Eustáquio de Luxeuil, ou Eustace, Eustache francês (França, ca. 560 - Luxeuil-les-Bains, 29 de Março 629), monge, era então abade de Luxeuil da regra colombaniana, é venerado como um santo pela Igreja.
Eustáquio se tornou monge em Luxeuil-les-Bains, abadia fundada por São Columbano em torno de 590 tornando-se seu discípulo.
Ele logo assumiu o mosteiro e tornou-se um professor qualificado e dirigiu as escolas monásticas abertas a todos, ambos os monges e leigos nobres, mas também aos pobres.
Em 611, ele se tornou, abade de Luxeuil, quando São Columbano teve que sair do mosteiro por discussões com os nobres Merovíngios sendo até mesmo preso.
Eustáquio também interveio na disputa entre Santa Fara e seu pai Cagnerico, conde de Borgonha, a menina queria se dedicar a Deus contra a vontade do pai, que havia prometido casá-la.
São Columbano tinha-a baptizado, e percebeu sua vocação, seu pai prometeu respeitar os desejos dos jovens, mas depois mudou de ideia.
De repente, a menina ficou muito doente, totalmente perdeu a visão e ficou em um estado catatónico, quando a mãe aflita se lembrou de sua promessa ao seu marido feita a Columbano e chamou Eustáquio.
Ele revelou que se o pai Cagnerico, deixasse a menina livre para se dedicar a Deus, ela poderia ser facilmente curada.
O pai foi novamente forçado a prometer, sob pressão da mãe e de Eustáquio mesmo; Fara miraculosamente despertou depois da bênção de Eustáquio, e recuperou a saúde. Mas, novamente, o pai mudou de ideia. A jovem prontamente deixou a casa da família e se refugiou na igreja local de São Pedro.
Eustáquio, informado do que estava acontecendo, deixou Luxeuil e se dirigiu à igreja de São Pedro. Ele advertiu severamente Cagnerico, entrou na igreja e impôs o véu sobre a menina. Ela então fugiu para Luxeuil com seus irmãos, os santos Cagnoaldo e Farone.
Então fundaram a abadia de Faremoutiers e a ordem feminina desse ramo, que segue a regra de São Columbano.
Em 614, Santo Eustáquio visitou São Columbano em Bobbio para convencê-lo a retornar à Luxeuil convidado pelo novo rei Clotário II, mas o santo irlandês escolheu ficar na abadia de Bobbio.
Em 615 , com a morte de Columbano ficou directamente como 2 º abade de Luxeuil, mas também fazendo um trabalho missionário na Baviera.
Em 627, o Concílio de Macon defendeu e fez aprovar a Regra de São Columbano.
Eustáquio também curou da cegueira santa Salaberga quando esta ainda era uma criança.
Ele morreu em 629, em Luxeuil. Ele foi sucedido pelo abade São Valdeberto como 3º abade.
A sua festa celebra-se em 29 de Março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário