quarta-feira, 3 de maio de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Homens e mulheres de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Oração sem reza
 
Há grandes homens e mulheres de oração! Bonito! Dia e noite orando! Claro que havia gente trabalhando para comer, viver e rezar tranqüilos. Aí é fácil! Pergunto: como pode dedicar-se assim à oração um filho de Deus que tem um dia cheio, a partir da madrugada até à noite? Que oração pode fazer quem vive assim a vida? Muitas vezes as pessoas dizem que não tem tempo para rezar. Então explico que rezar é falar com Deus. Respondem: Eu passo o dia inteiro falando com Ele. Orei o dia inteiro e não tive tempo de rezar. É certo que o povo reza muito. É bonito ver pessoas, ao passaram diante de uma igreja e fazerem o sinal da Cruz. É sinal que há vida de oração. Quantos que, mesmo estando encima de uma moto a 100 Km/h em pleno centro de uma cidade grande (não é aconselhável), reflete, pensa e reverencia Deus e a humanidade através de segundos de seu tempo? Por exemplo quando se está a viver na correria das metrópoles, vendo uma mulher grávida, olha-a, admira e, como se fizesse um raio-x instantâneo, percebe dentro daquele ventre a própria manifestação de um Deus humano. Ali esta pessoa ora por ver Deus presente na mulher grávida. Ali percebe Deus vivo! Esta oração não tem regras, mas brota das necessidades da vida. O importante é falar com Deus com as palavras que Ele entende, pois nos conhece. Há belíssimos modos de oração propostos pela Igreja, mas cada um deve procurar o modo que lhe convém. Rezar é falar com Deus. Falar o que? Contar o que está acontecendo. É pedir o que precisa para si ou para os outros; É agradecer; É dizer que O ama. Mas Deus não sabe? Sim! Quer ouvir de você pois cada coração tem sua tonalidade. Desenvolva a oração sem hora que você achará hora para rezar. 
Rezar sem tempo de rezar 
 Damos ao povo muitas receitas de oração, mas não ensinamos a rezar em qualquer hora e em qualquer lugar. Quando tivermos oportunidade de ter nosso tempo para rezar conforme o figurino, aproveitemos. É preciso contudo aproveitar o tempo que o tempo não dá e costurar sua vida na vida de Deus. Podemos perguntar: Que tempo o trabalhador tem? Todo tempo. Não pode ficar com inveja do outro que tem tempo para oração, pois você tem a oração na mão. Deus está com você. À medida que se encontra com Ele, encontra Nele o mundo. Se a vida corrida deixa tempo para a celebração eucarística, aprenda a fazê-la no seu dia a dia. A Eucaristia é completa como oração. Assuma esses ensinamentos de oração de pedido, ação de graças, súplicas, louvores e faça-os onde está. Assuma a comunhão com Deus e os irmãos. Assim a missa continua no seu lar, trabalho e diversão.
Pedaços de oração 
Podemos fazer as orações decoradas ou escritas. Não há regras: Por ex. um terço pode ser feito aos pedaços, quer dizer, dezenas, mistérios. Melhor costurar a vida com um terço em pedaços do que não encontrar o tempo para rezar um terço. Reza um mistério aqui, outro ali. Assim reza até mais. Você participou da missa, comungou. Leve umas partes da celebração e vá repetindo pelo dia a dia. Lembre-se duma palavra, um texto, uma oração ou a Palavra que foi lida e explicada. Sabemos que o céu estrelado é tão belo quanto o grande sol ardente. Onde está, é ali que fala com Deus. Depois que se habituar, se torna normal. Jesus fala para entrar no quarto e rezar. O quarto é o coração e sua Igreja. Quando for à missa levará o cesto cheio das orações do dia a dia. Essa é uma proposta para a vida do leigo no mundo. Assim temos homens e mulheres de Deus de que o mundo precisa.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO 
EM SETEMBRO DE 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário