|
Imagem em pedra de Santo Ovídio |
Segundo fontes hagiográficas do século XVI, s. Audito era um cidadão romano siciliano; o papa s. Clemente I, enviou-o para Braga em Portugal, onde se tornou o terceiro bispo da cidade (95) e depois martirizado por sua fé em 135. Os portugueses de Braga o chamavam de Ouvido (tradução popular do latim Auditus), que nas histórias dos séculos XVI e XVII foi transformado em Ovídio, tanto que na anterior lápide colocada sobre o seu túmulo na Sé de Braga, que trazia a inscrição: “+ ossos b. Auditorias. Episcopi”, foi então colocada a inscrição: “+osso s. Ovidii tertii bracarensis episcopi".
Testemunhos do século XVII afirmam que em muitas ermidas antigas, situadas na serra lusitana, s. Audito foi representado em trajes romanos ou episcopais ou eremitas, segurando o Evangelho na mão esquerda; essas pinturas são a prova do antigo culto prestado a ele.
Por causa de seu nome, s. Audito sempre foi invocado contra doenças do aparelho auditivo; sob a base de seu sepulcro na catedral, havia dois orifícios nos quais o surdo, inserindo os dedos e depois os colocando nos ouvidos, era a forma habitual e devota de implorar a intercessão do santo por sua cura.
A festa deste bispo de Braga celebra-se a 3 de junho.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário