sexta-feira, 3 de junho de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Quem crê possui a vida eterna”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA CONSAGRADO
SACERDOTE NA PAZ DO SENHOR
Provai e vede como o Senhor é bom!
 
Relendo o capítulo 6º de João, podemos perceber o fio amoroso que atravessa esse capítulo. O pão que desce do céu, Jesus, é o presente que Deus dá para se fazer acessível e dar-nos a vida. Em muitos textos conhecemos o amor de Deus que se doa no Filho: “Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,8). Lemos no evangelho de hoje que Deus nos dá Jesus como o pão vindo do Céu. Pão para ser comido. Esse pão é sua carne dada para a vida do mundo. Deus poderia ter tido outra ideia mais feliz do que falar de comida? De comida, todos entendemos; e bem. Deus sempre atende e socorre os seus, como nos reza o salmo: “Todas as vezes que O busquei, Ele me ouviu e de todos os temores me livrou” (Sl 33). O fundamento de toda a ação salvadora de Deus é sua bondade carinhosa manifestada em Cristo. Já no Antigo Testamento podemos provar que tudo é bondade. Vemos sua preocupação com os pobres cuidando para que eles não passem frio de noite, por ter penhorado sua capa (Dt 24,12). Esse amor se manifesta ao dar-nos Jesus e, mais ainda, dá-lo como alimento espiritual para a vida eterna. Deus se dá como alimento. Entendemos isso? Isso nos ensina a sermos criativos no amor. “Provai e vede como o Senhor é bom!” E provar de fato, não só espiritualmente. Deus é amor, e amor criativo surpreendente. 
Quem come deste pão viverá eternamente 
Sabemos que o capítulo 6º de João é uma explicação da Eucaristia que se funda na fé em Jesus e no acolhimento de sua entrega por nós, na cruz. O Pai envia o Filho para ressuscitar quem vem a Ele. Jesus veio para revelar o Pai. “Ninguém viu o Pai. Somente Aquele que vem de junto de Deus, viu o Pai. Quem crê possui a vida eterna” (Jo 6,46-47). Possuir a vida eterna é crer. Comer o pão da vida é viver a vida eterna. Crer é aceitar comer a carne de Jesus que nos foi dada na cruz e permanece à nossa mão no pão da vida. Crer é comer a carne do Filho de Deus. “Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo 6,51). O pão da vida comunica a imortalidade. Elias, no Antigo Testamento, como o foi o maná do deserto, dá o testemunho profético da vitalidade contida no pão dado por Deus (mas que não deu vida eterna). Com a força daquele pão e daquela água, caminhou 40 dias e 40 noites até o Monte Horeb para o encontro com Deus. Quanto mais força nos dará a Eucaristia! Jesus diz ‘eu sou’. Estas palavras em João significam que Jesus participa da divindade do Pai. Vida que vem do Pão da Vida, Cristo. É a Páscoa de Jesus na Páscoa da Igreja, a Eucaristia. 
Não contristeis o Espírito Santo 
Embora não esteja se referindo a esse contexto, Paulo nos coloca uma chamada dura: “Não contristeis o Espírito Santo!” Que significa? A norma central da vida cristã é viver o dom do Espírito Santo. Viver é segui-lo em tudo. O Espírito se ‘entristece’ quando não pode desenvolver sua ação divina em nosso favor. Não contrariar é tornar-se espírito no Espírito. No Espírito não existem os defeitos que gostamos de cultivar, como amargura, exaltação, cólera, malícia. Ele é o Espírito de Jesus e nos dá seus sentimentos: amor e perdão. Alegrar o Espírito, no contexto de João, é acolher sempre Jesus e buscar alimento na sua carne que é o pão da vida; é viver com a mente de Jesus ao dar a Eucaristia. 
Leituras:1Reis 19,4-8; Salmo33; 
Efésios 4,30-5,2; João 6,41-51. 
1. Há um fio de ouro que atravessa o capítulo 6º de São João. Deus é sempre um presente, como o demonstrou em dar Jesus como Pão da Vida tão acessível. Desde o Antigo Testamento Deus se manifesta como bondade. Essa bondade continua em Jesus que se dá a nós como alimento. Deus é criativo no amor. 
2. O capitulo 6 é a explicação teológica da Eucaristia que se funda na fé em Jesus e no acolhimento de sua entrega na cruz. Quem aceita Jesus na sua entrega tem a vida eterna. Aceitar é crer, crer é comer o Pão da Vida. Jesus diz “eu sou o Pão da Vida”. Significa a divindade de Jesus que se doa. 
3. Não contristeis o Espírito Santo. Paulo, não se referindo diretamente a esse texto, quer estimular os cristãos a viver uma vida coerente com o Espírito Santo pela bondade, amor e perdão. Contristar é cultivar a amargura, exaltação, cólera e malícia. Crer coloca em nós os sentimentos de Jesus, sobretudo seus sentimentos ao se dar a nós na Eucaristia.
“Pão integral” 
Jesus multiplicara os pães e saciara o povo. Acharam um espetáculo de bom. Quando afirmou que Ele era o Pão descido do Céu, eles começaram a protestar: “nós O conhecemos e conhecemos sua família”. Jesus estava afirmando sua origem divina e sua missão de dar vida ao mundo. Os milagres de Jesus são como Ele: vida total – vida eterna. Nem o pão – o maná – vindo do céu como um milagre encherão coração do povo. Só a barriga. Não se trata de colocar um alimento no estômago. Crer em Jesus é como comer um pão, alimento que dá a vida. A fé em Jesus dá vida. Ele é o pão integral. Não falta nada. 
Homilia do 19º Domingo Comum 
EM AGOSTO DE 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário