sexta-feira, 9 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA 9 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 6,39-42. 
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos a seguinte parábola: «Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? O discípulo não é superior ao mestre, mas todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre. Porque vês o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como podes dizer a teu irmão: "Irmão, deixa-me tirar o argueiro que tens na vista", se tu não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cirilo de Alexandria
(380-444) 
Bispo, doutor da Igreja 
Comentário sobre o Evangelho de Lucas,6;PG72,601 
«O discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre» «
O discípulo não é superior ao mestre». Porque julgas, se o Mestre não o faz? Ele não veio para condenar o mundo, mas para o salvar (cf Jo 12,47). Entendida neste sentido, a palavra de Cristo significa: «Se Eu não julgo, não julgues tu também, que és meu discípulo. Pode ser que tenhas culpas mais graves que aquele que estás a julgar, e como te sentirás envergonhado ao tomares consciência disso!» . É isso que o Senhor nos ensina na parábola em que diz: «Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão?», aconselhando-nos com argumentos irrefutáveis a não julgarmos os outros, mas perscrutarmos o nosso próprio coração. Seguidamente, incentiva-nos a libertarmo-nos dos desejos desregrados que nele estão instalados, pedindo a Deus essa graça. Efetivamente, é Ele que cura os que têm o coração abalado e nos liberta das nossas doenças espirituais. Porque, se os pecados que te esmagam são maiores e mais graves que os dos demais, porque os censuras sem te preocupares com os teus? Todos quantos desejam viver devotamente, sobretudo aqueles que estão encarregados de formar os outros, tirarão certamente proveito deste preceito. Se forem virtuosos e sóbrios, vivendo de acordo com o Evangelho, acolherão com brandura os que ainda não agem do mesmo modo. https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário