sábado, 17 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA 17 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 8,4-15. 
Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, que vinha ter com Jesus de todas as cidades, e Ele falou-lhes por meio da seguinte parábola: «O semeador saiu para semear a sua semente. Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho: foi calcada e as aves do céu comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso: depois de ter nascido, secou por falta de humidade. Outra parte caiu entre espinhos: os espinhos cresceram com ela e sufocaram-na. Outra parte caiu em boa terra: nasceu e deu fruto cem por um». Dito isto, exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». Os discípulos perguntaram a Jesus o que significava aquela parábola e Ele respondeu: «A vós foi concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros serão apresentados só em parábolas, para que, ao olharem, não vejam, e, ao ouvirem, não entendam. É este o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas depois vem o diabo tirar-lhes a palavra do coração, para que não acreditem e se salvem. Os que estão em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem, acolhem a palavra com alegria, mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se quando chega a provação. A semente que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, sob o peso dos cuidados, da riqueza e dos prazeres da vida, sentem-se sufocados e não chegam a amadurecer. A semente que caiu em boa terra são aqueles que ouviram a palavra com um coração nobre e generoso, a conservam e dão fruto pela sua perseverança». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Amadeu de Lausana 
(1108-1159) 
Monge cisterciense, bispo 
Homilias Marianas, n.º 6, SC 72 
«Deu fruto cem por um» 
Lançado à terra, morreu e deu muito fruto (cf Jo 12,24). Ele deixou-Se lançar como a semente, para recolher, na colheita, o género humano. Feliz o ventre de Maria, onde esta semente germinou! Feliz aquela a quem foi dito: «O teu ventre é monte de trigo, todo cercado de lírios» (Cant 7,3). Com efeito, é monte de trigo esse ventre da Virgem, que se dilatou por ação daquele que nele foi lançado, e no qual cresceu toda a colheita dos resgatados. Mortos para o pecado desde a fonte batismal pelo banho da regeneração, renascemos em Cristo, a fim de vivermos naquele que por nós morreu. É por isso que o apóstolo Paulo diz: «Todos vós, que fostes batizados em Cristo, estais revestidos de Cristo» (Gal 3,27). De um só grão, nascido da Virgem Maria, provém uma colheita inumerável. Por isso se chama monte de trigo, não tanto por causa do número de resgatados, mas pela força da semente e a eficácia do semeador. Ele é teu filho, Maria! Foi Ele que, ao terceiro dia, ressuscitou dos mortos para ti, e na tua carne subiu acima dos Céus, para reconciliar todas as coisas. Por isso, ó bem-aventurada, és detentora de toda a alegria, pois recebeste em herança o fruto da tua vontade e a coroa da tua cabeça. Alegra-te e exulta, pois Aquele que é a tua glória ressuscitou. Tu, que te alegraste com a sua concepção e te afligiste na sua Paixão, rejubila agora com a sua ressurreição e ninguém poderá tirar-te essa alegria, porque Cristo ressuscitado já não voltará a morrer, a morte já não tem poder algum sobre Ele (cf Rom 6,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário