Martirológio Romano: Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo: a Ele somente poder, glória e majestade para todo o sempre.
No final do ano litúrgico, celebra-se o 34º domingo do chamado "Tempo Comum".
A solenidade, que costuma cair nos últimos dez dias de novembro, é dedicada a Jesus Cristo Rei do universo. Desta forma, queremos sublinhar que Cristo Redentor é o Senhor da história, o princípio e o fim dos tempos.
A instituição da festa foi decidida pelo Papa Pio XI em 11 de dezembro de 1925, na conclusão do Jubileu celebrado naquele ano. Como escreveu o estudioso padre Francesco Maria Avidano, a relativa devoção é em reparação pelo grito blasfemo contra Jesus, relatado pelos Evangelhos: "Não temos rei senão César".
Nos três dias anteriores à solenidade de Cristo Rei, os devotos recitam um Tríduo específico. As invocações pedem em particular que o Coração de Jesus triunfe sobre todos os obstáculos ao reino do seu amor. Através da intervenção de Nossa Senhora, então, espera-se que todos os povos - desunidos pela ferida do pecado - se submetam ao amor de Cristo.
O Papa Leão XIII, em 11 de junho de 1899, consagrou a Igreja, o mundo e toda a humanidade a Cristo. A fórmula da oração, se for recitada publicamente na solenidade de Jesus Cristo Rei do universo, adquire indulgência plenária.
O ato de consagração está repleto de referências ao amor de Cristo por toda a humanidade. Um amor que se fez visível precisamente na doação total de si na cruz. A oração é também um pedido de perdão coletivo e diz entre outras coisas: «Muitos, infelizmente, nunca te conheceram; muitos, desprezando os teus mandamentos, te rejeitaram. Ó benigníssimo Jesus, tende piedade de um e de outro e atrai todos ao vosso Sacratíssimo Coração. Ó Senhor, sê rei não só dos fiéis que nunca se afastaram de ti, mas também dos filhos pródigos que te abandonaram”.
Autor: Saverio Gaeta
Esta festa foi introduzida pelo Papa Pio XI, com a encíclica "Quas primas" de 11 de dezembro de 1925, coroando o Jubileu celebrado naquele ano.
É pouco conhecido e, talvez, um pouco esquecido. Assim que foi elevado ao trono papal em 1922, Pio XI condenou explicitamente o liberalismo "católico" em sua encíclica "Ubi arcano Dei". Ele entendeu, porém, que uma reprovação em uma encíclica não valeria muito, visto que o povo cristão não lia as mensagens papais. Aquele sábio pontífice pensou então que a melhor forma de educá-lo era usar a liturgia. Daí a origem do "Quas primas", no qual demonstrava que a realeza de Cristo implicava necessariamente (e implica) o dever dos católicos de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tender para o ideal do Estado católico: "Acelerar e apressar esse retorno [à realeza social de Cristo] com sua ação e obra seria dever dos católicos”. Ele, portanto, declarou para instituir a festa de Cristo Rei, explicando a sua intenção de opor assim “um remédio muito eficaz para aquela peste que permeia a sociedade humana. A praga de nossa época é o chamado secularismo, com seus erros e incentivos ímpios”.
Esta festividade coincide com o último domingo do ano litúrgico, indicando assim que Cristo Redentor é o Senhor da história e do tempo, a que estão sujeitos todos os homens e as demais criaturas. Ele é o Alfa e o Ômega, como canta o Apocalipse (Ap 21, 6). O próprio Jesus, perante Pilatos, afirmou categoricamente a sua realeza. À pergunta de Pilatos: «Então tu és rei?», o Divino Redentor respondeu: «Tu o dizes, eu sou rei» (Jo 18,37).
Pio XI ensinou que Cristo é verdadeiramente Rei. De fato, só Ele, Deus e homem - escreveu seu sucessor Pio XII, na encíclica "Ad caeli Reginam" de 11 de outubro de 1954 - "em sentido pleno, próprio e absoluto, .. é rei”.
Seu reinado, explicou Pio XI novamente, "principalmente espiritual e (que) diz respeito às coisas espirituais", se opõe apenas ao de Satanás e aos poderes das trevas. O Reino de que Jesus fala no Evangelho, portanto, não é deste mundo, ou seja, não tem origem no mundo dos homens, mas somente em Deus; Cristo tem em mente um reino imposto não pela força das armas (não é por acaso que diz a Pilatos que se o seu Reino fosse uma realidade mundana o seu povo "teria lutado para que não fosse entregue aos judeus"), mas pela força da Verdade e do Amor.
Os homens nela entram, preparando-se com a penitência, para a fé e para o baptismo, que produz uma autêntica regeneração interior. Continua Pio XI, este Rei exige de seus súditos "não só uma alma desapegada das riquezas e das coisas terrenas, mansidão nos costumes, fome e sede de justiça, mas também que se neguem a si mesmos e tomem a sua cruz" .
Este Reino, porém, já misteriosamente presente, encontrará plena realização no fim dos tempos, na segunda vinda de Cristo, quando, como Supremo Juiz e Rei, vier julgar os vivos e os mortos, separando, como o pastor , "as ovelhas do capri" (Mt 25, 31 ss.). É uma realidade revelada por Deus e desde sempre professada pela Igreja e, mais recentemente, pelo Concílio Vaticano II, que ensinou a este respeito que “aqui na terra o Reino já está presente, em mistério; mas com a vinda do Senhor chegará à perfeição” (constituição “Gaudium et spes”).
Com sua segunda vinda, Cristo recapitulará todas as coisas, fazendo "novos céus e uma nova terra" (Ap 21,1), enxugando e consolando toda lágrima de dor e banindo para sempre o pecado, a morte e toda injustiça da face da terra . O Concílio também escreveu que "neste reino, a própria criação também será libertada da escravidão da corrupção para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (constituição dogmática "Lumen Gentium").
Por isso os cristãos de todos os tempos invocam, já com a oração do Pai Nosso, a vinda do Seu Reino ("Venha o Vosso Reino") e, especialmente durante o Advento, cantam na liturgia "Maranà tha", isto é "Vem , Senhor”, expressando assim a impaciente expectativa da parusia (cf. 1 Cor 16,22).
Pio XI acrescenta ainda que, no entanto, estaria enganado quem negasse ao Cristo-homem o poder sobre todas as coisas temporais, "pois recebeu do Pai um direito absoluto sobre todas as coisas criadas". No entanto - especifica - Cristo, quando esteve na terra, absteve-se de exercer completamente este seu domínio, permitindo - como também hoje - que "os donos o usem devidamente".
Este poder abrange todos os homens. Isso também foi claramente expresso por Leão XIII, na encíclica "Annum sacrum" de 25 de maio de 1899, com a qual preparou a consagração da humanidade ao Sacratíssimo Coração de Jesus no ano santo de 1900. De fato, o Papa Pecci havia escrito que "o domínio de Cristo não se estende apenas aos povos católicos, ou àqueles que, regenerados na fonte batismal, pertencem, estritamente falando, à Igreja, ainda que opiniões errôneas os afastem dela ou a dissensão os separe da caridade; mas também abrange aqueles sem fé cristã, de modo que toda a humanidade está sob o poder de Jesus Cristo”.
Ao não reconhecer a realeza de Cristo na história e ao não se submeter ao seu jugo "suave" e a este fardo "leve", o homem não poderá encontrar a salvação nem a paz autêntica, permanecendo vítima das suas paixões , inimizades e preocupações. Cristo é apenas a "fonte da saúde privada e pública", disse Pio XI. “Nem há salvação em nenhum outro, nem debaixo do céu outro nome foi dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
Longe dele, o homem enfrenta quimeras e sistemas ideológicos abrangentes e enganosos; ao não procurar o seu Reino e a sua Justiça, a humanidade depara-se com os vários "-ismos" da história que, diabolicamente, em nome de um falso progresso social, económico e cultural, degradam cada homem, negando a sua dignidade.
E o século XX não deixou de dar exemplos trágicos disso com os vários regimes autoritários, comunistas e nazistas (que a Igreja condenou vigorosamente), propondo, pela enésima vez, o duro choque entre o Reino de Cristo e o reino de Satanás, que durará até o fim dos tempos.
