sábado, 11 de março de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Meu Senhor e meu Deus!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Recebei o Espírito Santo
 
O Mistério Pascal de Cristo manifesta-se como um todo nos diferentes momentos de sua vida. João, por exemplo, anuncia o dom do Espírito também no momento de Sua morte: “E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo, 19,30). Assim, na tarde da Ressurreição Jesus O dá aos apóstolos reunidos no Cenáculo: “Soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Soprar significa dar o dom da vida nova, como fora dado a Adão (Gn 2.7), o sopro de vida. Recebem também a missão. Enviando os discípulos, repete o gesto do Pai que O enviou. O envio é feito em união com o Espírito que sustentará a missão evangelizadora e renovadora, pois vão com o poder de perdoar os pecados, para a grande reconciliação com Deus e com os irmãos. Cada manifestação do Espírito se endereça a uma necessidade a Igreja: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados” (Jo 20,23). O Ressuscitado é o mesmo que fora crucificado: “Mostrou-lhes as mãos e o lado”. Ele tem agora a humanidade divinizada com os sinais de sua Paixão e Morte. Jesus, nesse momento de sua aparição, dá a paz (shalom) que significa salvação total, repouso em Deus, meta da obra redentora. A presença do Ressuscitado entre os discípulos é criação da nova comunidade que O tem em seu meio. Tomé, que duvidara do testemunho dos apóstolos, ao tocar suas chagas, faz a maior profissão de fé que se espera do discípulo: “Meu Senhor e meu Deus”. A fé nos dá o Shalom de Deus, a paz e a redenção. 
Um só coração e uma só alma 
Lucas, mostrando a vida da comunidade, não quer só fazer um retrato, mas apresentar o projeto de Jesus. Crer que Cristo Ressuscitou é mostrá-lo vivo na comunidade pelos frutos do amor. A comunidade continua o testemunho para que todos creiam, como o fez João. Ela é também um sinal. “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma” (At 4.32). Esta comunhão de bens espirituais e materiais são o primeiro fruto da fé que nos faz um com Cristo: “Embora muitos formamos um só corpo, assim também é Cristo”. É impossível fazer a comunhão de alma, sem fazer a comunhão de bens. Assim podemos continuar sua missão de reconciliação universal, pois a comunidade é a semente dessa nova criação. Professar a fé em comunidade é constituí-la como Corpo de Cristo. Alimentados pelo Corpo do Senhor anunciamos. A comunidade nasce do Espírito Santo, como nasceu, por obra dele, Jesus. 
Felizes os que crerem sem ter visto 
Jesus, ao recriminar Tomé que acreditou só quando viu, proclama felizes nós que cremos nEle sem ter visto. Esta é a fé madura. Nós, cristãos fracos, gostamos de ver para crer, como Tomé. Gostamos de milagres, de consolações de Deus, de sucesso nos bens materiais, sem problemas de saúde, financeiros ou familiares. Tudo em perfeito estado. Sabemos que a fé sem falsas seguranças é muito mais rica, curativa, solucionadora de problemas, pois nos apoiamos em Deus. É por isso que João escreve: “Felizes os que creram ser ter visto” (Jo 20,29). É tempo de a comunidade mudar seu modo de viver a fé em Jesus, acolhendo sua Vida e Palavra. Quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia, temos a presença do Ressuscitado que nos dá o Espírito e nos faz seu Corpo. 
Leituras: Atos 4,32-35; Salmo 117; 
1Jo 5,1-6; João 20,19-31 
1. O M. Pascal de Cristo manifesta-se, como um todo, nos diferentes momentos de sua vida. João, p.ex., anuncia o dom do Espírito também no momento da Morte. Na tarde da Ressurreição Jesus sopra sobre os apóstolos para dar a Vida Nova. Recebem também a envio para a reconciliação com Deus e os irmãos. Jesus dá a Paz, o Shalom, que significa a salvação total. Sua presença entre os discípulos é a criação da nova comunidade que O tem em seu meio. A profissão de fé de Tomé é a profissão que se espera do discípulo. 
2. Lucas não faz um retrato da comunidade, mas apresenta o projeto de Jesus. Crer é mostrar Cristo vivo na comunidade, pelos frutos do amor. A comunidade continua o testemunho para que todos creiam. A comunhão de bens espirituais e materiais é fruto da fé. É impossível a comunhão de alma, sem fazer a comunhão de bens. Assim podemos continuar a missão de reconciliação. Também a comunidade nasce do Espírito. 
3. Jesus proclama felizes os que acreditaram sem ter visto. Esta é a fé madura. Nós também gostamos de ver para crer. Gostamos de milagres, sucessos materiais, curas para aceitar a fé. É preciso fé, sem falsas seguranças, vivendo a fé em Jesus e acolhendo sua Vida e Palavra. Na Eucaristia temos a presença do Ressuscitado que nos dá o Espírito e nos faz seu Corpo. 
Atrasado, mas na hora certa. 
Jesus se manifestava aos discípulos reunidos. Devia ser um sonho! Tomé, não estava. Jesus saúda com a paz! Depois diz: Como Pai me enviou, eu também vos envio”. Soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”. “A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados”. Jesus ressuscitado está presente, enviado pelo Pai, dá o Espírito para a remissão. Inaugurou a missão com toda força de Cristo Vivo. Tomé não estava. Como não viu, não acreditou, pois acreditaria se tocasse. Jesus vem de novo. E vai direto a Tomé e diz que toque no lugar das chagas para dizer que era o mesmo que fora crucificado. Tomé faz a maior profissão de fé do Evangelho: “Meu Senhor e meu Deus”! Jesus emenda: você acreditou porque viu. Feliz aquele que acreditar sem ter visto. Quem é esse: você! A comunidade reunida no amor! 
Homilia do 2º Domingo da Páscoa(19.04.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário