sexta-feira, 5 de maio de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “As forças do coração”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Ser uma bênção
 
Muita gente fala quem tem gente de olho gordo para seu lado porque comprou isso ou fez aquilo. Por isso precisa benzer. Mas nunca ouvi falar que alguém esteja de olho magro, gostando do que fez. Se pensarmos que os outros podem nos fazer mal, podemos pensar que podemos fazer bem aos outros. Todos nós temos Deus no coração, mesmo que nosso coração não esteja muito voltado para Deus. Nem por isso Deus se nega a ouvir nossa oração, sobretudo a oração que fazemos pelos outros. A força da oração vem e não de nossa grandeza. Quem reza em nós é o Espírito” (Rm 8,26). Por isso, todas as de Deus orações tem valor. Deus não despreza a oração de ninguém. Posto isto, sabemos que uma das grandes energias do coração é abençoar os outros. Aprenda a abençoar as pessoas. Quem vem a seu encontro receba no coração uma bênção que você lhe dá. Aprenda a olhar as pessoas e dizer internamente: “Deus te abençoe”. Deus, passando por você para abençoar o outro, deixará fiapos Dele em você. Abençoando, está sendo abençoado por Deus. Isso não precisa ser falado, mas orado. Tanto podem abençoar os que vivem cheios de Deus, como os que vivem nas dificuldades espirituais, dizemos, pecados. Ninguém é tão mau que não tenha algo de bom. Quanto mais você abençoa, mais abençoado será. Existem pessoas que em troca de uma maldade devolvem a pessoa má a Deus. É fruto da bênção devolver Deus à pessoa maldosa. E devolvem Deus à pessoa maldosa! É preciso ensinar ao povo rezar assim. Você que vê tanta gente, pode estar sempre abençoando. É o que Jesus disse: é preciso orar sempre (Lc 18,1). 
Ruminando Deus 
Não é bonito falar deste modo, mas explica. Nós sabemos que, se Deus nos alimentou, aproveitemos para absorver esse alimento no dia a dia. Pense, recorde, aumente e digira aquilo que lhe foi oferecido. Um de meus paroquianos, das barrancas do Rio da Garça, comentava minhas homilias e dizia diversas coisas que eu não havia dito. Eu sabia que, refletindo no que eu dissera, acrescentava suas reflexões sobre aquele assunto. É isso que chamo de ruminar. Esta reflexão pode ser feita sobre palavras, acontecimentos e imagens que nos são apresentadas. Mesmo as coisas erradas da vida podem ser motivo de reflexão. Podemos igualmente rezar sobre essas coisas, isto é, falar com Deus sobre o acontecimento. Não se trata de fazer discurso para Deus, mas em pequenas frases, falar com Ele. Agradecemos, pedimos, nos entregamos, confiamos! 
Com os olhos Deus 
Aprendi uma coisa bonita de um redentorista do Zimbabwe, Pe. Séan Walles: É preciso contemplar o mundo como Deus vê, com olhos de misericórdia. Nós gostamos de um Deus juiz, sobretudo quando é para julgar os outros. Para nós pedimos misericórdia. É preciso olhar com os olhos Dele: Olhos de compaixão e misericórdia. Deus olha sempre amando, vendo em cada pessoa o Filho querido, Jesus. Jesus era sempre o agrado do Pai. O padre retoma o assassinato dos monges trapistas de Tibhirine, na Argélia (27.03.96). O superior, Pe. Christian, deixou um testamento. O que é essencial é sua atitude diante da morte. Ele espera satisfazer sua mais ávida curiosidade: “é isto que serei capaz de fazer, se Deus quiser: imergir meu olhar no olhar do Pai”. A espiritualidade do leigo será consistente se ele encarar a realidade da família, do trabalho, da diversão, das amizades, das dificuldades como Deus as vê. Estas são grandes forças do coração.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM SETEMBRO DE 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário