Maria de Cleofas e Salomé estão entre as mulheres piedosas que na manhã de Páscoa vão ao túmulo de Jesus para ungir o seu corpo e receber o anúncio da Ressurreição. Maria, esposa de Cleofas, é a mãe de Tiago, o Menor; Salomé, por outro lado, é identificada como a esposa de Zebedeu, mãe de Tiago e João.
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Etimologia: Salomé = feliz, do aramaico; paz, do hebraico
Martirológio Romano: Em Jerusalém, comemoração das santas mulheres Maria de Cleofas e Salomé, que juntamente com Maria Madalena vieram na manhã de Páscoa ao túmulo do Senhor para ungir o seu corpo e foram as primeiras a ouvir o anúncio da sua ressurreição.
O santo celebrado hoje não tem nada a ver com a mulher homónima mencionada pelo evangelista Marcos (Mc 6, 21-28) como instigadora do assassínio de São João Baptista. Santa Salomé, segundo o Martyrologium Romanum que se refere às citações explícitas do Evangelho, esteve com Santa Maria de Cleofas, também hoje comemorada, e Santa Maria Madalena uma das primeiras discípulas do Senhor que na manhã de Páscoa foi ao sepulcro e assim ouviu o anúncio da Ressurreição.
Eis as passagens do Evangelho de Marcos, onde o nome de Salomé aparece apenas duas vezes: «Havia também algumas mulheres que observavam de longe, entre outras: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, o Menor, de José e Salomé» (Mc 15, 40) e «Depois do sábado, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé compraram especiarias para ir embalsamar Jesus» (Mc 16; 1).
A tradição, no entanto, geralmente identifica em Santa Salomé também aquela mulher anônima mencionada duas vezes pelo evangelista Mateus como esposa de Zebedeu e, portanto, mãe dos apóstolos Tiago e João: "Entre eles estava Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José e mãe dos filhos de Zebedeu" (Mt 27,56) e "Então a esposa de Zebedeu, juntamente com seus dois filhos, aproximou-se de Jesus e se jogou aos seus pés. pedir-lhe alguma coisa» (Mt 20, 20).
Uma outra lenda fantasiosa também identificaria Salomé com a sogra de São Pedro curada por Jesus: "Imediatamente depois, eles deixaram a sinagoga e foram para a casa de Simão e André, juntamente com Tiago e João. A sogra de Simone estava na cama, com febre. Assim que entraram, contaram a Jesus sobre ela. Ele se aproximou da mulher, pegou-a pela mão e a levantou. A febre desapareceu e começou a servi-los." (Mc 1,29-31)
As numerosas lendas que nascem sobre ele, como aliás também sobre as várias outras figuras evangélicas, narram que, depois da Ascensão do Senhor, os apóstolos se propuseram a anunciar o Evangelho a outros povos. Salomé, depois de uma longa peregrinação na companhia de San Biagio e San Demetrio chegou a Veroli, hoje na província de Frosinone. O santo, cansado da viagem, pediu hospitalidade a um pagão, mais tarde batizado com o nome de Mauro, não muito longe das muralhas da cidade. Seus companheiros entraram na cidade e sofreram o martírio. Salomé permaneceu na casa de Mauro, converteu-o ao cristianismo e depois de cerca de seis meses morreu, em 3 de julho de um ano não especificado.
Com reverência, Mauro recolheu os restos mortais para sepultamento, fechados em uma urna de pedra, na qual gravou as palavras: "Hae sunt reliquiae B. Mariae Matris apostolorum Jacobi et Joannis". Assustado com a possibilidade de sofrer o martírio nas mãos dos pagãos, Mauro encontrou refúgio na Gruta de Paterno, onde morreu após três dias. Muito tempo depois, alguns pagãos encontraram a urna contendo as relíquias do santo e informaram o diretor: este, acreditando que havia escondido um tesouro, ordenado a abri-lo, encontrou os restos mortais do santo, mas sem prestar atenção à epígrafe ordenou com desprezo jogá-los na praça.
Enquanto isso, um homem grego pensou em salvar o precioso tesouro depois de ler a inscrição e, à noite, ele furtivamente recolheu todos os ossos, envolveu-os em um pano e levou-os para fora da cidade perto das muralhas. Depois, na pedra e num papel, escreveu as palavras: "Maria Mater Joannis Apostoli et Jacobi ene ista". Finalmente ele escondeu tutele deixou a cidade em um penhasco esperando para trazer a urna para sua terra natal, depois de ter retornado de uma viagem a Roma. Devido a circunstâncias imprevistas, no entanto, o homem não pôde realizar seu projeto e o corpo foi encontrado em 1209 por um certo Tomé, a quem São Pedro e mais tarde Santa Salomé apareceram em um sonho e revelaram a história e o local do enterro.
A descoberta ocorreu em 25 de maio e "Três dias depois, o bispo de Penne, o abade de Casamari e o abade de Sant'Anastasia, em Roma, com alguns de seus monges, estavam presentes no local. Enquanto os dois Bispos levantavam as relíquias para mostrá-las à multidão reunida de quase cinco mil homens, o sangue escorria de um osso da tíbia, como não é o caso dos ossos secos separados da carne por tantos anos. Ao ver isso, todo o povo deu graças a Deus". A cabeça e os braços foram amarrados em caixas de prata e mantidos no tesouro da catedral, enquanto os outros ossos foram colocados em uma pequena urna que foi mantida sob o altar do pequeno oratório que foi construído no local da descoberta. Mais tarde, a atual basílica foi construída sobre o oratório. Durante o terramoto de 1350 a igreja sofreu sérios danos e as relíquias foram transferidas para a Catedral, para regressar novamente à basílica em 1742.
Autor: Fabio Arduino
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