quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Santo Honório(Honorato). Bispo de Milão.

Honorato de Milão foi arcebispo de Mediolano (atual Milão) de 576 a 572. A Igreja Católica o venera como santo e celebra sua memória em 8 de fevereiro.
Biografia 
Segundo uma tradição da Baixa Idade Média, ao menos desde o fim do século XIX ele era considerado pertencente à família milanesa dos Castiglioni. Honorato foi eleito arcebispo depois do trágico período da peste em Milão, doença que levou à morte seus dois predecessores. Depos de somente dois anos de episcopado, com o ataque de Alboíno, rei doslombardos, Honorato fugiu a Gênova com toda a sua corte, o clero ordinário (aqueles em serviço nas duas catedrais) e as famílias abastadas da cidade: dessa data em diante, os arcebispos de Milão ficaram em Gênova pelos oitenta anos seguintes. O afastamento do arcebispo da sede de Milão determinou uma crise não apenas na vida da cidade, mas também na sua função de sé episcopal, comprometendo as relações entre o titular da cátedra e seus fiéis que ficaram sob dominação lombarda, principalmente depois da Controvérsia dos Três Capítulos. Embora tivesse abandonado apressadamente o seu povo para tutelar a instituição da Igreja milanesa, Honorato é louvado por seu interesse pelos pobres de Milão. Em 572, ele morreu em Gênova, onde foi sepultado.
Um vínculo particular une a figura do bispo Honorato à do grande bispo de Milão, Ambrósio: Honorato administrou os sacramentos a Santo Ambrósio, apoiando-o no momento de sua morte, de modo semelhante, também o grande bispo milanês havia apoiado Honorato anteriormente para que este assumisse a cátedra episcopal de Vercelli, como sucessor do bispo Limenius e do bispo, e santo, Eusébio. Com a morte deste último, de fato, a igreja local foi abalada por consideráveis disputas sobre a escolha do bispo e essas divisões foram ainda mais exacerbadas pela pregação de dois padres milaneses, que contestaram a reforma desejada pelo falecido bispo em relação à disciplina, o ascetismo e o celibato dos sacerdotes, ideias já presentes na regra de vida do clero desejada pelo grande Santo Eusébio. A questão também foi resolvida graças à intervenção de Santo Ambrósio, primeiro com uma carta, que foi seu último escrito, depois pessoalmente, consagrando Honorato, já estimado membro do mosteiro de Eusébio, como bispo, em 396. Evidência da ação pastoral do santo é um poema, gravado na laje sepulcral de seu túmulo, colocado na catedral da cidade ao lado das de Eusébio e Limênio. No texto Honorato é descrito como discípulo digno do mestre Eusébio, com quem havia compartilhado as dores do exílio e da prisão e como pregador da doutrina católica ortodoxa contra as influências arianas ainda presentes. Seu episcopado durou cerca de vinte anos e terminou em 29 de outubro, dia em que ainda é lembrado no calendário litúrgico das dioceses de Vercelli e Milão. Suas relíquias repousam sob a mesa de um altar lateral da catedral de Vercelli. A iconografia do santo, à semelhança típica de um santo bispo idoso, tem um traço específico ao apresentá-lo ao comunicar a morte de Santo Ambrósio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário