domingo, 7 de agosto de 2022

SÃO DONATO, BISPO DE AREZZO

Donato, natural da Nicomédia, estudou em Roma, mas continuou como simples leitor. Devido às perseguições, fugiu para Arezzo, onde se uniu ao monge Hilarião na pregação, penitência, oração e apostolado. Ao se tornar Bispo da cidade, foi martirizado por Juliano o Apóstata, em 7 de agosto de 362. 
HISTÓRIA DE SÃO DONATO: 
Existem poucas coisas da vida de São Donato que são do conhecimento da Igreja. Sua história foi escrita por um bispo de Arezzo, Itália onde São Donato foi bispo. Ele é conhecido como mártir e confessor da fé em fontes antigas. Segundo a história Donato era da Nicomédia e foi para Roma quando criança com sua família. Ficou órfão bem cedo. Foi educado por um sacerdote cristão chamado Pymenius, seu amigo e companheiro. Tinha por companheiro de estudo um menino chamado Julian que mais tarde se tornaria imperador e Apóstata, isto é, que renegou a fé. Julian subiu para a posição de subdiácono; Donato tornou-se um leitor. São Pedro Damian escreveu em seus Sermões que "no campo do Senhor cresceram dois ramos, Donato e Julian, crescem juntos, mas, um se tornara um cedro do Paraíso e o outro se tornara uma carvão para as chamas eternas do inferno". Em 4 de Fevereiro 362, o imperador Julian promulgou um decreto para garantir a liberdade de religião. Este edital proclamou que todas as religiões eram iguais perante a lei, e que o Império Romano não podia impor nenhuma religião em suas províncias. De acordo com cronistas cristãos ele teve como objetivo a restauração do paganismo rejeitando o cristianismo. Donato fugiu para Arezzo onde trabalhou com um monge chamado Hilarian para pregar a fé cristã, bem como realizar penitências e orações. Donato foi ordenado diácono e depois sacerdote por São Sátiro de Arezzo, bispo daquela cidade, e continuou a pregar na cidade e nas regiões vizinhas. Com a morte do bispo Sátiro, Donato foi nomeado bispo pelo Papa Júlio I. A perseguição contra os cristãos continuava fazendo muitas vitimas. O prefeito de Arezzo, Quadraziano, mandou prender tanto o bispo Donato quanto o monge Hilarian que foi morto dia 16 de julho. O Bispo Donato morreu decapitado no dia 07 de agosto daquele ano em Arezzo. 
ALGUNS MILAGRES ATRIBUÍDOS A SÃO DONATO 
- Trouxe de volta à vida uma mulher chamada Euphrosina (Eufrosina); 
- Curou a cegueira de uma mulher chamada Syriana; 
- Expulsou um demônio que vivia atormentando Astérius, o filho do prefeito de Arezzo. 
- Mas o milagre mais conhecido foi com a Eucaristia: Conta-se que durante a celebração de uma Missa, no momento da distribuição da Comunhão com as duas espécies, alguns pagãos entraram na Igreja e quebraram o cálice de vidro que estava sendo usado. São Donato, depois de intensa oração, juntou todos os fragmentos e os uniu. Faltou uma peça do fundo do cálice; no entanto, milagrosamente, não derramou nada do conteúdo do cálice. Perplexo, setenta e nove pagãos converteram-se ao cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário