São Teobaldo nasceu por volta de 1100 em Vicoforte, então chamado Vico, na província de Asti, e pertencia à família Roggeri, da pequena nobreza local. Ainda criança, ficou órfão de ambos os pais.
Com a idade de doze anos, sozinho, mudou-se para Alba, onde passou a trabalhar na oficina de um sapateiro que o recebeu em sua casa.
Quando seu benfeitor morreu, a viúva lhe disse que gostaria de vê-lo casado com sua filha Virida, Teobaldo, recusou-se e foi como um peregrino a Santiago de Compostela, mendigando de porta em porta.
Voltando a Alba, ele decidiu fazer-se carregador, considerado o mais humilde entre os ofícios. Com a renda limitada de seu trabalho, ele ajudava os pobres, dormindo ao ar livre no adro da aldeia.
Um dia, arrependido de ter reagido a uma ofensa, como penitência, começou a dormir na pedra da escadaria da igreja de San Lorenzo, onde também servia como sacristão.
Uma noite, quando ele foi visitar a viúva do sapateiro, ele foi atingido por uma doença grave, como pouco se alimentava, não resistiu e morreu com apenas 50 anos. Era o ano de 1150.
Segundo seus desejos, ele foi enterrado no espaço entre as duas igrejas de San Lorenzo e San Silvestro. Seu culto foi oficialmente reconhecido em 1841.
São Teobaldo Roggeri é considerado o protetor dos sapateiros, carregadores e mendigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário