segunda-feira, 2 de maio de 2022

As Aparições de Nossa Senhora em Cimbres, PE

No mês de maio de 1936, um bando de cangaceiros vindos de Alagoas passou por Pesqueira e pela Serra de Cimbres, a caminho da Paraíba. Foram duas ou três semanas de roubos, matanças, incendiando e fazendo outras perversidades. O casal Artur Teixeira de Carvalho e Auta Monteiro de Carvalho, moradores do Sitio Guarda, estavam ocultos no mato por medo dos invasores; a família havia levado uma estampa de Nossa Senhora e durante todo o mês de maio rezaram a Ela. Eles tinham um filhinho de três meses moribundo. Da. Auta, zeladora do Apostolado da Oração, pediu ao filhinho, Lídio, já batizado, que chegando no Céu pedisse a Virgem Ssma. que protegesse aquele povoado.Os cangaceiros se retiraram e os moradores puderam voltar à rotina de trabalhos no campo. E então, no dia 6 de agosto de 1936 algo extraordinário aconteceu!... Aparições de Maria Santíssima no norte do Brasil Pe. Júlio Maria de Lombaerde (*) 
A primeira edição deste livro estava no prelo quando tive notícia de uma das aparições de Maria Santíssima no norte do Brasil. A notícia foi-me transmitida por um sacerdote exemplar, incapaz de ilusão ou de fraude. Preferi esperar e deixar para mais tarde a divulgação do fato, que a autoridade eclesiástica, sempre prudente e justamente desconfiada, conservava secreta, para evitar precipitações ou juízos mal fundados. Eis que perto de dois anos depois, um amigo enviou-me uma revista alemã, de responsabilidade e de orientação segura: Konnesreuthes Jahrbuch – 1936, onde encontrei a narração resumida, mas completa, destas aparições. É desta revista que traduzo o fato, sem mudar nem acrescentar uma vírgula. Achei as aparições revestidas de todos os requisitos de veracidade, cabendo à autoridade eclesiástica pronunciar-se a respeito, o que cedo ou tarde ela fará, seguindo como sempre segue, as normas do tempo e da prudência. Sendo aparições e revelações privadas, estas têm apenas um valor humano, e merecem só uma fé humana; porém mesmo assim vale a pena citá-las e meditá-las, porque se a mesma credulidade é um mal, a incredulidade sistemática é um mal maior. Haverá qualquer coisa de tão singular numa aparição da Mãe de Deus em terras brasileiras? Não somos nós uma nação consagrada à Virgem Imaculada da Aparecida? Não somos nós, também, um povo amoroso e dedicado ao culto de nossa Mãe Celeste? Se ela se dignou mostrar-se um dia em Lourdes, La Salette, Pontmain, Pellevoisin, na França; em Fátima (Portugal) e ultimamente em Bauraing e Baneaux, na Bélgica, porque Ela não se mostraria também no Brasil, dando-nos deste modo, uma prova de seu amor maternal e da sua solicitude para com o povo brasileiro? Cada um poderá acreditar ou não acreditar nos fatos aqui narrados. A Igreja nada determinou (**); há, pois, liberdade de aceitá-los ou de rejeitá-los; como há liberdade de silenciar os fatos ou de publicá-los. É apoiado sobre esta liberdade, sem querer adiantar os julgamentos da autoridade eclesiástica, que aqui publico a tradução da Revista de Koeningsreuth. 
I. PRIMEIRA APARIÇÃO
Pais de Maria da Luz 
Maria Santíssima apareceu ultimamente num lugarejo do Norte, em agosto de 1936. Se omito o nome do lugar, é atendendo aos desejos das autoridades eclesiásticas. Era a 6 de agosto de 1936. Duas meninas foram mandadas ao campo a fim de colher mamona. Uma chama-se Maria da Luz, a outra Maria da Conceição. Esta é de família pobre e conta 16 anos de idade, filha de um empregado do pai de Maria da Luz. Na ocasião das aparições, aquelas redondezas eram perturbadas por bandos de gatunos que roubavam e saqueavam a valer, causando grande inquietação nos habitantes. Durante esta saída, Maria da Conceição, perguntou a sua companheira: "Que farias se os ladrões nos encontrassem agora?" – Ficaria muito quieta, pois Nossa Senhora nos protegeria, respondeu Maria da Luz. Casualmente aquela, olhando para uma montanha próxima, exclamou: "Veja lá uma Senhora". De fato lá se achava uma Senhora que as chamava por acenos, tendo nos braços um belo menino. Do lado em que as meninas estavam, era impossível a subida: as rochas e ramos emaranhados impediam a passagem; foi-lhes necessário tomar um desvio, passando perto de sua casa para poderem subir com mais facilidade. Como fossem onze horas da manhã, a mãe de Maria chamou-as para almoçarem. Elas não quiseram ir contando o que tinham visto e queriam seguir o caminho até aquele lugar. A mãe – boa senhora, vice-presidente do Apostolado da Oração – disse muito simplesmente: "É história, venham almoçar". Neste momento, chega o pai, Arthur Teixeira, para almoçar. As meninas sentadas de fronte à casa, falavam sobre aquela senhora tendo a criança nos braços, a qual lhes acenara. A janela estando aberta, a mãe de Maria da Luz ouviu a conversa e narrou-a ao pai desta. O Sr. Arthur pediu-lhes que contassem o que haviam visto; as meninas lhe disseram tudo, asseverando com tal segurança que ele quis acompanhá-las. Tomando de uma foice, começou a limpar o caminho, quando, quase sem saber como, as meninas já haviam alcançado o cume do monte. De lá as meninas lhe gritavam, apontando em direção de uma pedra branca. Com dificuldade ele alcançou o alto, mas nada via do que lhe diziam. Entretanto, a mãe não ficou tranquila em casa; trouxe consigo as crianças, em número de cinco ou seis. Destas últimas, ninguém conseguiu ver coisa alguma. Apesar das meninas sustentarem que viam diante de si uma senhora com um menino, o pai, para mais segurança, mandou que elas lhe perguntassem o que desejava. Perguntaram e a visão respondeu: "Minhas filhas, virão tempos calamitosos para o Brasil! Dizei a todo o povo que se aproximam três grandes castigos, se não fizer muita penitência e oração". Restava-lhe muito que dizer ainda, mas ficou para mais tarde. As notícias corriam de boca em boca e os homens se aglomeravam naquele lugar onde fora vista aquela senhora com a criancinha, esperando ver qualquer coisa, mas nada viam. 
II. PRIMEIRAS AVERIGUAÇÕES 
Entretanto, o vigário da Paróquia mandou chamar o pai de Maria da Luz, aconselhando-lhe que trouxesse a menina a fim de participar do retiro espiritual das Filhas de Maria, desde o dia 10 a 15 de agosto, preparando-se então para a primeira comunhão. Nesta ocasião o pai poderia estar com o Sr. Bispo. Mas não foi somente esta a singular aparição da Senhora. Na passagem diária das meninas naquele lugar, ela lhes aparecia. As opiniões eram, como sói acontecer em tais casos, sempre divididas; uns acreditavam, outros zombavam. As advertências de Nossa Senhora eram reiteradas: pedia sempre e insistia que era preciso rezar; senão seu Filho castigaria severamente o País. Certo dia houve um garoto naquele lugar, que atirou uma pedra em direção à aparição. As meninas disseram que a pedra atingiu a mão de Nossa Senhora e que jorrava muito sangue. Como dizíamos, atendendo ao pedido do vigário, o pai levou a menina para Pesqueira, apresentando-a ao Sr. Bispo, mas este mandou seu secretário (Pe. José Kehrle) ouvi-la, pois estava muito ocupado. Após a audiência, o padre disse: "Vocês estão enganadas". Porém Maria da Luz sustentou a palavra. Terminou-se a conversa entregando o padre umas perguntas, das quais ela devia pedir resposta à Senhora e enviá-las em seguida, na primeira ocasião, por escrito. A menina enviou a resposta pedida. Apesar de ela ser um tanto atrasada, não houve a menor inexatidão. Eram as seguintes as perguntas formuladas: 1 – Quem pode mais que Deus? 2 – Quantas pessoas há em Deus? 3 – Quais são estas pessoas? 4 – Em nome de Deus dizei quem sois e que quereis? 5– Quereis falar com um padre? 6 – Que significa o sangue que jorra da vossa mão? Após dois dias, o padre recebeu da menina as seguintes respostas: 1 – Ninguém. 2 – Três. 3 – Pai, Filho e Espírito Santo. 4 – Sou a Mãe da graça e venho avisar ao povo que se aproximam três grandes castigos. 5 – Sim. 6 – Representa o sangue que será derramado no Brasil. Então a menina perguntou com qual padre ela queria falar, enumerando diversos. A aparição respondeu: – Quero falar com o padre que lhe fez estas perguntas. Estas respostas fizeram o Padre (José Kehrle) refletir e decidir-se ir àquele lugar para examinar se encontraria provas ou se eram ilusões ou falsidades. 
III. APARIÇÃO DE JESUS E MARIA
As videntes: 
à esquerda Maria da Conceição, 
à direita Maria da Luz 
O lugar das aparições – "Guarda" – é localizado num alto, circundado de montanhas. Embaixo da montanha, em um vale, está a casa dos pais de Maria da Luz, a 500 metros de distância. A subida é muito penosa. Só com muita dificuldade cheguei em cima, escreve o sacerdote. Foi-me necessário tirar os sapatos para poder subir. O calor era insuportável. Numa distância de 40 a 50 metros, divisei o lugar das aparições e as duas meninas com o pai, os quais já estavam em cima; elas me diziam que a Senhora olhava para mim de cima, enquanto eu subia. – Que está fazendo a aparição? – perguntei. – 'Está sorrindo', disseram elas. Eu olhei primeiro, examinando o que havia por ali: tudo era pedra e entulho; na nossa frente estava um formidável abismo; no lugar das aparições notava-se um como número em forma de quatro (4); ao lado esquerdo outros números como um (1-1); no meio, uma linha branca, um pouco mais alta, que se podia alcançar só por meio de uma escada. – 'Lá está a aparição', diziam as meninas; mas eu nada via. Sob a pedra que se achava diante de mim, numa abertura, corria um pouco d'água. Perguntei ao pai de Maria da Luz se aquela água sempre existiu ali. Ele me disse: 'Não, mas como muitos não acreditassem nas aparições, as meninas pediram um sinal; desde então começou a brotar água'. Fiquei em cima com Maria da Luz e pedi que Maria da Conceição, com o Sr. Arthur, se retirasse um pouco abaixo, na montanha. Assim eles dois nos podiam ver, mas não ouvir. Então, eu disse à Maria da Luz: – 'Dize-me agora a verdade e não pregues mentiras, pois do contrário serás infeliz para toda a tua vida'. Eu queria fazê-la confessar que nada via. Ela, porém, permaneceu inabalável. Quando eu perguntei o que a aparição estava fazendo, disse-me ela, olhando em direção do lugar: – 'Ela olha para cá e está sorrindo'. – 'Agora dize-me: como está Ela?' Maria da Luz olha e diz: – 'Vejo uma bela Senhora, cujo vestido é creme, quase como vosso capote. O manto é azul-celeste, pendendo do pescoço, onde está seguro por uma fivela, com pedras preciosas. Num braço está a criança'. – 'Em que braço? No direito ou no esquerdo?' A menina não sabia distinguir o braço direito do esquerdo. Fez uma viravolta com o corpo e mostrou-me o braço esquerdo. – 'Ela, como o menino, traz uma coroa de ouro na cabeça', disse-me a jovem. – 'E a outra mão?' - perguntei. Fez então uma nova viravolta (apontando-me) mostrando-me o braço direito estendido para baixo. – 'A criancinha enlaça o pescoço da mãe com o bracinho direito", disse ela, dando uma viravolta e apontando o braço. A senhora tem na cinta uma fita da mesma fazenda e da mesma cor que a do vestido. Vejo somente um dos pés. – 'Qual deles?' - perguntei. Ela mostrou o pé direito, fazendo outra viravolta. – 'Atrás da Senhora vê-se um bonito oratório com duas torres fechadas. O oratório, que tem a forma de uma casinha, tem pedras preciosas nas suas torres'". 
Foto antiga da Gruta em Cimbres 
IV. NOVAS INVESTIGAÇÕES "Chamei então o pai com a outra menina, ao qual, tendo chegado, eu disse: 'O senhor tome Maria da Luz e vá ficar no mesmo lugar. Eu fico com Maria da Conceição'. – 'Compreendeste alguma coisa do que eu disse a tua companheira?', perguntei à mocinha. – 'Não senhor', disse ela. Então eu lhe disse: 'Maria da Luz já me disse tudo e confessou a verdade: tudo o que vós arranjastes é mentira e invenção. Agora quero que me digas também a verdade: não é certo que nada vês?' A menina ficou como aterrorizada e olhando para o ponto das aparições, disse-me em tom choroso: 'Se Maria da Luz disse isto ou não, eu não sei; mas agora eu vejo a Senhora como antes'. Procurei embaraçá-la por meio de muitas perguntas, a fim de averiguar se era imaginação. 'Eu que sou padre, nada vejo! Tu que nada és, dizes que vês Nossa Senhora?' Ela permaneceu sempre firme. – 'Está bem – disse eu – dize-me o que vês agora'. Ela narrou tudo minuciosamente e fielmente como a sua companheira. Quando ela indigitava o lugar da aparição no ponto, eu dizia, para experimentá-la: 'Maria da Luz me disse que é noutro lugar, lá do outro lado'. Então ela olhava para o lugar que eu dizia e respondia: 'Não, eu vejo Nossa Senhora naquele lugar branco. No lugar que Maria da Luz indicou ao senhor, eu nada vejo'. Não encontrei sequer uma contradição no que as meninas me diziam. Chamei então Maria da Luz – deixando o pai onde estava – e perguntei a ambas se viam a Senhora. Ambas responderam: 'Sim, vemos' – 'Perguntem a Nossa Senhora se ela me vê', disse eu. Perguntaram, e Ela respondeu que sim. – Perguntem a Nossa Senhora se eu posso formular algumas perguntas numa língua estrangeira. – 'Sim', responderam, por Ela. Fiz então umas oitenta ou noventa perguntas em alemão, que as meninas não compreendem e recebi todas as respostas certas. Eu recebia as respostas por intermédio das meninas, em português, fielmente conforme eu perguntava em alemão, como: 'Wer bist du?' (quem sois vós?) – 'A Mãe do Céu'. 'Wie heisst das Kind auf deinem Arm?' (como se chama a criança em seu braço?) – 'Jesus'. – 'Por que apareceis aqui?' – 'Para avisar ao povo que três grandes castigos cairão sobre o Brasil'. – 'Quais são os castigos?'. Não respondeu, fazendo sinal com a mão para fazer entender, ou que não podia falar, ou que não queria. – 'Podeis então dizê-lo mais tarde?' – 'Sim'. – 'Por que não dais um sinal visível, para que o mundo possa ver que sois a Mãe de Deus?' – 'Já o dei'. – 'Qual é o sinal?' – 'A água que está correndo embaixo'. – 'Para que serve esta água?' – 'Para remédio'. – 'Para todas as doenças?' – 'Sim, mas para quem tem fé'. – 'Quem quiser pode tirar daquela água?' – 'Não, só as duas meninas'. – 'Por que não podem tirar quem quiser?' – 'Para que todos creiam'. Cortemos aqui as respostas, para destacar bem o que segue, pois é a parte essencial das revelações da Mãe de Deus. 
V. AMEAÇAS E REMÉDIOS 
O Sacerdote continua o mesmo interrogatório, penetrando cada vez mais no âmago das questões palpitantes que a Virgem Santa quer revelar. – Qual é o fim da vossa aparição aqui? – Avisar que três grandes castigos virão sobre o Brasil. – Quais castigos? De novo ela fez sinais, fazendo entender que não podia ou não queria falar. – Que é necessário fazer para desviar os castigos? – Penitência e oração. – Qual a invocação desta aparição? – Das Graças. – Que significa o sangue que corre das vossas mãos? – O sangue que inundará o Brasil. – Virá o comunismo a penetrar no Brasil? – Sim. – Em todo o País? – Sim. – Também no interior? – Não. – Os padres e os bispos sofrerão muito? – Sim. – Será como na Espanha? – Quase. – Quais são as devoções que se devem praticar para afastar estes males? – Ao Coração de Jesus e a mim. – Não basta só uma? – Não. – Quereis que se pregue sobre este assunto? – Sim. – Permiti-lo-ão as autoridades eclesiásticas? Fez um gesto como se não quisesse dizê-lo. – Darão licença mais tarde? – Sim. – Quereis que se construa uma igreja aqui? – Não. – Quereis mais tarde? Fez os mesmos gestos. – Esta aparição é a repetição de La Salette? – Sim. – Haverá uma romaria aqui? – Sim. – Por que apareceis neste lugar, cuja subida é tão difícil? – Para o povo romeiro poder fazer penitência. – Quanto tempo faz que estais aqui? Fez um gesto com o dedo, como se quisesse dizer: "há muito tempo". – Se sois a Mãe de Deus, então dai-nos vossa bênção. Instantaneamente as duas videntes exclamam: "Olha lá!!! Está nos abençoando"... e fizeram o Sinal da Cruz. – Se sois a Mãe de Deus e a criança é o Menino Jesus, manda que Ele nos dê a bênção. Neste momento, as duas pobres camponesas, admiradas e transportadas de júbilo, exclamaram: "Ele já sabe dar a bênção também!" Fizeram mais uma vez o Sinal da Cruz. Uma das meninas exclamou ainda: "Agora vimos a outra mãozinha do Menino. Até agora ela estava enlaçada ao pescoço da Mamãe. Ele estende para o senhor os dois bracinhos". Fiz ainda muitas perguntas, obtendo respostas certas. Descendo eu, disse às duas meninas: "Agora vejam se a Senhora ainda está lá". Responderam ambas: "Sim, Ela está em frente de sua casinha, abençoando-nos". – Para que tanta bênção? disse eu, como se estivesse amolado e em tom grave. As meninas ficaram trêmulas e atemorizadas. – Pergunta a Ela, para que tanta bênção! – Para que sejais felizes, disse Ela. Perguntei de novo, em alemão: "Somente as duas ou eu também?" Responderam elas: "Para o senhor também". Tudo o que vi impressionou-me muito, excedendo as minhas expectativas. Umas das perguntas versou sobre os acontecimentos de Konnesreuth, perguntando se aqueles fatos eram de Deus ou do demônio. – "É de Deus", disse a aparição. 
VI. PROVIDÊNCIAS E OPOSIÇÕES
Festa na Gruta em 31 8 1936 
As providências do Bispo foram as seguintes: que as meninas fossem examinadas pelo médico. Procedeu-se ao exame e averiguou-se que ambas são completamente sãs. A aparição repetia-se. Mas as contradições surgiam à medida que se falava nas aparições. A água corria constantemente, em pouca quantidade, e como que saindo da pedra. Começaram as curas extraordinárias; foi pena que os médicos não fossem avisados para examiná-las. Em todo o caso, o povo dá veracidade aos fatos e neles crê. Opinam que tenha havido profanação da fonte, embora não se saiba ao certo; e Nossa Senhora pediu que se fizesse um muro ou uma cerca, pois só as almas contritas e piedosas podiam assim aproximar-se a fim de fazerem orações e penitências. Fez-se a cerca, visto as pessoas se aglomerarem sempre mais em romaria. Veio a polícia e derrubou a cerca. Imediatamente secou a água até então corrente. O sacerdote mandou de novo construi-la e fechou as portas; logo depois a água brotou. Após oito dias veio a polícia novamente, destruiu a cerca e, como na outra vez, desapareceu a água. Falou-se que houvera sido o Bispo quem mandou a polícia. Este negou-o, dizendo que não sabia de nada. A aparição repetidas vezes veio e as meninas afirmaram que a Senhora lhes dissera: "Tenham paciência; as coisas que vêm de Deus são mesmo assim". Mandou então o padre que as meninas perguntassem a Nossa Senhora quem havia mandado os soldados, e a resposta foi esta: "Quem mandou foi um padre!" Quinze dias depois, uma carta das meninas chegou, dando-me o nome do culpado. Entretanto, a água não corria mais naquele lugar, mas um pouquinho acima. As meninas afirmaram que tinham pedido a Nossa Senhora para fazer a água sair novamente, então começou a correr. Nossa Senhora recomendou que não se dissesse isto a qualquer pessoa, para que só os bons recebessem da água. Maria da Luz entrou num colégio, a pedido de Maria Santíssima, para mais tarde, após ter adquirido um pouco de instrução, entrar no convento. A aparição pediu que as despesas necessárias fossem feitas pelo Padre, autor daquelas perguntas. Maria da Conceição está ainda com seus pais, em casa: parece-me que ela nunca mais viu a aparição. Outro fato sobre Maria da Luz: em todas as festas de Nossa Senhora, ela a viu na montanha de Guarda. Certo dia, perguntando algo a Nossa Senhora, recebeu esta resposta: "Nunca mais me manifestarei aqui em Guarda e os três castigos não virão já, porque o povo está melhor; mas é necessário ainda rezar muito e fazer penitência". Recomendou de novo a devoção ao Coração de Jesus e a Ele. 
VII. CONCLUSÃO 
Tal é a narração publicada na revista Koenigsreuth. As relações escritas que me foram transmitidas, sendo recolhidas dos lábios do próprio sacerdote que formulou as perguntas são mais extensas, porém a narração acima é o resultado fiel do conjunto, e outros pormenores nada de essencial ajuntam ao fato. (*) Padre Júlio Maria de Lombaerde. O Fim do Mundo está próximo! Profecias antigas e recentes. Livraria Boa Imprensa, Rio de Janeiro, 2ª edição, 1939, cap. VI, pp. 71 e ss. Nihil obstat dado pelo Cônego José de Lima em 10 de julho de 1936, e Carta de Aprovação do Bispo de Caratinga, de 31 de julho de 1936 (**) RECIFE, 15 out. 21 / 04:03 pm (ACI) O bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, reconheceu as “presumíveis aparições de Nossa Senhora da Graça” a duas crianças na Vila de Cimbres, em 1936, em carta pastoral publicada no início de outubro. ... Para dom Salles, “as narrativas históricas sobre os eventos na diocese de Pesqueira podem ser compreendidas a partir das afirmativas presentes no Diário do Frei Estevam Roettger”. O religioso escreveu que quem “acompanha atentamente os acontecimentos do Sítio Guarda no ano de 1936, há de se convencer que foi ‘Nossa Senhora da Graça ou das Graças’ que se manifestou e que na bondade do seu Coração maternal quer ajudar aos homens a se salvarem”. Por isso, o bispo de Pesqueira declarou que “as romarias, as ações de fiéis e religiosos mantidas até os dias atuais demonstram a importância do evento para as ações religiosas da Igreja Católica, não apenas em nossa diocese, mas em todos os espaços e manifestações do culto mariano”. NOTA: Pe. Júlio Maria de Lombaerde em processo de Beatificação e Canonização 
Traços Biográficos 
O Pe. Júlio Maria de Lombaerde nasceu em Beveren, Município de Waregem - Bélgica, aos 7 de janeiro de 1878. Seus pais: José de Lombaerde e Sidônia Steelandt. Recebeu na pia batismal o nome de Júlio Emilio Alberto de Lombaerde. Ele gostava de comemorar o seu aniversário natalício no dia 8, por ser a data de seu batismo. Atraído pela vida missionária, ainda antes de concluir os estudos foi para a África, onde se fez “Irmão Branco”, com o nome de Ir. Optato Maria. Em consequência de febres, tornou à Europa e, sentindo-se chamado para o sacerdócio, ingressou na Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Foi ordenado em 1908. Em 1912 foi enviado para as missões na Amazônia, onde esteve até 1926. Fundou em Macapá, 1916, a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria; veio para Manhumirim em 1928, onde foi pároco até à morte. Fundou aí as Congregações dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em 1928, e as Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, em 1929. Após ter escrito quase uma centena de livros para instrução do povo, faleceu na vigília do Natal de 1944, em trágico desastre de automóvel, em Vargem Grande - Alto Jequitibá MG. "Hei de ser Santo, custe o que custar". (Pe. Júlio Maria de Lombaerde)

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