quarta-feira, 5 de outubro de 2022

EVANGELHO DO DIA 5 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 11,1-4. 
Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Batista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: "Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação"». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João Damasceno (675-749) 
Monge, teólogo, doutor da Igreja 
Homilia sobre a Transfiguração, 10; PG 96, 545 
«Estava Jesus em oração em certo lugar» 
Jesus «orava a sós» (Lc 9,18). A fonte da oração reside no silêncio da paz interior; é aí que se manifesta a glória de Deus (cf Lc 9,29). Porque, quando cerramos os olhos e os ouvidos e nos encontramos no nosso interior, na presença de Deus, quando nos libertamos da agitação do mundo exterior e nos encontramos dentro de nós próprios, então vemos claramente na nossa alma o Reino de Deus. Porque o Reino dos Céus ou, se preferirmos, o Reino de Deus, está em nós próprios: é Jesus Nosso Senhor quem no-lo diz (cf Lc 17,21). No entanto, os crentes e o Senhor oram de maneira diferente. Os servos, com efeito, aproximam-se do Senhor na oração com um temor misturado de desejo, e a oração torna-se para eles viagem para Deus e para a união com Ele, alimentando-os com a sua própria substância e fortalecendo-os. Mas como orará Cristo, cuja alma santa está unida ao Verbo de Deus? Como Se apresentará o Mestre em oração, como assumirá Ele a atitude de quem pede? Mas fá-lo; e fá-lo porque, tendo revestido a nossa natureza, nos quer instruir e mostrar o caminho que, pela oração, nos faz elevar até Deus. Ele quer ensinar-nos que a oração alberga no seu seio a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário