Coroa do Advento
Um dos sinais externos mais familiares do Advento é a Coroa do Advento. As velas do advento demonstram prontamente o forte contraste entre as trevas e a luz, que é uma imagem bíblica importante. Jesus referiu-se a si mesmo como a “Luz do Mundo” que dissipa as trevas do pecado: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).Ela também nos lembra que, como cristãos, devemos brilhar a luz de Cristo neste mundo. Como Jesus nos diz: Vós sois a luz do mundo ... resplandeça a vossa luz diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5: 14-16)FORMA: A forma circular da coroa, sem começo nem fim, simboliza a eternidade de Deus. Deus não tem começo nem fim. Também simboliza Seu amor infinito por nós - um amor que enviou seu Filho ao mundo para nos redimir da maldição do pecado. Além disso, representa a vida eterna que se torna nossa por meio da fé em Jesus Cristo.NÚMERO: A Coroa do Advento tradicionalmente contém quatro velas que são acesas, uma de cada vez, em cada um dos quatro domingos do tempo do Advento. Cada vela representa 1.000 anos. Somadas, as quatro velas simbolizam os 4.000 anos que a humanidade esperou pelo Salvador do mundo - de Adão e Eva a Jesus, cujo nascimento foi predito no Antigo Testamento. Algumas tradições também incluem uma quinta vela branca de "Cristo" nas coroas do Advento, simbolizando a pureza, e é acesa na véspera do Natal ou no dia de Natal. Muitas coroas podem incorporar uma vela branca, adicionando uma vela pilar ao centro da coroa.COR: Roxo é uma cor litúrgica usada para significar um tempo de oração, penitência e sacrifício e é usada durante o Advento e a Quaresma. Advento, também chamado de "pequena Quaresma", é a época em que esperamos espiritualmente em nossas "trevas" com expectativa esperançosa de nossa redenção prometida, assim como o mundo inteiro fazia antes do nascimento de Cristo, e assim como o mundo inteiro faz agora, quando avidamente aguarda seu retorno prometido. Podemos literalmente sentir a sala iluminada conforme progredimos nesta temporada de preparação espiritual!NOTA: Como não é fácil obter vela roxa, normalmente usa-se velas brancas, vermelhas, ou na cor da cera de que é feita.E MAIS:O uso de sempre-vivas nos recorda de nossa vida eterna com Cristo; as folhas pontiagudas do azevinho e as bagas vermelhas representam a coroa de espinhos da Paixão de Jesus e de Seu Precioso Sangue; e pinhas simbolizam a ressurreição de Cristo.MAS HÁ AINDA MAIS ...Não apenas a Coroa do Advento em si está repleta de simbolismo e significado, mas cada um dos domingos carrega um tema próprio. Neste artigo, exploraremos o primeiro domingo do Advento e observaremos como toda a história do Natal se desenrola para nós a cada ano - se estivermos prestando atenção.Para esse fim, exploraremos os três “ajudantes” para um Advento vantajoso - penitência, jejum e oração. Incluído uma explicação clara dos ensinamentos da Igreja Católica sobre a necessidade desta abordagem contra-cultural para se preparar para o nascimento de Nosso Salvador.Acendendo a primeira vela do AdventoEmbarcamos em nossa jornada do Advento ao acender a primeira vela. Se há crianças em casa, dá para sentir a emoção aumentar à medida que clamam para ver quem vai acendê-la! Quando a primeira vela é acesa, a seguinte oração pode ser dita por um líder ou por todos reunidos:Antes de acender a vela, reze: Ó Deus, regozijando, nos lembramos da promessa de seu Filho. Como a luz desta vela, que a bênção de Cristo venha sobre nós, iluminando nosso caminho e guiando-nos por sua verdade. Que Cristo nosso Salvador traga vida às trevas do nosso mundo e para nós enquanto esperamos por Sua vinda. Pedimos isso por Cristo nosso Senhor. Amém.Adicionando a seguinte invocação de acordo com a semana:PRIMEIRA SEMANA:Ó Emmanuel, Jesus Cristo,Desejo de cada nação,Salvador de todos os povos,Venha e habite entre nós.Esta vela tem sido tradicionalmente chamada de "Vela do Profeta", lembrando-nos que Jesus está voltando. A virtude teológica da ESPERANÇA está no centro da primeira semana do Advento. Esta é a virtude praticada pelos profetas e toda a raça judaica por 4.000 anos, enquanto esperavam pelo Salvador prometido. E é a virtude que cada cristão deve praticar ao longo de sua vida e é tão bem definida no Ato de Esperança: “... espero obter o perdão dos meus pecados, com a ajuda de Tua graça e a vida eterna”.“Ajudante” da Esperança - PenitênciaAo longo dos tempos, a Igreja Católica nos encorajou a fazer penitência em antecipação à vinda de Cristo. Como pecadores, todos nós sabemos instintivamente que precisamos fazer penitência por nossos pecados e uma vez que a praticamos, estamos novamente cheios de esperança na promessa de salvação.O Advento é também um período de penitência... não pensamos nisso, O Advento também é um tipo de reconhecimento da nossa distância de Deus, ainda mais numa época de antecipação e alegria, mas há uma natureza penitencial nisso.Para viver o espírito penitencial do Advento, o Pe. Kleczewski ofereceu várias dicas. Além de se confessar durante a temporada, como fazem durante a Quaresma, os católicos podem desistir de algo, fazer orações extras ou realizar atos de caridade, comprando presentes para uma criança pobre.O Frei Kleczewski comparou a expectativa do Advento e do Natal com uma criança que espera a volta dos pais. “Estamos esperando, esperando, e esperando que eles voltem para casa, mal podemos esperar que eles voltem para casa. Bem, é disso que se trata o Advento, é sobre a espera e a edificação do anseio tanto para o reino vindouro, mas também para a celebração do nascimento de Cristo ", disse ele.A esperança é a virtude que praticamos para alimentar e sustentar nossa espera.O PASTOR DE NOSSAS ALMAS - A IGREJA CATÓLICAVamos enfrentar isto: falar sobre penitência no mês de dezembro, quando todos estão correndo para comprar presentes, é muito contra-cultural. Mas também o é a obediência a uma autoridade superior e é para esta autoridade - a Igreja Católica - que agora nos voltamos.DECLARAÇÃO EMITIDA PELA CONFERÊNCIA NACIONAL DE BISPOS CATÓLICOS 18 DE NOVEMBRO DE 1966"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós... Se dissermos que não pecamos, fazemos [Deus] mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1 Jo 1: 8-10).• Assim, as Sagradas Escrituras declaram que nossa culpa é universal; daí a obrigação universal do arrependimento que Pedro, em seu sermão no Pentecostes, declarou necessária para o perdão dos pecados (Atos 2:38). Daí, também, o constante reconhecimento da Igreja de que todos os fiéis são obrigados pela lei divina a fazer penitência. Quanto ao fato do pecado, nós, cristãos, não podemos reivindicar nenhuma exceção, portanto, da obrigação de penitência, não podemos pedir isenção.• As formas e os períodos de penitência variam de tempos em tempos e de pessoa para pessoa. Mas a necessidade de conversão e salvação é imutável, assim como a necessidade de que, confessando nossa pecaminosidade, realizemos, pessoalmente e em comunidade, atos de penitência e conversão interior.• Por estas razões, os povos cristãos, membros de uma Igreja ao mesmo tempo santa, penitente e sempre em processo de renovação, observaram desde o início os tempos e os dias de penitência. Eles o fizeram por meio de observâncias penitenciais comunitárias, bem como por atos pessoais de abnegação; imitaram o exemplo do próprio Filho imaculado de Deus, a respeito de quem as Sagradas Escrituras nos dizem que foi ao deserto para jejuar e orar quarenta dias (Mc 1,13). Assim, Cristo deu o exemplo ao qual Paulo apelou ao nos ensinar como nós, também, devemos chegar às medidas maduras da plenitude de Cristo (Ef 4:13).• Dos muitos períodos penitenciais que em um momento ou outro entraram no calendário litúrgico dos cristãos (que neste ponto preservaram a sagrada tradição de seus ancestrais espirituais hebreus), três sobreviveram particularmente aos nossos tempos: Advento, Quaresma e o vigílias de certas festas.Advento• A mudança de costumes, especialmente em relação à preparação para o Natal, diminuiu a apreciação popular do tempo do Advento. Algo parecido com o clima de férias do Natal parece agora ser antecipado nos dias do tempo do Advento. Como resultado, esta época infelizmente perdeu em grande medida o papel de preparação penitencial para o Natal que antes tinha.• Católicos zelosos têm se esforçado para manter vivos ou restaurar o espírito do Advento, resistindo à tendência de se afastar das disciplinas e austeridades que uma vez caracterizaram a temporada entre nós. Talvez seu propósito devoto seja melhor realizado, e o ponto do Advento seja mais bem promovido se confiarmos na renovação litúrgica e na nova ênfase na liturgia para restaurar sua compreensão mais profunda como um período de preparação eficaz para o mistério da Natividade.• Por estas razões, nós, os pastores das almas desta Conferência, apelamos aos católicos para fazerem do tempo do Advento, a partir de 1966, um tempo de meditação sobre as lições da liturgia e de maior participação nos ritos litúrgicos pelos quais os mistérios do Advento são exemplificados e seu efeito santificador é realizado.• Se em todos os lares, igrejas, escolas, retiros e outras casas religiosas cristãs, as observâncias litúrgicas são praticadas com novo fervor e fidelidade ao espírito penitencial da liturgia, então o Advento se imporá novamente. Seu propósito espiritual será novamente percebido com clareza.• Uma rica literatura sobre as observâncias litúrgicas da família e da comunidade, apropriada ao Advento, felizmente se desenvolveu nos últimos anos. Instamos a instrução a partir dela, contando com a renovação litúrgica de nós mesmos e de nosso povo para cumprir nossas obrigações espirituais com relação a este tempo.(continua)
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