Basta referir-se aqui, a título de exemplo, apenas ao conturbado período do pontificado do Papa Ratti para se ter uma pálida ideia.
Com a encíclica "Mit brennender Sorge" de 14 de março de 1937 - um dos redatores da qual também foi o cardeal secretário de Estado e futuro Papa Pio XII, Eugenio Pacelli - o Romano Pontífice desaprovou o neopaganismo provocador que prevalecia na Alemanha ( o nazismo), que negava a Sabedoria Divina e a sua Providência, que "reina com força e doçura de uma extremidade à outra do mundo" (Sab 8, 1), e tudo conduz ao bom fim; ele também deplorou certos leiloeiros modernos que perseguem o falso mito de raça e sangue; por fim, culpou as liturgias do Terceiro Reich alemão, verdadeiros ritos pagãos, qualificados como "falsas moedas".
No México, "totalmente enfeitiçado pela Maçonaria", onde os Estados Unidos haviam favorecido - em nome de seus interesses econômicos - o nascimento de um Estado declaradamente anticlerical e anticristão, foram promulgadas pesadas leis restritivas à liberdade da Igreja Católica, estabelecendo a expulsão de padres solteiros, a destruição de igrejas e a supressão até da palavra "adios". O fanático governador anticlerical do estado mexicano de Tabasco, Tomás Garrido Canabal, autor dessas medidas repressivas, em sua fazenda, "La Florida", chegou a chamar, em sinal de desprezo, um touro "Deus", a um burro que ele deu o nome de "Cristo", uma vaca "Virgem de Guadalupe", um boi e um porco "Papa". Seu filho o chamou de "Lenin" e sua filha "Zoila Libertad". Um neto foi nomeado "Luzbel" [Lúcifer], outro filho "Satanás".
Formou-se então um exército de pessoas, os "cristeros", que lutaram ao grito de "Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe! Viva o México!”. Com as mesmas palavras em seus lábios, numerosas hordas de mártires também derramaram seu sangue naquela terra, enquanto seus carrascos exclamavam, enchendo cestas de vime com as cabeças decepadas dos católicos: "Viva Satanás, nosso pai". Foi um verdadeiro "holocausto" passado em silêncio e ignorado. Alguns dos bravos mártires cristãos mexicanos, sob o pontificado de João Paulo II, alcançaram a glória dos altares, como o jesuíta Miguel Agustín Pro, fuzilado sem julgamento. Suas últimas palavras foram apenas "Viva Cristo Rei!".
Esta grave situação de perseguição religiosa foi reprovada por Pio XI com as encíclicas "Nos Es Muy Conocida" de 28 de março de 1937 e "Iniquis Afflictisque" de 18 de novembro de 1926.
Finalmente, manifestou-se uma clara oposição à Rússia soviética, contra o comunismo ateu , condenado pela encíclica “Divini Redemptoris” de 19 de março de 1937, e a respeito da Espanha republicana, abertamente antirreligiosa.
Aqui, o governo republicano socialista de Manuel Azaña Y Díaz proclamou que "a partir de hoje a Espanha não é mais cristã", com o objetivo de "secularizar" o estado. A nova constituição anulou todo o poder da Igreja, a religião católica foi reduzida à categoria de associação, sem apoio financeiro do Estado, sem escolas, exposta à expropriação; com o decreto de 24 de janeiro de 1932 foi declarada a extinção da Companhia de Jesus e confiscados os seus bens; em 1932, o divórcio e o casamento civil foram introduzidos e o crime de blasfêmia foi abolido; cerca de seis mil religiosos foram massacrados. Pio XI reagiu duramente com a encíclica "Dilectissima Nobis" de 3 de junho de 1933.
Estes exemplos demonstram o embate secular, desde a fundação do cristianismo, entre o Reino de Cristo e o de Satanás, e como, ainda na era contemporânea, se contesta a realeza de Cristo, preferindo-a política, econômica, social” ídolos" e pseudo-religiosos.
Autor: Francesco Patruno
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