário replica que o seu rei era muito rigoroso e portanto ele não poderia voltar de mãos vazias. Então Nosso Senhor Lhe pede um lenço que ele trazia e com este lenço enxuga o rosto, dobra-o e devolve ao emissário pedindo que ele o entregasse ao rei, o emissário assim faz. Quando o rei recebe o lenço desdobra-o e ao interior do lenço vê impresso a imagem da Santa Face e fica curado de sua doença. Esta imagem é chamada pelos ortodoxos de “Aquiropita” (não pintado por mãos humanas). Esta imagem ficou na cidade de Edessa até o ano 944, quando então o Imperador de Bizâncio manda buscá-la, para com ela fazer uma procissão em volta das muralhas da cidade, a fim de protegê-la do ataque dos turcos e este expediente realmente teve sucesso. Até hoje no dia 16/ 29 de agosto celebra-se a Festa da transladação de Edessa para Constantinopla do ícone Aquiropita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário