+Ossernenon, EUA, 18 de outubro de 1646
Ele nasceu em 10 de janeiro de 1607 perto de Orléans, na França. Ingressou na Companhia de Jesus em 1624 e em 1636, após receber a ordenação sacerdotal, foi enviado à América do Norte para evangelizar os povos indígenas. Dirigiu-se aos grandes lagos, onde viveu durante seis anos sempre exposto a diversos perigos. Em 1642, Isaac Jogues, junto com seu coadjutor Réne Goupil e cerca de quarenta Hurons, caíram em uma emboscada armada pelos Iroquois. Todos foram cruelmente torturados e mutilados. À noite, eles os deitaram no chão, nus e acorrentados, e derramaram sobre eles brasas e cinzas. Jogues foi transferido para Albany, onde mercadores calvinistas holandeses o ajudaram a escapar. Ele voltou para a França. Mas em 1644 partiu como missionário para o Canadá. Dois anos depois, ele foi morto com um golpe na parte de trás da cabeça e decapitado. Houve oito mártires jesuítas na América do Norte; todos beatificados em 1925 e canonizados em 1930 pelo Papa Pio XI.(Futuro)
Martirológio romano: Na aldeia de Ossernenon em território canadense, a paixão de São Isaac Jogues, sacerdote da Companhia de Jesus e mártir, que, reduzido à escravidão por alguns pagãos e mutilou seus dedos, morreu com a cabeça esmagada por um machado . A sua memória é celebrada amanhã juntamente com a dos seus companheiros.
Isaac Jogues nasceu em 10 de janeiro de 1607 perto de Orléans na França. Ingressou na Companhia de Jesus em 1624 e em 1636, após receber a ordenação sacerdotal, foi enviado à chamada “Nouvelle-France”, na América do Norte, para evangelizar os povos indígenas. Ele chegou junto com o governador Montmagny. Com o padre Jean de Brébeuf dirigiu-se aos grandes lagos, onde viveu durante seis anos constantemente exposto a vários perigos. Com seus irmãos Garnier, Petuns e Raymbault, ele foi em exploração até Sault Sainte-Marie.
Em 1642, o padre Isaac Jogues embarcou em uma viagem de canoa com o coadjutor Réne Goupil e cerca de quarenta hurons para as missões nas terras deste povo, mas caíram em uma emboscada armada no lago Saint-Pierre pelos iroqueses, inimigos ferrenhos do Hurons. Eles foram cruelmente torturados e mutilados, tendo suas unhas arrancadas e seus dedos também. À noite, eles os deitaram no chão, nus e acorrentados, e derramaram sobre eles brasas e cinzas. Durante sua prisão, o Goupil foi visto ensinando o sinal da cruz para algumas crianças e foi morto com o tomahawk perto de Ossenon em 29 de setembro de 1642.
O padre Jogues foi transferido para Albany, onde mercadores calvinistas holandeses o ajudaram a escapar. De volta à sua cidade natal, foi recebido pela mãe do rei Luís XIV e o Papa Urbano VIII o autorizou excepcionalmente a celebrar a Eucaristia, apesar de todos os dedos terem sido amputados. Ele então pediu e obteve permissão para partir como missionário para o Canadá: assim aconteceu em 1644.
Dois anos depois, em 24 de setembro de 1646, partiu de Trois-Rivières com o cooperador Jean de la Lande e alguns índios com destino a Uronia em missão de paz. Em Ossenon, hoje Auriesville, no estado de Nova York, no entanto, foram recebidos com desconfiança pelos iroqueses, que consideravam a religião do "Black Manti" como responsável pelas doenças que dizimaram sua aldeia. Padre Isaac Jogues foi morto com um golpe na nuca e decapitado em 18 de outubro de 1646 e Giovanni de la Lande teve o mesmo destino no dia seguinte. Sua cabeça foi presa em uma paliçada e seu corpo jogado no rio Mohawk.
O zelo e a coragem demonstrados renderam a Isaac Jogues o apelido de "ave de rapina". Em sua oração, ele costumava implorar a Deus que lhe concedesse o favor de sofrer para sua glória. Preso, ele se recusa a fugir: torturado, ele escapa para poder retornar à missão, "sua noiva de sangue".
Foram oito mártires jesuítas que derramaram seu sangue em terras norte-americanas, beatificadas em 1925 e canonizadas em 1930 pelo Papa Pio XI. Enquanto a comemoração do único Santo Isaac Jogues ocorre hoje no aniversário de seu martírio, a festa coletiva deste grupo de mártires é marcada pelo calendário litúrgico para 19 de outubro. Inúmeras paróquias nos Estados Unidos e Canadá são dedicadas a este santo, assim como as paróquias de Amianto e Saint-Hubert em Quebec.
Autor: Fabio Arduino
Nenhum comentário:
Postar um comentário